Celina Carpinteiro e David Vaz vencem XCM de Melgaço

David Vaz (Gnauk/King Gates/Blisq Creative) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI/Elevis) conquistaram ontem o pódio na Maratona BTT (XCM) de Melgaço, primeira prova pontuável para a Taça Cyclin’Portugal de XCM e terceira prova para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz carisma.

Maratona BTT (XCM) de Melgaço

09h30: um dia ótimo, solarengo e o Largo Hermenegildo Solheiro cheio de atletas com garra para participarem em mais uma Maratona de BTT, desta vez em Melgaço. Foi assim dada partida para a II Maratona BTT de Melgaço. As fantásticas paisagens do Município mais a Norte de Portugal, as ótimas condições dos percursos e a natureza envolvente ao longo de todos os percursos foram inspiração ideal para os mais de 600 betetistas.

Esta foi a 2ª edição da Maratona de BTT, que Melgaço organizou, mas já com grandes conquistas: 406 atletas de competição e 231 de lazer, quase o triplo dos participantes da I edição.

Jorge Domingues, responsável do evento

É ótimo para o nosso Município, rebemos neste fim de semana muitos turistas’, realça um dos responsáveis da iniciativa, Jorge Domingues (Melsport), ressalvando que ‘para além de um evento de desporto, este é agora um evento de referência que contribui para a promoção da prática desportiva e que potencia a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

Os vários percursos, com um nível de dificuldade físico médio alto passaram por alguns locais de rara beleza, nomeadamente Lobiô, Cavaleiro Alvo, Parque Eólico, Alcobaça, aldeia de Portelinha, Rodeiro, Castro laboreiro, Cousso, Capela de S. Tomé. Alvaredo, Peso e Centro Histórico de Melgaço.

Organização

A Maratona foi organizada pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, e com o apoio de diversas entidades. por trilhos e caminhos rurais de Melgaço, começando e terminando no Largo Hermenegildo Solheiro.

David Vaz vencedor masculino

David Vaz completou os 83 km da prova masculina em 3h47m34s, cortando a meta isolado, depois de liderar em solitário grande parte da prova. O segundo classificado foi Renato Ferreira (Vasconha BTT Vouzela), a 1m44s. Davide Machado (BTT Seia) fechou o pódio, a 1m46s do vencedor.

A vencedora feminina foi Celina Carpinteiro

Celina Carpinteiro completou a distância, 60,5 km, em 3h38m52s, menos 46 segundos do que a colega de equipa Charlotte Davies. A terceira, a 2m59s, foi Flávia Lopes (Vasconha BTT Vouzela).

Os vencedores dos restantes escalões

Nelson Sousa (Batotas / Ponte de Lima) triunfou em masters 30, Javier Busto (Extol/La Gramola Team) em masters 35, Manuel Golmar (Extol/La Gramola Team) ganhou em masters 40, José Rosa (Ser e Parecer Pro Bike Team) em masters 45, Reinaldo Luís (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group) ergueu os braços em masters 50 e Vítor Graça (Ass. 20 Km Almeirim/Restaurante O Forno) em masters 55.

Entre as veteranas destacaram-se a master 30 Ângela Fernandes (BTT Seia) e a master 40 Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI/Elevis).

Paraciclistas

Tiago Craveiro foi o primeiro a cortar a meta entre os paraciclistas de classe D, enquanto Gil Pereira (CCR Moreira Cónegos/Confeções Cruzeiro) foi o melhor paraciclista de classe C.

A saber…

A Maratona de Melgaço foi o arranque da Taça Cyclin’ XCM, tendo agora mais quatro etapas: Castelo de Vide/Marvão, Mêda, Seia e Açores. Por sua vez, o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma é composto pelas seguintes provas: Roriz (Barcelos), Ponte de Lima, Melgaço, Paredes de Coura e Monção.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: Jorge Almeida / Diogo Almeida

Parceiros