Correr entre a História e o Frio

espanhaSalamanca é uma cidade lindíssima e repleta de história.
Uma fantástica opção, para quem gosta de juntar turismo e corrida sem despender demasiado dinheiro. Foi o que alguns RunLovers decidiram fazer.

espanha01A meia maratona de Salamanca foi uma prova muito bem organizada e com um percurso na sua fase inicial muito bonito, com passagem pelos principais pontos turísticos desta maravilhosa cidade.

Foram alvo de visita, a belíssima praça central, a antiquíssima mas muito bem conservada universidade, as diversas igrejas e catedral, as ruas antigas repletas de recordações de outros tempos, muito limpas e bem recheadas de público animador, culminando e antes de entrar em espaços mais modernos, com a travessia de lendária ponte romana.

espanha02Ou seja, os primeiros kms deste desafio, foram vividos a percorrer história e mais história, num ambiente animado e fresquinho…muito fresquinho.

espanha03 espanha04

 

 

 

 

 

Para quem queira experimentar, deixo alguns pontos que me parecem os mais importantes a salientar na decisão e planeamento desta aventura:

  • Salamanca fica perto de Portugal e permite uma logística simples de deslocação… partilhar carros pode ser uma boa ideia. As portagens da A23 são muito elevadas… contem com isso;

espanha05

  • Espanha volta a ser, fora dos grandes centros como Madrid ou Barcelona, uma boa opção para a “carteira”… ataquem as tapas (o Restaurante de tapas “Taberna de Dionisos”, foi uma excelente opção qualidade/preço, repetimos 2 vezes);
  • Quem quiser realmente ir, deverá estar muito atento à abertura das inscrições… esgotam de imediato (em 2015 foram 19 horas e este ano em 8 horas esgotaram). O facto de ser uma prova em local histórico e com ruas apertadas, leva a organização a ter o cuidado de não deixar que as inscrições ultrapassem as 2.500, por forma a garantir a inexistência de atropelos na fase inicial;
  • A feira do evento, está bem localizada e a entrega de dorsais muito bem organizada, rápida e sem confusões;

espanha06

  • Atenção à escolha do hotel… se possível no centro, perto da partida/chegada, mas afastado da zona de bares… a animação académica é bastante audível em determinadas ruas e durante toda a noite;
  • Como não há acordo da organização da meia maratona com hotéis, não esqueçam de salvaguardar o “late checkout”, caso pretendam sair no dia da prova;
  • Como habitualmente em Espanha, a cidade de Salamanca recebe a meia maratona como mais uma bela festa e o público é fenomenal e está totalmente preparado para apoiar e ajudar, antes, durante e depois da prova;
  • Toda a área do bengaleiro, muito bem organizada, de fácil escoamento, quer na entrega, quer na recolha dos sacos;
  • A partida está muito bem preparada, com saída por tempos e numa larga avenida. Quando entramos em zonas mais apertadas, o pelotão já está disperso;
  • O trajeto não é fácil. Um início a descer, seguido por uma parte mais plana e depois toca a subir na sua parte final… ou seja, não são propriamente 21kms que permitam grandes performances de tempo;

espanha07

  • Os abastecimentos são basicamente líquidos, mas em bom número;
  • A chegada tem a animação habitual, com um speaker que vai referenciando quem chega entre um público sempre entusiasta;

espanha08

  • O clima, nesta altura do ano em Salamanca é muito frio… agasalhem-se. Este ano iniciamos a prova com um grau positivo e terminámos com seis graus positivos;

espanha09

  • A reportagem fotográfica promovida pela organização, é de recolha simples e grátis. Permite a quem corre, ficar com uma recordação da mesma, da passagem nas zonas mais conhecidas e da chegada.

espanha10Relativamente à 5ª edição da meia maratona cidade de Salamanca, a organização e os atletas de uma forma geral, consideraram a mesma um verdadeiro sucesso…eu do que pude observar e participar, também.

A excelente organização do evento esteve ao encargo por uma Comissão Organizadora independente e pelo Club Deportivo CAZABACHES, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Salamanca e da polícia Local.

Às 10:30 foi dado o tiro de partida, tendo minuto antes arrancado o único atleta em cadeira de rodas, Vicente Martin (muita coragem deste atleta em função do dificílimo desafio que se apresentava).

Apesar do difícil trajeto, foi batido o recorde de Espanha na categoria especial feminina de audição desabilitada para Sandra Marquez Burdallo (C. A. Zamora) com um tempo de 01:27:16.

Nas restantes categorias os resultados foram igualmente interessantes.
Os vencedores desta edição foram Antonio Díez (Capol) com um tempo de 01:09:31 e Gema Martín Borgas (clínica odontológica Seoane Pampin) com um tempo recorde de 1.18.00.

Foram também contempladas outras categorias, deixo aqui algumas delas, (se quiserem ter uma noção mais correta dos resultados podem visualizar os mesmos no site oficial da prova que se situa no final do texto):
– Cadeira de rodas, sendo o única participante Vicente Martín Calvo (atletas veteranos Salamanca);
– Deficientes de audição, 1º Rafael Almeida-Martínez Martínez em masculinos (Club Deportivo Leganés surdos) com 01:12:14 e Sandra Bullardo nos femininos;
– Deficientes visuais, 1º Francis Recio Mateo em masculinos, com um tempo de 01:28:10

Relativamente à armada RunLover, todos concluímos a prova, cansados, divertidos, sem lesões e com o objetivo mais que cumprido.

espanha11

Saliento a prestação do nosso Fernando Santiago, que acabou com um excelente tempo de 1:28:36, obtendo um fantástico 5º lugar do escalão VetM50.

espanha12Todos os participantes no momento da recolha do dorsal receberam um presente comemorativo (uma mochila) e um kit com os brindes habituais.
No final da prova, recebemos igualmente um saco com bebidas e mais alguns brindes.

Foi mais uma aventura magnífica e se nos for possível, é uma experiencia a repetir…bem agasalhados seguramente.

espanha13

Repito o que para mim nestas coisas das corridas é o mais importante, diversão, convívio, partilha, amizade e boa disposição…sem nunca esquecer a corrida e a permanente tentativa de superação (seja lá isso o que for, penso que neste caso cada um terá a Sua) …e com base nesta abordagem, considero que a nossa viagem a Salamanca, foi um grande sucesso.

Deixo os parabéns à organização e a todos os que participaram e concluíram a Sua meia maratona, seja lá ela o que tenha sido.

Fomos igualmente alvo de uma pequena reportagem, efectuada por parte da televisão que acompanhou o evento “Castilla y León Televisión (CYLTV)”…o que promove sempre alguns momentos divertidos.

espanha14

Da minha parte e para finalizar, fica o agradecimento a todos os que de alguma forma, tiveram para comigo e para os restantes RunLovers presentes uma palavra de ânimo, simpatia ou incentivo.
Em especial à Organização da Meia Maratona de Salamanca e à Estela López da orycronsport, pela forma simpática com que nos apoiaram e ajudaram desde o início com todo o processo de inscrição e logística, pois sem a Sua ajuda dificilmente teríamos conseguido estar presentes nesta festa.

Boas corridas, carregadas de boa disposição, convívio e animação, são os votos que deixo a todos os atletas de pelotão que como eu, vivem esta coisa das corridas como uma forma diferente, animada e saudável de aplicar o pouco tempo livre que vamos tendo.

[divide icon=”circle”]

Mais informações sobre esta prova aqui

[divide icon=”circle”]

Texto: Nuno Sentieiro Marques
Fotos: Edite Cunha Santiago / Organização da Meia Maratona de Salamanca

Parceiros