Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Fernanda Ribeiro uma referência do atletismo Nacional

Foi com um sol de outono a lembrar os dias soalheiros do verão, que no passado domingo 8 de outubro 2017, decorreu a 4.ª edição da Corrida Fernanda Ribeiro na Cidade da Maia.

Fernanda Ribeiro

Fernanda Ribeiro nascida a 23 de junho de 1969, teve o seu momento histórico quando a 3 de agosto de 1996, no Estádio Olímpico de Atlanta, na final dos 10.000 metros, cortava a meta à frente de Wang Junxia, obtendo a medalha de ouro.

A medalha semelhante foi entregue aos participantes da Corrida com o seu nome.

Fernanda Ribeiro continua no atletismo, uma referência para os mais jovens e menos jovens, para os que agora se iniciam no atletismo, e ela sente-se orgulhosa de contribuir para que muitos pratiquem desporto, nomeadamente esta modalidade.

A Academia Fernanda Ribeiro existe vai para três anos, e é onde esta lenda do atletismo nacional atualmente passa parte da sua vida.

Corrida Fernanda Ribeiro

Trata-se de uma organização da Academia Fernanda Ribeiro e da EventSport que tem como finalidade estimular a prática desportiva como elemento como elemento da promoção da saúde e da qualidade de vida.

Fernanda Ribeiro
Fernanda Ribeiro

 

A prova consiste numa corrida em meio urbano com a distância de 10 km e uma caminhada denominada Caminhada Solidária Refood de 4 km. Parte das inscrições revertem a favor da Refood Maio Centro.

Este ano a 4.ª edição da prova integrou a Liga Allianz Running Record.

Trata-se de uma liga nacional composta por 18 provas que decorrem em 18 distritos de Portugal Continental dos 10 aos 26 km e com níveis de dificuldade diferentes selecionadas em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo.

A concentração dos atletas ficou marcada para as 9 horas junto à Câmara Municipal da Maia, onde por voltas 10 horas seria dado o tiro de partida.

O evento reuniu cerca de 700 atletas na prova competitiva e centenas de participantes na vertente mais lúdica: a caminhada.

O trajeto tem um grau de dificuldade médio ora com descidas ora com subidas não existindo um percurso completamente plano.

Tecnicamente a prova esteve sem falhas, tanto na entrega dos dorsais, como nos abastecimentos e como na entrega da medalha no final da prova.

Em masculinos venceu Diogo Pinto

Em termos competitivos Diogo Pinto – Nascidos para Correr foi o grande vencedor da 4.ª edição da corrida com o tempo de 33min55seg. Pedro Magalhães, da AMA – Associação Mondim Atletismo cortou a meta em segundo lugar com o tempo de 34min17seg e Nuno Amado – Sporting Clube de Portugal completou o pódio masculino ao terminar com o tempo de 34min45seg.

Jéssica Augusto do Sporting CP a vencedora feminina

Do lado feminino foi a atleta Jéssica Augusto, do Sporting CP que venceu esta edição ao terminar a corrida em 34min43seg. Em segundo lugar Susana Godinho, colega de equipa de Jéssica, com o registo de 36min02seg.. Finalmente Justyna Wojcik obteve o terceiro lugar com o tempo de 38min16seg.

Dose dupla no pódio para o OPraticante.pt

Equipa OPraticante.pt/A.D. Amarante Obtém 3.º lugar por equipas

A equipa OPraticante.pt / Associação Desportiva Amarante Atletismo obteve o terceiro lugar por equipas, demonstrando que a parceria está a dar os seus frutos, à sua frente ficou a equipa do Sporting Clube de Portugal em 1º lugar, com a Academia FR a obter o 2º lugar.

Pódio Vet 45

Participaram na equipa os atletas Manuel Vieira (38.º Geral / 3º Escalão Vet 45 com 40min14seg), Carlos Queirós (40º G / 13º Sénior com 40min22seg), Miguel Queiros (47.º G / 8º Vet 35 com 41min14seg), Jorge Oliveira (71.º G / 10º Vet 40 com 43min) e António Gonçalves (298.º G / 43º Vet 50 com 52min35seg).

Equipa OPraticante.pt/A.D. Amarante

Filomena de OPraticante.pt vence em F60

Filomena Correia foi a vencedora do escalão F60, com 1h09m23s, mostrando claramente a sua evolução nas provas da Eventsport, começou com um 4º lugar a dois minutos da 1ª classificada em Gondomar, depois um 3º lugar em Leixões, um 2º lugar na Corrida da Républica no passado dia 5 e agora o ambicionado 1º lugar, premeia o esforço desta jovem atleta que nos representa.

Filomena Correia – OPraticante.pt

Evento no facebook.

Texto: Davide Pinheiro
Fotos: Eventsport

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta