Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Festival Internacional faz da Maia a Capital do xadrez

Todos os caminhos do xadrez vão dar à Maia, a Capital do xadrez entre os dias 14 e 22 de julho, com a realização de um Festival Internacional, que integra, entre outros eventos, a Final a Quatro da Taça de Portugal, a final dos Campeonatos Nacionais das 1.ª, 2.ª e 3.ª Divisões e um torneio internacional, com a presença de mestres consagrados.

Maia Capital do xadrez recebe Festival Internacional

O festival arranca no sábado, dia 14, dia em que se jogam, nas instalações da Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, as meias finais da Taça de Portugal e, no jardim contíguo à escola e à Junta de Freguesia de Gueifães, o Torneio Jovem Festival de Xadrez da Maia.

Nas meias finais da Taça de Portugal, o Grupo de Xadrez do Porto defronta a Académica de Coimbra, enquanto no outro duelo medem forças a Escola de Xadrez do Porto e o Clube de Xadrez A2D, o detentor do troféu. Ao mesmo tempo, mas ao ar livre, desenvolver-se-á o torneio jovem, destinado a jogadores nascidos depois do ano 2000.

Clube de Xadrez A2D Campeão Nacional Taça de Portugal de Xadrez 2017

Taça de Portugal

No domingo, dia 15, no mesmo local do torneio Jovem, a partir das 10 horas, as peças movimentam-se nos tabuleiros para o Torneio Internacional, que contará com a participação de vários jogadores titulados e deverá ter a presença de uma centena de especialistas de partidas semirrápidas. A partir das 15 horas teremos a final da Taça de Portugal.

O Nacional da 1.ª Divisão arranca no dia 16, na Escola Príncipe da Beira, e estender-se-á até ao dia 22. Em jogo estará o título nacional – na posse da Academia de Xadrez de Gaia – e os conjuntos presentes apresentarão mestres de nomeada. Será um dos torneios mais fortes de sempre em Portugal, que deverá conceder a possibilidade de obtenção de normas de grande mestre nos dois primeiros tabuleiros.

Simultaneamente com as duas jornadas finais da 1.ª Divisão, nos dias 21 e 22, entrarão em ação as equipas apuradas para as finais das 2.ª e 3.ª Divisões, para a discussão dos respetivos títulos.

Torneio noturno de partidas rápidas

Capital do xadrezMas o Festival Internacional não se fica por aqui, pois ainda oferece um torneio noturno de partidas rápidas, no dia 18, no centro da Maia (na Praça Dr. José Vieira de Carvalho) e desenvolve atividades paralelas, como um congresso dedicado ao tema “Do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica”, a realizar no dia 20, no auditório de “O Amanhã da Criança”, e um curso de árbitros.

Este megaevento realizado na Maia, Capital do xadrez, é organizado sob a égide da Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, da Associação de Xadrez do Porto, da Academia de Xadrez da Maia e de “O Amanhã da Criança”.

Texto / Fotos: FPX

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta