Franceses autoritários em Sangalhos

A seleção francesa dominou completamente o segundo e último dia de competição do Troféu Internacional Litério Marques, que decorreu este fim de semana no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Os gauleses venceram três das quatro corridas de elite do programa deste domingo.

A jovem estrela em ascensão Benjamin Thomas, 20 anos, já medalhado em europeus e mundiais, em scratch e corrida por pontos, está a reconverter-se em especialista de omnium, tendo dominado completamente o concurso deste fim de semana. O segundo foi o suíço Claudio Imhof, ficando a última vaga do pódio reservada para o polaco Adrian Teklinski. João Matias (W52-Quinta da Lixa), quarto classificado, foi o melhor português.

A competição feminina de omnium contou com duas francesas nos postos cimeiros. Laurie Berthon venceu, seguida da compatriota Pascale Jeuland. A terceira classificada foi a norueguesa Anita Yvonne Stenberg.

A corrida de keirin masculina foi a única que escapou aos franceses. O bicampeão mundial da especialidade, François Pervis, lançou o sprint de muito longe, a duas voltas do final, mas o compatriota Quentin Lafargue não conseguiu concluir o trabalho. O vencedor acabou por ser o checo Robin Wagner, seguido por Lafargue e por Pervis.

A vice-campeã europeia de keirin, Virginie Cueff, confirmou o favoritismo e impôs-se com autoridade perante as rivais. A segunda classificada foi a espanhola Helena Casas (GN6 Track Team), enquanto a ucraniana Lyubov Basova fechou os lugares de honra.

À margem da competição internacional, disputaram-se provas de juniores. Entre os rapazes, dominou o francês de ascendência portuguesa Miguel do Rego (Tean 94), vencedor do scratch e da corrida por pontos.

Os sucessos foram repartidos no setor feminino. Andreia Alves (UDO/Academia Joaquim Agostinho) impôs-se em scratch, enquanto Natacha Carapeto (Areias S. João/5Quinas) foi a maior forte na corrida por pontos.

O ciclismo regressa ao Velódromo Nacional no dia 16 de janeiro, data do Critério José Bento Pessoa.

François Pervis e Adrian Teklinski entram a ganhar

ciclismoO francês François Pervis e o polaco Adrian Teklinski foram os nomes em destaque na primeira jornada do Troféu Litério Marques.

François Pervis, que tem um currículo recheado com seis títulos mundiais em três disciplinas diferentes de pista, impôs-se categoricamente em velocidade. Na final, perante o compatriota e companheiro de seleção Quentin Lafargue, puxou dos galões e venceu em duas mangas. O terceiro foi o espanhol Sergio Aliaga (Reyno de Navarra/WRC).

O polaco Adrian Teklinski repetiu o triunfo na prova de scratch que já conquistara na edição anterior do Troféu Litério Marques, há um ano. O corredor que chegou a Sangalhos transportando na bagagem a recente medalha de bronze no Europeu, foi o mais rápido numa corrida electrizante, repleta de ataques e disputada sempre em ritmo elevado.

Adrian Teklinski foi acompanhado no pódio pelos suíços Claudio Imhof e Loic Perizollo, segundo e terceiro, respetivamente. O melhor portugu~es foi João Matias (W52-Quinta da Lixa), quarto classificado.

A corrida feminina de scratch foi menos movimentada, sendo ganha pela italiana Annalisa Cucinotta, sétima do ranking mundial. Seguiram-se, por esta ordem, a norueguesa Anita Yvonne Stenberg e a ucraniana Ganna Solovey.

A final feminina de velocidade assistiu à clara supremacia da francesa Virginie Cueff, que confirmou o favoritismo que lhe era dado pelo 13.º lugar no ranking mundial. A espanhola Helena Casas (GN6 Track Team) foi a segunda e a ucraniana Lyubov Basova fechou o pódio.

O francês Benjamin Thomas venceu as três primeiras provas, disputadas neste sábado, e segue destacado na frente da geral. O melhor português é Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), na sétima posição. Entre as mulheres, são também as gaulesas que se destacam, com Laurie Berthon e Pascale Jeuland nos dois primeiros postos. Ana Azenha, décima, é a melhor lusa.

Texto e foto de: F.P.C.

Parceiros