Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Andorra Ultra Trail Vallnord já começou

Armando Teixeira embaixador da prova e atleta da Salomon Suunto regressa a Andorra para se estrear numa prova mais pequena, os 83 km do Celestrail, inserida no Andorra Ultra Trail Vallnord.

Andorra Ultra Trail Vallnord

Desde ontem e até ao próximo domingo, Andorra recebe a 9.ª edição do AUTV – Andorra Ultra Trail Vallnord, um evento que agrega 5 provas, consideradas das mais duras e selvagens do mundo.

Nesta edição são esperados 3000 corredores de 49 países, consolidando este evento como cada vez mais internacional.

Ontem às 7 da manhã foi dada a partida da grande novidade desta edição – a Eufòria, uma aventura de 233 km e 20 000 metros de desnível positivo.

A Eufòria é feita em dupla e conta com 12 portugueses, entre eles Jorge Serrazina, um dos emissários portugueses da prova, que fará dupla com João Colaço, e João Mota que fará dupla com Paulo Osório.

Entre os atletas estrangeiros destacam-se Nahuel Passerat o vencedor do ano passado da Ronda del Cims, a alemã Julia Böttger, entre outros.

A Ronda del Cims, a prova rainha tem 170 km com 13 500 metros de desnível positivo e dá a volta a todo o principado de Andorra.

Uma prova que Armando Teixeira conhece muito bem, uma vez que já alcançou um 2.º e um 6.º lugar.

Armando Teixeira

Ronda

A partida da Ronda ocorre amanhã, sexta-feira às 7 da manhã e conta com 22 portugueses, entre eles Hélder Pinto, também ele emissário português do Andorra Ultra Trail Vallnord, Célia Azenha, Guilherme Lourenço, entre outros.

Na lista dos favoritos à vitória encontramos nomes como Lisa Borzani, vencedora do ano passado, Nerea Martinez dupla, vencedora da Ronda (2012 e 2015), Antoine Guillon, Campeão do Mundo de Ultra Trail em 2015 e Nicola Bassi, terceiro classificado em 2016.

Mític

A terceira prova a partir será a Mític com os seus 112 km e 9700 metros de desnível positivo.

Na partida, marcada para amanhã sexta às 22 horas vão alinhar 17 portugueses, Edgar Faria e Carlos Correia, seriam os representantes de OPraticante.pt, mas motivos familiares de ultima hora, vieram a impedir a sua presença.

Os favoritos para subir ao pódio da Mític são o andorrano Luís Sanvicente, o espanhol Sebas Sánchez, vencedor em 2016 da Transgrancanária Advanced, e a andorrana Aida Fornieles vencedora do Celestrail em 2016.

Celestrail

Depois da saída da Mític os atletas começam a alinhar na partida da Celestrail que sai à meia noite de sexta para sábado, onde estarão também presentes vários portugueses, com Armando Teixeira a ser o nome mais sonante, mas também o nosso colaborador Viriato Dias irá abraçar esta aventura, entre tantos outros.

Viriato Dias

Os atletas terão pela frente 83 km e 5000 metros de desnível positivo e uma altitude média de 1776 metros.

Armando Teixeira vai participar nesta prova pela primeira vez e é um dos favoritos à vitória.

Andorra não estava nos planos do atleta da Salomon Suunto Portugal, mas um convite para ser embaixador da prova alterou os seus planos.

A sua relação com o AUTV começou em 2013 com a participação na Ronda dels Cims, tendo apenas como expetativa a conclusão da prova.

Terminou num brilhante 6.º lugar e regressou no ano seguinte para subir ao 2.º lugar do pódio.

Andorra tem um lugar especial no coração do atleta que descreve aquelas montanhas como das mais bonitas e duras do mundo.

Este ano regressa mas para fazer 83 km, pois devido a um problema respiratório que o parou, não teve tempo para treinar e fazer uma prova maior, uma vez que qualquer prova acima das 15 horas seria uma loucura para quem só voltou aos treinos há 6 semanas.

Mesmo assim, sublinha que nenhuma destas provas é fácil e há que esperar que as montanhas de Andorra “estejam num bom dia”.

Marató dels Cims

No sábado às 8h da manhã parte a última prova competitiva do AUTV – Andorra Ultra Trail Vallnord, a Marató dels Cims, uma maratona de montanha com 3000 metros de desnível positivo e onde os participantes vão correr numa altitude média de 1928 metros.

Solidaritrail

Para terminar, e como o Andorra Ultra Trail Vallnord assenta nos pilares da solidariedade e superação, será vivida mais uma edição do Solidaritrail, uma caminhada popular aberta a corredores de todos os níveis e pensada para as famílias e para pessoas com alguma incapacidade.

As provas podem ser acompanhadas no:

Site do evento
Evento no Facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta