Doroteia Peixoto – Uma atleta desde os 10 anos de idade

Atleta

A colaboradora Valquíria Silva de O Praticante esteve à conversa com a vencedora da 3ª meia-maratona de Barcelos Doroteia Peixoto, atleta dos Amigos da Montanha.

Doroteia Peixoto iniciou-se como atleta aos 10 anos

Doroteia Peixoto, Atleta dos Amigos da Montanha, 33 anos, nasceu a 7/04/1983 e é natural de Felgueiras. Iniciou-se no atletismo com apenas 10 anos de idade.

Teve como grande inspiração a sua prima Helena Sampaio, também atleta que chegou a representar Portugal na Maratona dos Jogos Olímpicos de Sidney .

Recorde-se que Helena Sampaio estreou-se nos Jogos Olímpicos aos 30 anos, na Maratona, em Atenas no ano de 2004. Com vários títulos obtidos nomeadamente no Corta-Mato. Também venceu a Maratona de Amesterdão em 2003 com uma marca de 2:28:06,sagrando-se a 4ª melhor Portuguesa na prova.

Atleta

Iniciou a sua carreira no União da Várzea (Felgueiras) e posteriormente representou vários Clubes como Joane, Sportzone Running Team. Em 2013, passou a representar o Sporting Clube de Portugal, na temporada seguinte transferiu-se para o Maratona clube de Portugal.

Doroteia, “fundista nata”, fez parte da Seleção Nacional que ficou em 2º lugar na Taça da Europa dos 100.00 m, concluindo a prova no 24º posto em 2011, também participou no Campeonato europeu de Corta Mato tendo obtido o 31º lugar.

Campeã da Wings for Life Word Run edição portuguesa

Já no ano de 2015 obteve a sua mais inesperada conquista quando estando ainda a recuperar da Maratona de Hamburgo, participou na Maratona Wings for Life Word Run, Edição Portuguesa onde sagrou-se Campeã! Este ano A WINGS FOR LIFE WORD RUN estará de volta a Portugal no dia 8 de maio 2016.

Ainda em 2015 veio a prova dos 15 Km da “Family Race”, prova incluída na Maratona do Porto onde obteve o tempo de 53:50.

Já este ano de 2016, Doroteia Peixoto obteve o 2º lugar na Meia Maratona de Viana do Castelo, obteve o 5º lugar com o tempo de 2:36:01 (Record Pessoal) na maratona de Sevilha, venceu pelo segundo ano consecutivo a edição da Corrida do Pai, na cidade do Porto com o tempo de 33:31 e finalmente vence a 3ª Edição da Meia Maratona de Barcelos com o tempo de 1:15:33.

A Atleta dos Amigos da Montanha fala-nos um pouco de si respondendo a algumas questões:

O Praticante: O que achaste desta 3ª Edição da Meia Maratona de Barcelos de Barcelos?

Doroteia Peixoto: A meia Maratona de Barcelos é uma corrida que me diz muito pelo facto de ser organizada pelo meu clube e se desenrolar pelas principais artérias da cidade de Barcelos, com uma organização irrepreensível.

O Praticante: Qual a tua distância de corrida preferida?

Doroteia Peixoto: Gosto particularmente de corridas a partir dos 10 km.

O Praticante: Qual a prova que mais te marcou?

Doroteia Peixoto: A conclusão da minha primeira maratona.

O Praticante: Tens algum “ídolo” na área do Desporto?

Doroteia Peixoto: Não tenho ídolos, apenas atletas que admiro.

O Praticante: Tens algum conselho aos iniciantes de corrida e Atletas de Pelotão?

Doroteia Peixoto: Julgo importante os atletas de pelotão procurarem em primeiro lugar um médico especializado que avalie a sua condição física, de seguida devem procurar um bom aconselhamento técnico adequado. E então, aí sim, devem entrar nas competições.

Mas o objetivo primordial é divertirem-se e promover hábitos de vida saudáveis.

O Atletismo deve ser encarado como uma festa onde o nosso maior adversário somos nós, sem rivalidades exacerbadas, respeitando o próximo e promovendo assim o desporto salutar.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Valquíria Silva

Parceiros