Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

De aldeia em aldeia o Trail Terras de Ansião segue

É neste contexto privilegiado para a prática de desportos de natureza, que há cinco anos nasceu o Trail Terras de Ansião, uma organização da equipa do ANSIBIKERS.

Foto: FotoJotapê – João Paulo Fernandes

VI Trail Terras de Ansião

Trail Longo – 29 kms (D+ 771m) – teve início às 9h30m, percorrendo caminhos e trilhos do concelho de Ansião, numa extensão aproximada de 29 km.

Trail Curto – 18 kms (D+ 502m) – teve início às 9h30m, percorrendo caminhos e trilhos do concelho de Ansião, numa extensão aproximada de 18 km.

Caminhada – 14 kms (D+ 370m) – teve início alguns minutos após a partida dos atletas do Trail Longo e Curto sendo que terá uma distância aproximada de 14 km.

Foto: João Teixeira – Kabazuk

Ambas as provas bem como a caminhada tiveram o seu inicio e fim junto aos Bombeiros voluntários de Ansião onde estava concentrada toda a logística do evento, com exceção dos banhos que eram no pavilhão municipal.

Ansião

Ansião é sede de município com 176,09 km² de área e 13 128 habitantes, esta localização central é potenciada pelas condições naturais do concelho, inserido num enorme maciço calcário que lhe confere paisagens únicas e locais muito bem preservados, permitindo a prática de diversas atividades de laser, e de desporto, como btt, trail running, caminhadas, observação de plantas e animais selvagens.

Foto: FotoJotapê – João Paulo Fernandes

É aqui que está localizada a maior mancha do carvalho cerquinho da europa, onde há mais javalis que coelhos. Onde existem moinhos de vento a norte e a sul do concelho com características únicas no mundo onde enúmeras lagoas espelham, e o Rio Nabão tem a sua origem.

Foto: João Teixeira – Kabazuk

A partida

O inicio da prova teve um primeiro km bastante rolante em alcatrão efetuado pelas ruas da vila de Ansião o que permitiu que os atletas que lutam pela vitória na prova se pudessem destacar e entrar nos trilhos mais técnicos já com alguma vantagem sobre os atletas que experimentam pela primeira vez uma prova de trail ou que participam para desfrutar da beleza dos trilhos e das paisagens.

Foto: João Teixeira – Kabazuk

Trilho dos Olhos D´Água bosque encantado

Percorrendo parte da GR 26 Rota Sicó foi possível constatar que a prova teve um misto de trilhos, estradões, alguma tecnicidade em alguns locais e outros de rara beleza onde não posso deixar de mencionar a minha passagem pelo magnifico Trilho dos Olhos D´Água, local que nos faz lembrar um bosque encantado!

De aldeia em aldeia o VI Trail Terras de Ansião segue, percorrendo parte da GR 26 Rota Sicó e o Caminho Santiago – Fátima, por entre medronheiros e carvalhos chega ao Casal Soeiro.

Foto: FotoJotapê – João Paulo Fernandes

Subindo a encosta do Monte da Ovelha, pode admirar a fabulosa paisagem de velhas oliveiras, plantadas há anos idos, em chão de ninguém, em convivência com diversos arbustos autóctones. Destaca-se a presença de algares e afloramentos rochosos, matos rasteiros, campos de “lapiás”, rochas de distinta beleza, e antigas bases de moinhos, nos pontos mais elevados dos percursos.

A partir destes, o caminho é o bordo do topo da Fórnea que fica a montante do Poço da Ameixieira, um anfiteatro natural escavado, em calcários margosos, margas e calcários do Jurássico Médio que torna este lugar rico em fósseis e de importância para a geologia portuguesa.

Foto: FotoJotapê – João Paulo Fernandes

Opção é única e admirável

Descer o desfiladeiro do Buraco do Lobo, para subir o “Trilho do Cogumelo”, a opção é única e admirável. Os últimos 6 km, são percurso comum a todos os participantes, pela GR26 coincidente também, com o magnifico Trilho dos Olhos D´Água, findo este, nascente do Nabão á vista e o primeiro km do seu leito, acompanha o participante até ao pórtico de meta.

Nesta minha terceira participação no Trail Terras de Ansião devo dizer que houve melhorias por parte da organização na marcação do percurso, a escolha da cor das fitas branca não ajuda muito os atletas em termos de visibilidade, no entanto como já disse a marcação de um modo geral correspondeu as expectativas.

Foto: João Teixeira – Kabazuk

E os vencedores desta edição foram:

Trail Curto

Bruno Silva – individual venceu com o tempo de 1h28m25s, com a diferença de pouco mais de 30 segundos chegou Ricardo Mendes – individual – 1:28;57, e para concluir o pódio António Jesus – Vulcal – 1:30;21.

A vencedora foi Sara Pedrosa – Associação Pombal Jovem – 1:51;43, seguida de Cláudia Torres – individual – 1:53;21 e em 3º lugar Marta Conceição – Correr Lisboa – 1:55;20.

Foto: João Teixeira – Kabazuk

Trail Longo

Uma diferença de menos 1 minuto separou o vencedor Bruno Pereira – individual – 2h19m16s, do 2º Nuno Coelho – Montanha Clube Trail Runig – 2:19;58, mais uns valentes minutos depois chegou o 3º Ricardo Ferreira – Trilhos dos Templários – GreenRoc.pt – 2:25;42.

Anabela Remédios – individual foi a vencedora descada com o tempo de 3:03;07, tendo subido também ao pódio Andreia Parreiras – Galegos – 3:15;15 e Silvia Ferreira – Dá-lhe Gás – 3:15;15.

Foto: João Teixeira – Kabazuk

OPraticante.pt no pódio com Zina Fernandes

Participei na prova dos 30 km juntamente com os meus colegas de equipa Tiago Mateus 18º geral / 12º sénior- 2:58;28 e Zina Fernandes que alcançou pela terceira vez um brilhante terceiro lugar no escalão F40, 4ª geral com 4:03;30, onde obtive o 34º da geral / 11º M40 – 4:03;29 e o trail curto 18 km teve a participação do David Silva gestor deste enorme projeto parceiro da prova que é OPraticante.pt, onde podem acompanhar diversas reportagens sobre o vosso desporto favorito, que se classificou em 190º geral / 11º M50 – 3:05;15.

Equipa de OPraticante.pt – Foto: João Teixeira – Kabazuk

Restantes classificações.

Para finalizar e segundo a organização ANSIBIKERS o S. Pedro permitiu que a manhã fosse sem chuva, pois só após o último atleta da prova dos 30 km cruzar a meta é que começou a chover possibilitando assim a todos os envolvidos neste evento poder desfrutar ainda mais.

Obrigado a todos e até ao próximo evento.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos:

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta