Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

BTT do Azinhoso uma aldeia com história

Azinhoso é uma pequena freguesia situada no nordeste transmontano, que dista cerca de 6 km da sede de Concelho, Mogadouro, e de 80 km da sede de distrito, Bragança e que vai receber mais uma edição do BTT do Azinhoso.

Azinhoso

Foi vila e sede de concelho até ao século XIX, com foral de D. João I em 1386 e foral novo de D. Manuel I em 1520. Teve misericórdia e hospital, fundados em 1647, que serviram os muitos peregrinos que atravessavam Azinhoso a caminho de Santiago de Compostela (Espanha).

O seu nome deriva da remota existência de azinheiras (Azinhoso nas Inquirições de 1258), localmente conhecidas por carrascos.

A igreja Paroquial de Santa Maria do Azinhoso é considerada um dos mais belos templos de origem medieval de todo o distrito de Bragança, que foi construído a partir das esmolas do povo. O templo é dos poucos na diocese Bragança – Miranda que se conserva românico, com a sua “cachorrada de modilhões”, de transição para o estilo gótico.

Outro dos monumentos de destaque na povoação é o seu imponente e conservado pelourinho, com cinco metros de altura, que é o símbolo da autonomia judicial da localidade.

A aldeia do Azinhoso é uma das localidades do concelho mais visitada pelos turistas, pois possui um património histórico muito rico, como a ponte romana, fonte de mergulho, ermida da Senhora do Carrasco, bem como diversos locais de peregrinação para todos, residentes e visitantes.

V BTT do Azinhoso

Atualmente, um dos pontos de atração de Azinhoso é o tradicional BTT em honra das Festas de Santa Bárbara realizado anualmente no mês de agosto e que atrai cada vez mais pessoas à localidade.

Trata-se de um projeto que nasceu da vontade de promover a modalidade no distrito, bem como o turismo na freguesia e no concelho de Mogadouro e que tem vindo a ter um número crescente de participantes.

Conta já com 4 edições que foram consideradas um sucesso pela organização e pelos participantes, que não dispensam uma fotografia com o emblemático “burro” do Azinhoso.

BTT do Azinhoso

A organização

Jorge Batista e a Junta de Freguesia do Azinhoso promovem, a 5 de agosto, o V BTT do Azinhoso em honra das Festas de Santa Bárbara.

A organização conta com o apoio, colaboração e patrocínio fundamental da Câmara Municipal de Mogadouro, que proporciona condições para que atletas de todo o país se possam descolar à zona, desfrutar da hospitalidade transmontana e praticar o seu desporto favorito, disponibilizando dormida para os atletas que venham de terras distantes.

Desta forma, pretende-se, também, dar a conhecer a vila de Mogadouro, sede de concelho, sendo indispensável uma visita ao centro histórico, onde está inserido o Castelo de Mogadouro, monumento nacional do séc.XVII, a igreja Matriz de origem românica, a igreja da Misericórdia, o pelourinho, o Solar dos Pegados e o Convento de S. Francisco, contíguo à igreja com o mesmo nome.

 

Logística do V BTT do Azinhoso

O Secretariado funcionará na junta de Freguesia do Azinhoso, no dia anterior à prova, das 19h às 22h, e no dia da prova das 7h às 8h45.

A prova, que tem uma vertente mais direcionada para o lazer do que para a competição propriamente dita, será constituída por duas distâncias, maratona: 45km e meia maratona: 30km, com prémios para os três primeiros classificados à geral, masculinos e femininos de cada distância.

A partida será dada às 9h em frente à sede da Junta de freguesia do Azinhoso.

Todos os participantes no “V BTT do Azinhoso em honra das festas de Santa Bárbara” deverão consultar o regulamento da prova e todas as outras informações.

As inscrições terminam a 1 de agosto de 2018 ás 23:59h, incluindo o pagamento.

Não percam tempo, inscrevam-se.

Texto: Sofia Pimentel Batista
Fotos: SJLPhotosBTT

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta