CIDESD 2016 reúne peritos do Desporto em Évora

Conferências de especialistas nacionais e internacionais, sete workshops em 48 horas, certificação para profissionais de desporto e prémios para os melhores trabalhos científicos são os principais atractivos do Congresso Internacional do CIDESD, que arranca amanhã, dia 11, na Universidade de Évora.

CIDESD o desporto debatida na sua generalidade

Será uma oportunidade de actualização e discussão científica sobre alguns dos temas que envolvem as Ciências do Desporto e, também, um espaço de comunicação entre investigadores e alunos de pós-graduação das várias instituições consorciadas no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD)”, sublinha o director Jaime Sampaio.

O Congresso vai contar com intervenções de reputados investigadores do Reino Unido, Bélgica, Espanha e Portugal. Mark Upton, do English Institute of Sport, vai partilhar a sua experiência no desenvolvimento de treinadores e atletas, enquanto Grant Abt, docente na Universidade de Hull, abordará a importância da tecnologia no desporto e na saúde. A relação entre os efeitos do exercício e a actividade cerebral será explicada pelo investigador belga Romain Meeusen, ficando a discussão do custo-benefício na promoção do envelhecimento activo através do exercício a cargo do investigador espanhol Narcis Gusi.

A programação inclui ainda nomes como Bruno Travassos, Analiza Silva e João Beckert. “Procurámos apresentar temas que suscitem interesse académico e profissional, conjugando a investigação de alto nível e os profissionais da área do desporto e da actividade física”, refere Armando Raimundo, do departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora que está responsável pela edição deste ano do Congresso.

CIDESD

“Exercício e Saúde, Desporto e Desenvolvimento Humano”, o Congresso do CIDESD

Sob o mote “Exercício e Saúde, Desporto e Desenvolvimento Humano”, o Congresso do CIDESD está certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para creditação dos títulos de Treinador de Desporto, Director Técnico e Técnico de Exercício Físico.

Olhar retrospectivo sobre o Rio 2016

A 12 de Novembro, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, também vão marcar presença no Congresso Internacional do CIDESD, enriquecendo o debate em torno da prestação nacional nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.

Com início marcado para as 12h, esta mesa-redonda será moderada pelo jornalista desportivo Carlos Manuel Albuquerque. “Esperamos um debate frutífero e abrangente, que projecte o futuro, englobando os diversos intervenientes desportivos, o meio académico e o CIDESD”, antecipa Armando Raimundo.

Ao longo dos dois dias do Congresso, são esperadas mais de duas centenas de participantes oriundos de Portugal, Espanha e Brasil. “A edição de 2016 ajudará a consolidar o Congresso do CIDESD como um evento de referência no calendário nacional e internacional”, conclui o director Jaime Sampaio.

Visualize aqui a programação.

Parceiros