Como cuidar dos seus ténis de corrida?

tenis01Para os praticantes de corrida, a manutenção do material consiste principalmente em cuidar do seu calçado. Alguns gestos permitem prolongar a utilização, assegurando simultaneamente uma perfeita higiene.

Para Olivier Laboussole, chefe de produto de calçado na Kalenji, a primeira das precauções consiste em alternar a utilização de dois pares de calçado. “De forma, diz-nos, a deixar os componentes da sola intermédia recuperar da sessão de treino e permitir que o interior seque bem.”

Outro comentário imediato do técnico: ” Evitar a todo o custo lavar na máquina de lavar, o que pode levar a um descolamento de algumas partes do calçado e a uma dissolução dos pontos de cola. Também é possível que as malhas na parte superior do pé se rasguem.” Note que o interior tem tendência a deformar-se quando passa pela máquina de lavar. O conforto de utilização fica logicamente alterado.

Com um toque de humor, Olivier Laboussole assegura que a melhor forma de lavar o calçado de corrida é praticar a corrida na neve. “O efeito branqueador está assegurado!, exclama. Testei-o em várias ocasiões. “ Mas observa também: “Não há uma solução de limpeza miraculosa. O calçado suja-se. Principalmente a parte em malha de rede (parte superior do pé) que envolve o pé.”

É assim aconselhável utilizar uma escova ou uma escova de dentes macia e esfregar, evitando ser demasiado agressivo, em particular nos modelos de estrada (o calçado de trail é mais resistente).

A utilização de um pouco de água morna e de sabão (tipo Marselha) permite limpar os locais mais incrustados. Cuidado para nunca misturar produtos com lixívia com o líquido de limpeza. Por fim, é bom colocar papel de tipo mata-borrão ou papel de jornal no interior do calçado que acaba de ser lavado, para acelerar a absorção da humidade.

No que diz respeito à secagem, Olivier Laboussole recomenda deixar o calçado num local seco. “Mas, acrescenta, evitando o contacto muito próximo com uma fonte de calor, de tipo radiador, para não deformar a forma interior.”

tenisOutra necessidade: “Retirar a palmilha, ou seja, a sola amovível, para que seque em separado.” Várias vantagens em utilizar esta técnica: evitar a acumulação de humidade e o aparecimento de odores, mas também o desenvolvimento microbiano. Finalmente, esta palmilha mantém melhor a sua forma inicial quando seca em separado.

Última sugestão do chefe de produtos calçado da Kalenji: “Não deixar o par de sapatos de corrida no fundo do saco de desporto no fim do treino. Deve evitar-se deixá-lo fechado na humidade. Também tem o direito a respirar!”

Em resumo:

  1. Retirar a palmilha (sola interior, se for amovível)
  2. Utilizar uma escova ou uma escova de dentes flexível
  3. Esfregar, sem ser muito agressivo, com água morna e um pouco de sabão (tipo sabão de Marselha)
  4. Colocar papel de tipo mata-borrão ou papel de jornal no interior do calçado que foi lavado para acelerar a absorção
  5. Deixar secar à temperatura ambiente num local seco

A evitar:

  • Não lavar o calçado numa máquina de lavar, nem na máquina de secar
  • Não utilizar produtos com lixívia
  • Durante a secagem, evitar o contacto com uma fonte de calor, de tipo radiador, secador de cabelo ou ao sol, para não deformar o interior

Faça a boa manutenção do seu calçado de corrida para o conservar durante mais tempo e correr nas melhores condições!

Texto de: Kalenji
Fotos de: Miguel David

Parceiros