Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Azores Trail Run – Triangle Adventure nas Ilhas do Triângulo

As ilhas do Pico, São Jorge e Faial que constituem as ilhas do Triângulo voltam a receber, este fim-de-semana, uma edição do Azores Trail Run – Triangle Adventure.

Ilhas do Triângulo

Esta prova de trail running por etapas tem a particularidade de se realizar em três dias consecutivos, em ilhas diferentes, explorando da melhor forma as potencialidades das ilhas do Triângulo para a prática do trail running.

Em 2018, o evento conta com cerca de 140 atletas, vindos de Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, Roménia e Suécia.

Ilha do Faial – Foto: Paulo Gabriel

Azores Trail Run – Triangle Adventure

A grande aventura do Triângulo arranca hoje sexta-feira, 5 de outubro, com o trail “From Vineyards to the Mountain”. São 30 km que separam a partida, da vila da Madalena do Pico, até ao cume da montanha mais alta de Portugal, meta desta etapa.

No dia seguinte os atletas rumam a São Jorge, para o “Fajãs Trail”, que arranca em Santo Antão e percorre 30 km até à Fajã dos Cubres.

Finalmente, no domingo, disputa-se a terceira e última etapa, no Faial, com a “Volcanoes Marathon”, ao longo de 42 km entre o Vulcão dos Capelinhos e a cidade da Horta.

Mais do que a exigência desportiva do evento, ele destaca-se pela oportunidade única de conhecer as paisagens únicas destas três ilhas, tão próximas, mas ao mesmo tempo tão diferentes, o que causa sempre grande impacto nos atletas.
Além disso, o espírito de camaradagem que se presencia nesta prova é, também ele, bastante singular, com os atletas a viajarem entre as ilhas em clima de confraternização, que se prolonga ao jantar, após cada etapa”, explica Mário Leal, diretor da prova.

Ilhas do Triângulo
Ilha de São Jorge – Foto: Paulo Gabriel

Somar pontos para o Ultra-trail du Mont Blanc

Mas nem só no espírito de camaradagem entre atletas se pode observar a verdadeira dimensão humana deste evento.
Também no empenho e dedicação dos cerca de cem voluntários que, nas três ilhas, conseguem pôr de pé o evento, apoiando os atletas ao longo do percurso, é possível encontrar essa dimensão”, acrescenta.

Em 2017, os grandes vencedores foram a polaca Magdalena Laczak, da Salomon, e o português Ricardo Silva, do Viana Trail.

Nesta edição da prova, a etapa de São Jorge pontua para o Campeonato Nacional de Trail e para a Taça de Portugal de trail. Já a etapa do Pico pontua para a Taça de Portugal ao passo que a do Faial pontua para o Campeonato. Os participantes na Triangle Adventure, que percorre as três ilhas, podem somar pontos para o Ultra-trail du Mont Blanc.

Evento no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta