Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

CX A2D ergue a Supertaça pela primeira vez

O CX A2D, de Famalicão, conquistou, pela primeira vez a Supertaça, ao derrotar a Academia de Xadrez de Gaia, por 2,5-1,5, num encontro disputado na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

Este evento xadrezístico marcou o arranque da época 2017/2018 e foi organizada pela FPX com o apoio do Instituto Português do Desporto, Associação de Xadrez Distrito de Braga, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e do Clube Xadrez A2D.

Quatro horas e meia de jogo em que se viveram emoções fortes até ao último segundo!

CX A2D provoca surpresa na Supertaça de Xadrez

Os detentores da Taça de Portugal contrariaram o favoritismo, que era atribuído à partida à Academia gaiense – tricampeã nacional e já com oito Supertaças no pecúlio – e surpreenderam, principalmente através do triunfo parcial de Luís Romano sobre o grande mestre sérvio Aleksa Strikovic.

Dupla estreia para o Clube Xadrez A2D

A jovem equipa famalicense arrecadou, assim, mais um troféu, que junta à Taça de Portugal 2016/2017 e, em ambos os casos, o CX A2D é estreante na conquista das Taças superando de forma imperial a equipa AX Gaia que é atualmente tricampeã nacional (2014, 2015, 2016) e era trivencedora da Supertaça Nacional (2014, 2015, 2016).

Campeão Nacional André Sousa surpreendido por Luís Silva

Na primeira mesa, o mestre FIDE Luís Silva levou a melhor sobre o campeão nacional absoluto e mestre internacional André Ventura Sousa, o que valorizou ainda mais esta estreia vitoriosa na Supertaça do conjunto famalicense.

 

Resultado

Academia de Xadrez de Gaia – Clube de Xadrez A2D, 1,5-2,5.

Parciais

André Ventura Sousa ( MI, AX Gaia )-Luís Silva ( MF, Clube de Xadrez A2D ), 0-1;
Ivo Dias ( Clube Xadrez A2D )-Vladimir Petkov ( GM, AX Gaia ), empate;
Aleksa Strikovic ( GM, AX Gaia )-Luís Romano ( CX A2D ), 0-1;
Rui Pedro Gomes ( CX A2D )-António Fróis ( MI, AX Gaia ), 0-1.

Visualize o artigo sobre a Taça de Portugal.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta