Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Acupuntura – Benefícios para o Desporto

História da Acupuntura

Acupuntura é uma medicina originária da China que remonta mais de 5000 anos de existência, tendo por base fundamentos centrais que ao longo da história foram sendo recuperados visto que muita da documentação foi destruída pelas guerras e invasões.

Acupuntura era vista pelo império como uma “coisa” de feiticeiras e bruxarias até que o médico Bian Que (401 a.C.) salvou a vida do Príncipe, o que fez com que o Imperador e todo povo acreditasse no poder e efeito da Acupuntura.

Acupuntura

Desde então, foi reconhecida esta medicina e começaram a desenvolver cada vez mais os conhecimentos sobre os efeitos da acupuntura no corpo humano. Foram criar universidades para esse efeito e legalizada a prática de Acupuntura na China.

Em Portugal cada vez mais pessoas recorrem a estas terapias para alívio das dores. Tendo sido legalizada a prática de Terapias Não Convencionais no ano de 2013, através da lei Lei n.º 71/2013, de 2 de Setembro.

O que é Acupuntura?

Acupuntura trata-se de uma terapia inserida na Medicina Tradicional Chinesa que significa Acus = agulha + punctura = colocação. Trata-se de colocação de agulhas da espessura de 0,25 mm (igual a dois fios de cabelo) em determinados pontos do corpo humano, chamados Pontos de Acupuntura. Estes Pontos de Acupuntura tem ligação directa ou indirecta com determinados órgãos, vísceras e estruturas do nosso corpo.

Ao ser inserida uma agulha no corpo humano vão ser desencadeados imensos processos nervosos que levam a maior produção de endorfinas que irão provocar diversos benefícios.

Benefícios da Acupuntura

Acupuntura tem mais de 365 pontos de acupuntura, que colocados ao longo de todo o corpo podem desencadear diversos processos que trazem benéficos no dia-a-dia, tais como:

 Aumenta a concentração;
 Aumenta a resistência;
 Melhora a memória;
 Fortalece o sistema imunitário;
 Equilibra a circulação sanguínea;
 Bloqueia as lesões dos vasos sanguíneos;
 Tem um efeito anti-envelhecimento;
 Alívio das dores;
 Melhora o estado de espírito, a boa disposição;
 Melhora o estado geral, físico e psicológico do indivíduo;
 Prevenção de doenças;
 Regula o sistema endócrino.

Neste momento a entidade de saúde mundial, Organização Mundial de Saúde, comprova a efetividade da acupuntura em diversas áreas. Desde já estão comprovadas patologias como: distensões musculares, dor cervical, dor lombar, ciática, dor joelho, dor cotovelo, síndrome túnel cárpico, enxaqueca, tonturas, AVC, depressão, ansiedade, stress, entre outras.

Acupuntura no Desporto

Hoje em dia, a alimentação não sendo feita de forma equilibrada e consciente pelo atleta, traduz-se numa introdução de nutrientes insuficientes para compensar actividade exercida pelo nosso corpo. Sendo um individuo que tenha uma actividade física regular, faz com que procure os alimentos que maior rentabilidade e resistência lhe ofereça, no entanto, a falta de tempo que os atletas por vezes têm para dedicar aos seus treinos específicos, alia-se muitas vezes a que se “salte” a parte do aquecimento/alongamento.

Esquecendo também a importância dos benéficos que trazem esses cinco minutos, onde é efetuado o reforço muscular.

Por vezes, os planos de treinos extremamente exigentes fisicamente e a falta de tempo para descansar assim como a falta de horas de sono são mais do que razões para aparecimento de lesões músculo-esqueléticas nos atletas.

Recuperação e Melhoria

A Acupuntura poderá ajudar o atleta em diversos campos, independentemente da modalidade, tais como:

Recuperação de lesões: estimulação da zona lesionada, o aumento da circulação sanguínea, diminuição da inflamação, alívio da dor, relaxamento muscular consegue-se obter excelentes resultados e de forma célere.

Recuperação de fadiga muscular: O nível competitivo cada vez mais exigente leva os atletas a estruturarem planos de treinos muito duros, quer físicos quer emocional. Com isto, Acupuntura pode ser uma Chave para recuperação e aumentar o nível de resistência das fibras musculares.

Melhoria do estado emocional: As provas são momentos chaves para a demonstração da performance física e cada vez mais recordes são batidos. Os atletas preparam-se durante meses e durante anos para esse dia, e nem sempre os resultados saem como pretendido. Não quer dizer que seja por falta de condição física mas sim por falta de gestão de esforços, provocados pelo stress antes e durante a prova. Acupuntura pode ajudar o atleta nesse sentido em diminuir o stress pré e pós prova através de pontos que ajudam a regular o sistema nervoso central.

Porque recorrer à Acupuntura

Estes são alguns dos motivos pelos quais diversos atletas mundiais recorrem a sessões de Acupuntura e de Medicina Alternativas como por exemplo:

O ex-nadador olímpico Michael Phelps que recuperou o seu ombro meses antes dos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016;

O ciclista italiano Vincenzo Nibali ganhou o Tour de France de 2014, utilizou acupuntura duas vezes por dia para manter a força nos paralelepípedos e montanhas, ganhando o Tour de France;

A atleta americana Dee Dee Trotter usou acupuntura para melhorar a sua performance e obter o terceiro lugar nos 400 metros nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Mais informações. sobre a Acupumed.

Acupumed no facebook.

Texto / Fotos: Joaquim Ribeiro (Terapeuta) – Acupumed

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta