Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

24h de dureza e divertimento no Algarve com Altimetria

Altimetria Associação Desportiva e Estádio do Algarve no seu melhor na 7º Edição 24h de BTT.

Organizada pela Altimetria Associação Desportiva, é uma organização sem fins lucrativos, que visa a prática do ciclismo nas vertentes BTT, Estrada e Cicloturismo, conta com os apoios Bloco D, apoio Institucional, Câmara Municipal de Faro, Parque das cidades Faro/Loulé.

Como tem sido habitual os “Betetistas” não descuram os preparativos para mais um fim-de-semana magnífico, semanas antes já membros das equipas escolhiam o melhor local para assentar arraiais e “montar” o seu quartel-general para as 24h de dureza e divertimento, como comprova a foto seguinte.

Esta 7ª Edição foi mais o culminar do bom trabalho que tem sido realizado por esta organização, para além de dar todas as condições para os seus participantes, continuam a não desprezar os acompanhantes dos “Betetistas”.

Actividades como Work IT – Corporeus; Abdominais Corporeus; Dança Contemporânea – ArtBody; Strong– Olimpic Fit; Zumba – Èlio Zumba Team; Dj Cristian F; Banda 33 LM; Festa do Mofo; Gymnasium Faro; Body&Mind; Rock Out; Pink Boxing.

In Loco a opinião de vários dos participantes

Raul Piedade

Raul Piedade

Raul Piedade é Praticante na vertente de Btt á cerca de 5 anos, tudo começou com um grupo de amigos, agora é um desporto que adora e cada vez mais tenta ser competitivo.

Foi por um convite de amigos que pertenço ao BTT-Quarteirense.

Mais uma vez a organização teve de parabéns, desde a nossa chegada e até à nossa partida tiveram “10 estrelas”.

Foi uma equipa de 6 elementos formada por, Fábio Paulino, Micael Martins, Luís Sousa , Luis Silva  e Paulo Guerreiro, temos vindo a participar em conjunto em varias provas a nível do regional do Algarve e decidimos juntar-nos novamente.

Vínhamos com o objectivo de desfrutar deste evento e dar o nosso melhor.

No inicio da prova tivemos alguns azares com quedas, material partido, mas conseguimos recuperar, para finalizar num brilhante 3º lugar de equipas com 6 atletas, contra duas equipas de elevado nível, a 1ª classificada com elementos que participam nos campeonatos nacionais de BTT e a 2ª classificada, uma equipa espanhola muito forte, que vinha com a intenção de disputar o 1º lugar.

No final do evento a frase mais exclamada deve ter sido “ Nunca mais Venho ”, devido ao cansaço e à dureza, mas passado um dia, já ninguém se recorda e deseja-se que o próximo ano regresse rápido.

Bruno Mendes

Bruno Mendes adora este desporto, iniciou em 2013 a pratica do BTT, tinha como finalidade uma boa preparação física para se sentir bem consigo próprio, e aos domingos conviver com os amigos.

O “bixinho” foi mais forte e logo nos anos seguintes, segui a vertente mais competitiva.

Decidi federar-me, participar nos vários campeonatos nacionais e regionais, nas várias vertentes existentes, sendo uma grande diferença entre o lazer e a competição, provando que é necessário sacrifícios e vários apoios para exercer esta actividade desportiva ao mais alto nível.

Em relação às 24h da Associação Desportiva Altimetria, participei em 2015, tendo o azar de cair e fracturar o perónio, fui transportado para o hospital, fiquei com um sabor amargo, dai querer regressar para mostrar o meu valor.

Regressei em 2016 e subi ao lugar mais alto do pódio em equipas de 4 elementos, tendo repetido a proeza este ano de 2017 com a equipa GARRA – Grupo de Amigos Rodas do Rio Arade.

A Associação está de parabéns devido à sua organização de elevado valor, mas deve ter em atenção na minha opinião, que existem pontos a melhorar, devido a no período na noite, o percurso ter pouca gente da organização para ajudar se acontecesse alguma queda ou algo mais grave.

Obrigado à minha equipa e aos meus colegas de equipa Luis Barbosa, Rui Fernandes , Nelson Albino.

João Viegas

João Viegas

João Viegas têm como principal objectivo a solo Madrid /Lisboa 2018.

Tudo começou como toda a gente, um grupo de amigos a andar de bicicleta e nunca mais parei. Já lá vão 12 anos em “ cima dela ”.

Competi em vela e natação, mas a bicicleta é agora uma companheira inseparável.

Tenho um lema “ Dêem – me uma Bicicleta e tempo para andar que sou feliz ”.

Este ano foi o 2º ano consecutivo nas 24h a solo, no ano de 2016, participei a solo, mas o meu corpo não respondeu da melhor maneira, e então temos de ser inteligentes, saber “ ouvi-lo ” e aceitar.

Foi uma decisão muito difícil, mas ao fim de muitas horas não sentia os dedos e era me quase impossível continuar.

Fiz uma promessa que regressaria este ano e iria fazer tudo por tudo para vencer.

Este ano preparei-me, corrigi alguns erros e parti novamente para a conquista a solo.

Nas primeiras horas incuti um ritmo alto para ver como estava a concorrência, passando 8h em cima da “máquina”, decidi parar um pouco para me alimentar, porque géis e barras não puxa a “Carroça”.

No resto da prova, fiz mais uma ou duas paragens rápidas, e aguentei até ao final da desejada meta.

Posso dizer que é uma prova que temos de ser mentalmente muito fortes, porque passado umas horas já não sente o corpo e vai em “Piloto Automático”.

Agradecimento muito grande à minha família e equipa que me acompanhou, apoiou e dedico esta vitória e eles.

Telma Gonçalves

Telma Gonçalves

Telma Gonçalves, técnica oficial de contas, 47 anos, uma vida activa, não consegue estar parada, adora novos desafios, já praticou ténis, indoor Cicling, corrida e neste momento BTT.

Adora desportos ao ar livre. Lembra-se de ter adquirido uma bicicleta “baratinha” para passeios ao domingo com cerca de 10km, mas amigos desafiaram-na para um passeio mais longo e que longo tendo sido logo nesse dia 60km.

Nesse dia não desistiu, têm como lema terminar as provas, não ter azares e sentir-se bem com ela própria.

Neste momento pertenço à equipa GARRA – Grupo de Amigos Rodas do Rio Arade, um grupo de amigos que me ajudam e apoiam incondicionalmente.

Este ano quando decidi ir a solo, todos ficaram surpreendidos, mas como sabem que nunca desisto, felicitaram e deram muita força.

Umas 24h de Btt soberbas, já tinha participado no ano de 2016, venci inserida numa equipa de 4 elementos, mas este ano de 2017 o desafio foi maior.

Uma força mental muito grande para superar este desafio, como se diz na gíria do BTT / estrada foi muito “penoso”, mas quando se têm um espírito sacrifício muito grande, uma vontade enorme de me superar e principalmente um apoio muito grande dos meus filhos, da família e dos meus colegas de equipa que sempre me ajudaram a superar esta batalha saudável.

Mais uma vez a organização esteve de parabéns, tudo “10 * “.

Este ano o percurso estava mais acessível para as minhas características, mas espectacular, irei regressar em 2018 e espero que continuem sempre a surpreender-me.

Equipa de OPraticante.pt / Só vai quem quer !

OPraticante.pt/Só vai quem quer! 

O projecto de O Praticante, esteve representado com a sua equipa OPraticante.pt  juntamente com a equipa Só Vai Quem Quer!, uma equipa de camaradagem fenomenal, espírito de sacrifício alcançando um brilharete, o 7º Lugar em equipa com 6 elementos e 9º na geral.

Foi um fim-de-semana de muito valor, enriquecedor, pela amizade, pelo espírito de sacrifício, pela dureza, pelo cansaço que este tipo de evento nos provoca e por fim o dever cumprido.

Um grupo bastante solido, divertido mas quando era para “ entrar ” ao trabalho toda a gente ninguém se negava, todos puxavam uns pelos outros.

Em relação a 2018, este grupo de amigos regressará para desfrutar de um fim-de-semana espectacular ou ainda melhor, desejando que a organização nos surpreenda novamente.

Esta família da equipa “ Só Vai quem Quer ” teve elementos a competir e outros a auxiliar para que tudo não falta-se aos guerreiros.

Agradecimento Paula Silva, Gabriela Pontes, Maria Albertina para que nada falta-se aos “ Bettistas Horácio Correia, André Gonçalves, Filipe Loução, Nuno Carlos, Nuno Loução, Ricardo Guerreiro, Jorge Manuel Rodrigues.

Daniel Garcia Zambruno

 

Classificações Gerais

Masculino e femininos a Solo “ HERÓIS ”

1º João Viegas a Solo percorreu 51 Voltas em 24h02m10s e Telma Gonçalves percorreu a solo 26 voltas em 24:01;01 tornando-se os grandes vencedores, seguindo-se em 2º Daniel Garcia Zambruno e Mónica Sebastião, fechando o pódio Leonel Gonçalves e Ana Paulo.

Equipas 6 elementos masculinos

1º Ribeira do Poço Team / 2º Team Bicis Luís Vaz / 3º BTT – Quarteirense MIX

Marcos Barbosa

Equipas 6 elementos Femininos

1º QUEEN`S OF THE Moutain (QOM) / 2º Altimetria

Equipa de 4 elementos Masculinos

1º Garra – MC Donalds – Onebike / GPP – Talho André – NI.FI.ÍR Pescados / 2º CCP / Torradobikes / 3º G. D. Santa Cruz / Litoralmotors.PT

Equipa de 4 elementos Femininos

1º As Meninas da Onebike / 2º Gaijas do Pedal

Carlos Vilanova

Equipa de 2 elementos masculinos

1º EASY Sines/Emiatomo / 2º Garra – MC Donalds – Onebike / PBP-Trainning Spot / 3º Ribeira do Poço Team

Equipa de 2 elementos femininos

1º Plano B Fem / 2º As Resistentes – C. B. Olhão

Um agradecimento grande à Altimetria Associação Desportiva, aos “ manos Nuno Guerreiro e Luís Guerreiro, por me terem proporcionado novamente este fim de semana em boa companhia.

Temos consciência de que quem nos acompanha sofre um pouco, nem sempre nos compreende devido às horas que despendemos, mas é um desporto saudável e necessitamos do apoio de quem nos ama.

Visualize mais fotos em:

Álbum I
Álbum II

Texto: Horácio Correia
Fotos: Paula Silva

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta