Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Segundo triunfo de Catarina Leite no Europeu feminino

A mestre internacional Catarina Leite conseguiu finalmente um triunfo no Europeu feminino de xadrez.

A representante de Portugal da prova, que decorre na cidade eslovaca de Vysoke Tatry, bateu, na 4.ª jornada, a jogadora da casa Andrea Slaba e passou a ocupar a 124.ª posição entre as 144 participantes, um registo mais consentâneo com o ranking da xadrezista lusa, que, com os 2134 pontos Elo que possui, é a número 118 do forte torneio.

Catarina Leite obteve primeira vitória à quarta jornada

Regressada à alta competição após longa ausência motivada pela maternidade, Catarina Leite teve um início de Europeu duro, ao somar três derrotas, duas das quais com jogadoras mais cotadas – Nastassia Ziaziulkina (jovem de 13 anos que já é mestre internacional absoluta, da Bielorrússia) e Alkija Slivicka (mestre FIDE, da Polónia) – e a terceira com uma xadrezista de ranking inferior, a russa Karuna Chan.

Na quarta ronda, Catarina reencontrou o bom xadrez e promete um campeonato em crescendo, de forma a concretizar o objetivo de terminar no top-100 da competição, que reúne algumas das melhores jogadoras do Mundo, como as ucranianas Mariya Muzychuk e Valentina Gunina, as georgianas Nino Betsiashvili e Nana Dzagnidze, a francesa Marie Sebag, a sueca Pia Cramling e a búlgara Antoaneta Stefanova.

Catarina Leite soma segunda vitória

Catarina Leite obteve, na sexta jornada, a segunda vitória na prova.

A mestre internacional lusa superou, com as peças pretas, a mestre FIDE italiana Maria Palma, fazendo valer a diferença no ranking (2134 contra 2060), e passou a somar 2 pontos, posicionando-se agora no grupo das 106.ªs classificadas, entre as 144 jogadoras presentes.

O Europeu de Vyzoké Tatry, que envolve a participação de algumas das xadrezistas mais cotadas do Mundo, é agora liderado por um grupo de cinco jogadoras, todas com 5 pontos. São elas, Maryia Muzichuk e Anna Ushenina (Ucrânia), Nana Dzagnenine (Geórgia), Valentina Gunina (Rússia) e Elina Danielian (Arménia).

Com cinco rondas por cumprir, Catarina Leite procura um lugar entre o top-100 da competição, que termina no dia 19 de Abril.

Texto / Fotos: FPX

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta