Foram, ontem, 23 de maio, apresentados os últimos pormenores e atrativos (e revelam-se muitas novidades) dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal, que decorrem a 2, 3 e 4 de junho – nomeadamente sobre a Cerimónia de Abertura (a 2 de junho, 21h00, no Largo do Mercado Municipal 1° Maio, no Barreiro), um espetáculo, com apresentação dos artistas Wanda Stuart e o barreirense Júlio Mesquita, que se prevê memorável, repleto de luz, ação e animação, dando o mote para as várias competições que decorrerão, durante o fim-de-semana, em toda a Região.

 

Cerimónia de Abertura no Barreiro

A Cerimónia de Abertura, bem no centro da cidade do Barreiro, terá uma forte componente tecnológica, com várias projeções, e contará com atuações representativas de cada um dos nove municípios participantes. No final, Wanda Stuart cantará a “Canção do Mar”.

Com 24 modalidades, competições agendadas para Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, este evento, na sua 5ª edição, contempla, também, o desporto adaptado.

As novidades foram partilhadas em Conferência de Imprensa (CI), realizada no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.

A glória do futebol, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, o “Magriço” José Augusto – um dos quatro “patronos” desta edição dos JFRS, a par do treinador de futebol Paulo Fonseca, atualmente no Shakhtar Donetsk, da judoca olímpica Telma Monteiro e da atleta de Boccia, Rita Patrício – foi uma das presenças nesta CI, que contou com outras personalidades ligadas ao desporto, representantes dos municípios participantes/organizadores, da Associação de Municípios, Desporto Escolar, e do Movimento Associativo.

Momento marcante no desporto da região

Trata-se de um “momento marcante no desporto da região“, conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB). Para Carlos Humberto de Carvalho a promoção deste evento é o reflexo da intensa atividade desportiva/cultural da região. “Gostamos de trabalhar em conjunto“, “vamos mais longe“, disse. Na sua opinião, os JFRS permitem “chamar a atenção para o que se faz“, de uma “forma muito ampla”.

De acordo com o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, este evento “parte dos municípios” e caminha no sentido de se transformar “numa iniciativa verdadeiramente regional“. Com múltiplos parceiros, ela demonstra o dinamismo do Movimento Associativo, “um traço identitário da nossa região“.

Sobre a Cerimónia de Abertura, a Vereadora do Desporto da CMB falou de uma iniciativa dirigida a atletas mas, sobretudo, “dirigida a todos aqueles que queiram partilhar connosco este momento“. Regina Janeiro apresentou a APP dos JFRS – desenvolvida para Android, com inúmeras informações úteis para todos os interessados no evento, que trabalha offline, com acesso a dados mínimos, e uma funcionalidade ligada ao GPS –, complementada pelo CEO da Albatroz Digital, Carlos Santos.

Queremos dar mais magia a este momento

Queremos dar mais magia a este momento“, afirmou Paulo Magalhães, da PMP Eventos, explicando pormenores do espetáculo. “Cada vez mais o desporto está ligado à tecnologia“, disse. Com a projeção na fachada de um edifício da Avenida Alfredo da Silva, artéria central da cidade do Barreiro, “vamos ter momentos performáticos“, “não diria arriscados mas surpreendentes”, explicou.

Antes de encerrar a sessão, o Vereador da Câmara Municipal de Almada, António Matos, lançou o convite para que todos acorram ao Barreiro, dia 2 de junho, para a Cerimónia de Abertura, para ficarem “inebriados com o festival de magia”.

Vinte e quatro modalidades com desporto adaptado

Este mega evento, dirigido a jovens, de ambos os géneros, nascidos entre 2001 e 2005, de acordo com a especificidade de cada modalidade, é considerado um “ponto alto” da atividade desportiva da Região, no que à formação diz respeito, movimenta muitos milhares de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e outros elementos do staff, aos quais se junta o muito público que acompanha as 24 modalidades.

Trata-se de um evento que congrega a prática desportiva ao nível do movimento associativo com a atividade do desporto escolar.

Parceiros