Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Free Trail Running Vilar de Perdizes em grande

No passado dia 6 de setembro realizou-se o “Free Trail Running Vilar de Perdizes”. Este evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas na capital do misticismo. A iniciativa teve três percursos: longo (30 Km), curto (15 Km) e caminhada (12 Km).

Os apaixonados pela corrida de montanha puderam optar por um trilho curto, cerca de 15 Km, que passou pelas aldeias à volta de Vilar de Perdizes, Santo André e Solveira, ou então, um trilho longo de 30 Km, que implicou a subida à emblemática serra do Larouco.

A caminhada utilizou um trilho há muitos anos usado como rota do contrabando. Neste sentido, os dinamizadores recriaram o espírito vivido noutros temos, através de uma encenação teatral em vários momentos do percurso.

Este acontecimento teve um enorme sucesso. Houve elogios à organização, ao percurso, à sinalização, à marcação, à segurança e ao apoio do pessoal do staff. Os participantes foram surpreendidos com inovações que não são habituais em provas desta natureza, nomeadamente, a marcação do terreno, ecológica e definitiva. De realçar que toda a marcação foi realizada com estacas de madeira, perfeitamente integradas na paisagem e que poderá ser útil para futuros treinos de corrida, BTT ou até mesmo caminhada. Ao longo do trilho, juntamente com a marcação, existiu sinalética com indicação de zona de perigo, bem como da distância prevista até ao abastecimento mais próximo e para o fim do percurso. Os atletas foram acompanhados por duas enfermeiras em veículos 4×4 e um veículo da Cruz Vermelha.
Todos os participantes tiveram aos abastecimentos programados e bastante completos, a um banho quente no fianl, massagens e outras terapias, refeição, bebidas e seguro, tudo isto sem qualquer custo para os participantes

Queremos ainda destacar que o “Free Trail Running Vilar de Perdizes” contou ainda com a participação das mais variadas valências na área da medicina natural, tanto a nível de serviços terapêuticos (Osteopatia, Acupuntura, Massagem e Naturopatia) de apoio, antes, durante e depois da prova, como a nível educacional, com a participação do IPN – Instituto Português de Naturologia e da Escola de Medicina Natural no congresso de Medicina Popular. O representante da Escola, o osteopata Nuno Vieira, apresentou uma palestra, no dia anterior, subordinada ao tema: A Osteopatia na Medicina Desportiva, oferecendo uma mais-valia ao Congresso de Medicina Popular.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Mauro Fernandes

    Foi uma honra ter tão ilustres atletas em Vilar de Perdizes no nosso evento, temos a agradecer todos os nossos Parceiros, que destacamos a Câmara de Montalegre o Ecomuseu do Barroso, a Cruz Vermelha de Montalegre, a Minho Aventura e a e todos os seus atletas. Nos apoios contamos com a presença do Trail de Portugal e Loja Trail Run, Getgreen Mobie, o grupo Muralhas BTT (que deram suporte durante a corrida), a Casa Laborada (na pessoa do Domingos Barros, responsável pela caminhada) o Grupo Desportivo de Vilar de Perdizes que garantiu os banhos quentes. Agradecer ainda a todo o staff que foi incansável, constituído por experientes profissionais na organização de eventos, atletas, terapeutas,…
    Nota: Um agradecimento especial às gentes de Vilar de Perdizes que receberam com carinho e dedicação os nossos atletas e foram uma inspiração para nós, O incansável Padre Fontes e especialmente ao Padre António Joaquim Dias que foi preponderante para o sucesso do Evento.

    Obrigado a todos e prometemos voltar!
    Mauro Fernandes e Bruno Dias

Deixe uma Resposta