Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Canicross e Bikejoring em Priego de Córdoba

O VI Canicross e Bikejoring realizou-se em Priego de Córdoba, nos dia 3 e 4 de fevereiro.

Equipa CaniCross Priego

VI Canicross e Bikejoring

Uma prova de Mushing realizada pela equipa CaniCross Priego que é liderada pelo Rafa Diaz que tem feito um trabalho fantástico nesta área não só por ser das pessoas que melhor sinaliza os percursos, mas também por ser sempre inovador nas provas que realiza.

Rafa Diaz organizador deste evento e o seu cão Caballero

A Cidade de Priego é bastante conhecida não apenas pelas suas oliveiras e pelo seu azeite, mas também pela sua fantástica serra.
Rafa ainda acrescenta que, ” Priego esta localizado a sul da Subbetica Cordobesa, perto do pico de Tiñosa, o mais alto de toda a província, com um clima magnifico para o Mushing.
A prova que se realiza pelo sexto ano, sendo uma das provas mais antigas em Andaluzia.
Reune todos os anos cerca de 100 participantes nas diferentes modalidades.
Nesta edição tivemos a novidade da triatcan prova por equipas, onde vocês podem ver as três modalidades mais praticadas, Canicross, Bikejoring e Scooter ( Trotinete).

Sierra la Tinosa Nevada

No Sábado dia 3 houve uma prova muito técnica com apenas 2km no meio de um olival, distinguida por 2 vertentes a primeira com a ajuda da escola de btt C.D. Albayatemania de Priego, que com as suas camadas mais novas percorreu esta distancia de bicicleta, mas sem os nossos amigos de quatro patas, talvez num futuro próximo tenhamos pessoas desta escola de btt a praticar mushing.

Triatcan uma prova inovadora

A Segunda vertente a inovadora, uma prova de triatcan que consistia em equipas de 3 elementos, cada um na sua vertente como o Rafa indicou, a prova começava pelos elementos de canicross que saiam todos ao mesmo tempo percorriam a pista e passavam o testemunho aos de bikejoring, mais tarde estes passavam para os colegas de trotineta.

Sendo que apenas poderiam partir depois do colega de equipa chegar pois apenas podia estar um em pista, esta prova teve cerca de 10 equipas, no meu acaso a minha equipa PB Can Sport Team não teve grande sorte, pois a cadela que tínhamos para o canicross foi a primeira vez que entrou em competição e a meio da prova não quis correr, o que atrasou toda a equipa, da minha parte que estava de trotineta tentei dar tudo, mas já pouco havia para tentar, os meus colegas Jean Louis de Buck (que participou com Bikejoring ) e Rául Fernández Vera (canicross) também fizeram um enorme esforço, Raúl ficou desiludido mas todos sabemos que a culpa não foi dele pois é um corredor nato.

Vencedores Triatcan masculino

No Final os vencedores, em que os lideres de cada equipa neste Triatcan na categoria Masculina foram 1º Lugar Fco Javier Pozo Merida, 2º Lugar Jose Benitez del Cordobez, 3º Javiel del Rio Muñoz.

Na categoria Mista os lideres foram 1º Lugar Maria Jose Garcia Vidal, 2º Virginia Aguilera Morales, 3º Lugar Dani Cano Leon (que veio de uma grande lesão mas ao fim de alguns meses já esta em grande forma e a competir a grande nivel).

Vencedores Triatcan Misto

Carmen Sierra uma estreia na categorias bikejoring e trotinete

Nesta prova existiram algumas estreias nas categorias bikejoring e trotinete pois alguns são atletas de outras categorias no entanto tentaram uma nova vertente, foi o caso de Carmen Sierra (equipa de Dani Cano Leon).

Carmen Sierra disse-nos “esta é a terceira temporada de Luca (cão) e a minha em canicross.
A minha sensação actual é que Luca poderia correr muito mais, no entanto sou eu que o travo, foi esse o motivo que decidi fazer a prova de trotineta.
A sensação que tinha antes de partir era que o Luca não ia correr, mas foi uma grande surpresa pois vi que ele não apenas corre como um louco, como também desfruta ao máximo.
Mas não achei que fosse mais fácil entre este primeiro contacto com a trotineta e o canicross, no controlo de guiar o cão, nas subidas que são mais duras pois corremos a outro ritmo e nas descidas mais difíceis de travar devido à velocidade.
Concluindo, como experiência foi espectacular.

Eva, Conchi, Carmen e Jean-Louis – Foto: www.photosmilefotomaton.com

Campeonato Nacional de Andaluzia de Mushing

Dia 4 Domingo foi a prova de mushing pontuável para o campeonato regional de Andaluzia, que este ano teve presença de outro cenário num local no entanto com as mesmas dificuldades da pista de outros anos, pois como já foi referido esta região tem muita chuva e por vezes neve (o que não foi o caso).

Mas a chuva este presente na noite anterior o que deixou o piso com muito barro, no meu caso tudo me correu bem na descida, na subida, nas zonas técnicas e nas ultrapassagens, mas nos últimos 2 km tentei ajudar os cães na subida, mas com a velocidade que levávamos e com a lama que estava a saltar de cima da trotineta e correr ao seu lado, reparei que aquele ritmo mais cedo ou mais tarde iria escorregar e ai seria bem pior, por isso apenas tive duas opções ou abrandava o ritmo e continuava a correr (o que não me pareceu o mais certo pois os cães estavam com grande força) ou colocava um pé na trotineta e o outro pé ia tocando no solo auxiliando na marcha da equipa.

No final fiquei em 3 lugar, na minha categoria os outros vencedores foram: 1º lugar Julio Reyes e 2º lugar Fco Javier Pozo Merida.

Vencedores Categoria Trotinete 2 Cães

No fundo dois dias do agrado de todos em geral, quer dos participantes, quer do publico.

Eva Sanz Muñoz “maravilhoso fim de semana na companhia dos meus colegas de mushing.”

Eva Sanz Muñoz diz-nos que “desfrutei bastante no domingo em mais uma prova desta região um circuito com 5,3 km com uma boa inclinação com quilos e quilos de lama, escorregadia e difícil para a minha categoria canicross, especialmente quando o circuito se tornou num declive longo e íngreme que facilmente ganhamos uma grande velocidade algo perigoso, mas Nora (cão) e eu tivemos sorte nos deslizamentos.
Finalmente que estou no segundo lugar na categoria M40 com Conchi Morales em terceiro mas a grande nível , maravilhoso fim de semana na companhia de todos os meus colegas de mushing.

Ultima prova do campeonato regional de Andaluzia, está a realizar-se hoje dia 11 de fevereiro em Puerto de Santa Maria – Cadiz.

Texto / Fotos: Igor João / Sfoa Cycle Team

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta