Fim de semana em grande com o circuito Ori Alentejo e Iº Trail de Estremoz

No fim-de-semana de 7 e 8 de Março, Orientação e Trail estiveram de mãos dadas, numa iniciativa do GafanhOri – Clube de Orientação da Gafanhoeira e Arraiolos, bem assim como do COAAL – Clube de Orientação do Alto Alentejo, que fez de Estremoz neste fim de semana, a cidade do desporto ao ar livre.

Não obstante a presença de um sol brilhante, foi o grená e cinza, cores do GafanhOri, que mais brilharam, levando de vencida os principais escalões de competição quer na Orientação, quer no Trail.

36 GafanhOtos no regresso do Circuito Ori-Alentejo

O Circuito Ori-Alentejo teve em 2015 a 1ª etapa em Estremoz, em zona de floresta a Este da cidade, realizada ao início da tarde, num mapa com bastantes detalhes rochosos e de vegetação diversa, que colocaram à prova as qualidade de navegação dos atletas presentes.

No escalão difícil masculino, Tiago Romão e Manuel Horta, ambos do GafanhOri, superiorizaram-se ao já campeão do mundo de distância média, Edgars Bertuks, tendo sido 1º e 2º classificados respetivamente. Em difícil feminino todo o pódio foi colorido de grená e cinza, com Raquel Costa em 1º lugar, vencendo Rita Rodrigues e Inês Pinto, 2ª e 3ª respetivamente, todas elas atletas do GafanhOri.

Destaque para a vitória em médio masculino, o jovem António Horta (GafanhOri) por escassos segundos sobre os veteranos Acácio Porta Nova (CPOC) e Joaquim Patrício (CN Alvito). Em médio feminino a vitória sorriu à sueca Asa Kindlundh a representar o Alfta Osa OK, sendo Ana Salgado e Isabel Barra, ambas do GafanhOri, 2ª e 3ª respetivamente.

No escalão fácil masculino Matheus Roichman (CN Alvito) foi o vencedor, sendo a dupla Marta Cunha e Moisés Cardoso, atleta mais habituado às corridas de estrada e às lides do trail, ambos estreantes em Orientação, a representar aqui O Praticante, 2ºs classificados, cabendo o 3º lugar a Pedro Fernandes (COAAL). Em fácil feminino o pódio foi também todo ele dominado pelo GafanhOri, cabendo a vitória à dupla Maria Bolas e Palmira Valério, seguidas de Maria Adelaide e Alexandrina Reto, 2ª e 3ª respectivamente.

Destaque ainda para a vitória de Miguel Reto, o mais jovem gafangOto, em escalão de iniciação.

Tiago Gingão Leal, rei dos sprint’s

Pelo anoitecer, no centro histórico da Cidade de Estremoz, realizou-se a prova de orientação nocturna – Open de Estremoz – prova urbana por entre ruas, ruelas e zona circundante ao castelo e às suas muralhas.

A confirmar as excelentes prestações em provas de sprint, o atleta do GD4C, natural de Arraiolos, Tiago Gingão Leal levou de vencida, o escalão de difícil masculino, seguido de Manuel Horta e Tiago Romão, ambos do GafanhOri.

No escalão de difícil feminino a grande vencedora foi Rita Rodrigues, (GafanhOri), seguida de Inês Domingues (COC), sendo o escalão médio masculino, vencido por António Horta (GafanhOri) , ocupando Duarte Mendes (Clac) e Jorge Santos (Coala), os segundo e terceiro lugares no pódio. Ana Pinto e Sofia Pinto (Natura) ocuparam respectivamente os primeiro e terceiro lugares e Assunção Almeida (GafanhOri), ficou em segundo lugar, no escalão médio feminino.

Em fácil masculino o vencedor foi Pedro Fernandes (CLAC), seguido do estreante em Orientação, e atleta regular de Trail, Augusto Pires (O Praticante), enquanto Abílio Barbas (Coaal) ficava pelo terceiro lugar. Grande destaque para o pódio em fácil feminino, dominado pelas atletas de O Praticante, sagrando-se vencedora atleta mais jovem, Paula Pires, a que se lhe seguiram Carmen Henriques e Ana Bernardo, as últimas também atletas regulares de trail running e as três estreantes em Orientação, que segundo revelaram, ficaram bastante agradadas com a modalidade.

Encerrou assim a 1ª etapa do Circuito Ori-Alentejo, em ambiente de festa e aplausos entre todos os participantes.

Tiago Aires e Raquel Costa mais fortes no I Trail (Running) Cidade de Estremoz

No Domingo, a cargo do COAAL – Clube de Orientação do Alto Alentejo, com o Apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da União de Freguesias de Estremoz, esteve a organização do I Trail Cidade de Estremoz, evento apadrinhado pelo atleta Joaquim Adelino e realizada em trilhos e estradões sinalizados, por montes vales e ribeiros, em piso irregular nos terrenos circundantes à cidade de Estremoz e pelas encostas da Serra D’Ossa

Uma vez mais o dia de domingo amanheceu solarengo para gáudio de todos os presentes e pelas 7 horas já a cidade se organizava para receber os cerca de 500 participantes no evento de Trail, procedendo-se à entrega dos dorsais que ainda não haviam sido recolhidos pelos participantes no dia anterior no pavilhão gmnodesportivo, que inclusive proporcionou a possibilidade de todos quantos quiseram por lá pernoitar.

A Prova distribuiu-se por duas distâncias, a saber K30 e K15, havendo ainda uma caminhada, organizada pelo município.

Na praça do município, pouco depois das 9h, foi dada partida para ambas as distâncias iniciando-se assim a corrida, cujo percurso na parte inicial permitiu desde logo que os atletas se fossem distanciando uns dos outros, fluindo assim livremente.

Um percurso dominado pelo montado alentejano, percorrendo estradões, terrenos agrícolas e onde não faltou, para além da travessia de ribeiros, o percorrer em si mesmo o leito de um ribeiro, para satisfação de uns e arrepios de outros, atendendo à generosa distância percorrida e à profundidade, em alguns pontos, do mesmo.

A separação dos percursos deu-se pelo Km 7, e se até aí a altimetria não se fazia sentir, a partir da referida separação, o percurso K30 contou com aproximadamente um desnível positivo de 700 metros e o K15 com cerca de metade, portanto uma prova bastante corrivel, possibilitando a obtenção de boas marcas de tempo de prova.

Os percursos encontravam-se bem marcados, não suscitando em qualquer momento, como se espera, dúvidas quanto à direcção a seguir. Os abastecimentos, servidos por elementos da organização simpáticos e disponíveis, verificaram-se em quantidade e qualidade suficientes, adequados à natureza do evento.

O Gafanhori, que marcou presença com uma forte participação dos seus atletas de Orientação, esteve em enorme destaque neste 1º Trail Running Cidade de Estremoz ao levar de vencida a geral de 3 dos 4 escalões em disputa, o que culminou com uma vitória coletiva no evento.

Tiago Aires (GafanhOri) percorreu em 2h09:29 os 30 kms vencendo assim a mais longa prova em disputa. Manuel Horta foi 2º classificado com apenas mais 2:09 e Tiago Romão viria a ser 4º classificado na geral e 3º sénior masculino.

No sector feminino, Raquel Costa (GafanhOri) venceu os também 30 km no tempo de 2h51:39. A também gafanhota, Isabel Barra foi 5ª classificada em F45.

Na prova de 15 km o vencedor foi o também orientista, Tiago Leal com 1h02:41, tendo os gafanhotos José Canoa e Domingos Martins sido 15º e 60º sénior masculino respetivamente. Em femininos, Rita Rodrigues venceu a prova de 15 kms de forma categórica com o tempo de 1h27:49, tendo participado em escalão sub-23, enquanto Inês Pinto foi 5ª classificada em seniores femininos.

Ficou assim ordenado o Pódio, nos principais escalões e distâncias:

K30 Geral Masculinos:
1º – Tiago Aires (Gafanhori)- MSeniores – 2h09:29 2
2º – Manuel Horta (Gafanhori) – MSeniores – 2h11:38
3º – Ezequiel Lobo (Bombeiros Voluntários de Monte) M40 – 2h14:46

K30 Séniores Masculinos:
1º – Tiago Aires (Gafanhori)- MSeniores – 2h09:29 2
2º – Manuel Maria Mexia de Almeida (Gafanhori) – MSeniores – 2h11:38
3º – Tiago Romão (Gafanhori) – MSeniores – 2h19:43

K30 Geral Femininos e K30 Seniores Femininos:
1º – Raquel Costa (Gafanhori) FSeniores – 2h51:39
2º – Carla Cristina (CN Alvito) FSeniores – 3h07:56
3º – Carmen Henriques (Aminhacorrida/SKECHERS) FSeniores – 3h13:23:

Mais resultados em http://orialentejo.wix.com/orialentejo ou http://acorrer.pt/eventos/concluidos_view/559

Texto por: Isabel Barra e Tiago Romão
Fotos por: Gafanhori e COAAL

Parceiros