Banner superior
Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Running familiar – Boticas Trail – Caminhos do Galaico

Boticas Trail – Caminhos do Galaico – Juntou famílias, amigos e crianças

Num invernoso dia de dezembro, registavam os termómetros -6 Cº, junto ao rio Beça, no belo Boticas Parque – Natureza Biodiversidade, a agenda e o compromisso impunham alguma brevidade … O branco decorava a paisagem, onde outrora e vulgarmente abundam os tons de verde e castanho, mas nada que adultere a sua essência.

A imponência da natureza que aqui impera impõe-se, há quem a defenda e respeite com conhecimento científico conjugado com os “saberes dos antigos”, que regalo aos olhos, mas não havia tempo para grandes desvarios, o que aqui me trazia não era ainda trabalho de campo.

Como nasce uma parceria

Sentados à mesa já com temperatura interior confortável, estariam reunidas as condições para darmos o primeiro passo na criação de algo que ainda não sabíamos bem o quê, nem como. A parceria prometia, duas empresas de organização de eventos desportivos, de trail running e caminhadas (Mauro Fernandes Events e Projeto Raízes) e uma associação ambiental (Associação Celtiberus). Não foram precisos muitos minutos para fecharmos sobre o conceito familiar do evento, desde cedo não via outra possibilidade, trazia como certo que este era o melhor e único caminho para o Boticas Trail.

Boticas Trail inovador e diferenciador

Não precisamos de mais provas de trail running e caminhadas, a não ser que estas sejam inovadoras e diferenciadoras. Assim nasce o conceito. Bebemos a informação e a experiência de cada um, partilhamos preocupações e definimos um plano de trabalho de curto prazo, até porque nesta fase as precedências surgem constantemente e a cada tarefa, parece um ciclo vicioso e sem aparente saída. Os primeiros passos são sempre os mais complexos. Dedicamos meses de afinco e trabalho, na quantidade certa para cada um dos momentos.

Será defeito bom, se é que isso existe, quando acredito num projeto e se ele é novo, a fronteira entre o entusiamo e a obsessão é muito ténue. Assumimos os papéis de cada um dos três organizadores, sendo que havia experiências e domínio de matérias diferentes, cada um naturalmente assumiu o seu e desenvolveu-o com afinco.

Redução da pegada ambiental

Durante o desenvolvimento do projeto, relembro vários momentos de entusiamo e motivadores, nem tudo é trail neste projeto, ele acabaria por ultrapassar em muito a área que conheço. Relembro com entusiamo o trabalho desenvolvido pela Associação Celtiberus no sentido de obter a certificação da Quercus, que pressupõe que todas as atividades desenvolvidas sejam ambientalmente sustentáveis e amigas da natureza, para além da constante missão de redução da pegada ambiental. Não será por acaso que o logótipo da Quercus esteve no cartaz do evento, também aqui estávamos a inovar.

Antes desta aventura já tínhamos promovido, em conjunto, uma reflorestação da Serra do Larouco, no sentido de sensibilizar para a problemática dos incêndios, no caso o que ocorreu no dia seguinte ao Utra Trail Ibérico Vilar de Perdizes do qual sou organizador, enfim uma nova dinâmica e troca de saberes.

Primeiro e único evento de trail running familiar

Voltando ao Boticas Trail – Caminhos do Galaico, há algumas conclusões e números a reter. As parcerias entre organizações de eventos são mais benéficas, que as rivalidades entre elas, sobretudo para os atletas que são o nosso foco.

Nasceu assim o primeiro e único evento de trail running familiar, inclusivo e com condições únicas para receber toda a família. Não faltaram os insufláveis, jogos, moldagem, balões e magia para as crianças e foram perto de seis dezenas as que estiveram connosco. A quinta pedagógica, o parque de pesca desportiva, enfim toda a envolvência do Boticas Parque encheu os corações dos visitantes.

No final um belo almoço juntou mais de 700 pessoas na cerimónia de entrega de prémios, num convívio entre famílias, amigos e organização.

Sustentamos este projeto em três pilares fundamentais: a Família, a Inovação e as Parcerias!

Ficará marcado nos nossos corações o vosso apoio e carinho, fica também uma palavra de gratidão para as instituições desta terra, de guerreiros que nos apoiaram desde o inicio, um muito obrigado! Voltaremos para o ano mais fortes!

E os vencedores foram:

Maria do Céu Lemos foi a primeira atleta feminina a atravessar a linha da meta no trail curto, conseguindo percorrer o itinerário em 1h47min, na categoria masculina Domingos Carneiro venceu a prova em 01h23minutos. Por sua vez, Miguel Sousa foi o corredor mais rápido ao percorrer o trail longo em 2h27min. Na categoria feminina, Olga Marisa Martins cumpriu os 28 km em 2h51min.

Restantes Classificações

Trail Longo

Trail Curto

Texto: Mauro Fernandes
Fotos: Foto Video Stop

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta