Galo Night Run ilumina as ruas de Barcelos

Galo Night Run

Estamos no Verão, a época desportiva terminou e é tempo de desfrutar, mas sem deixar de descurar os treinos. Por esta altura, é sempre agradável uma corrida nocturna a uma temperatura amena. Para satisfazer esta pretensão dos atletas e juntando a ela a animação que um fim-de-semana de Verão requer, eis que acontece a Quinta & Santos Galo Night Run.

A Quinta & Santos Galo Night Run aconteceu este Sábado (14) de julho pelas 22:00 horas na cidade de Barcelos e foi uma organização dos Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos.

 

A completar o evento nocturno estava um percurso de dez quilómetros que podia ser completado numa corrida cronometrada ou então num ritmo mais calmo numa caminhada sem carácter competitivo. A prova tinha uma vertente solidária em que um euro de cada inscrição revertia para o tratamento da Carlota.

Uma noite de festa como esta, teve a presença da equipa de Opraticante.pt e agora apresentamos as notas sobre o evento.

 

Percurso desafiante por entre ruas e monumentos de Barcelos

O desafio proposto aos atletas era um percurso de dez quilómetros que levaria os atletas por vários locais de interesse da cidade de Barcelos.

Com partida e chegada na ponte medieval, logo após a partida na ponte, os atletas subiam em direção à igreja matriz da cidade e por entre muito público, descer para percorrer as vias estreitas do jardim da marginal junto ao rio Cávado e o local onde acontece o festival milhões de festa.

O acesso para o centro da cidade foi feito por entre os corredores da escola secundária e depressa os atletas passavam por entre as ruas anexas ao campo da feira e com passagem junto ao templo do Senhor da Cruz, naquele que é talvez o cenário que melhor ilustra a cidade barcelense.

Os últimos quilómetros de prova faziam os atletas irem em direcção ao IPCA e depois de percorrerem um grande corredor do Instituto Politécnico regressavam para junto das margens do Cávado. Após atravessarem a ponte nova da cidade tinham à sua frente o segmento mais exigente da prova que era paralelo a margem do rio num percurso de terra solta até junto da zona de chegada.

 

 

Ultimo quilómetro

O último quilómetro fazia os atletas passarem por debaixo da ponte medieval e entrarem no recinto dos jogos do Rio que neste mês de Julho enchem o areal e depois de ultrapassarem o rio através de uma ponte móvel tinham de subir novamente e só depois acelerarem para terminarem a prova em cima da ponte medieval.

Em resumo, os atletas que participaram na prova tinham pela frente um percurso com as suas dificuldades, sempre rolante e com desafios a serem propostos.

Subidas e descidas foram constantes, escadas teve quanto baste, passagens junto a natureza também não foram esquecidas e claro, alguns troços eram junto a monumentos de destaque da cidade e por duas vezes até se correu dentro de corredores de escolas da cidade.

Vencedores

Atletas da casa vencem respectivas competições

A Galo Night Run teve somente vencedores absolutos no escalão masculino e feminino e as duas classificações tiveram como vencedores atletas que representam os Amigos da Montanha.

Augusto Costa vencedor masculino

Augusto Costa vence competição masculina

O grande vencedor da 5ª edição da Galo Night Run foi Augusto Costa com um tempo de 37:12min. Na segunda posição e a somente seis segundos do vencedor ficou Fernando Grilo. Na terceira posição e já afastado dos dois primeiros ficou Pedro Torres do VidaAtivaRunners com 41:44min.

Doroteia Peixoto triunfa no sector feminino

Na competição feminina da Galo Night Run, a vencedora foi Doroteia Peixoto com um tempo de 43.10min. Na segunda posição ficou Cecília Mouta dos bracarenses Dumiense Xallenge Runners com 44.01min e no terceiro posto, Maria Melo com 47.56min.

A edição deste ano da Galo Night Run repete assim os vencedores da edição de 2015.

Opraticante.pt

A equipa de Opraticante.pt esteve representada por Patrícia Silva (251º geral /46º escalão) – 1:02:59 e Nuno Fernandes (250º geral / 205º escalão) – 1:02:59.

E Barcelos encheu-se de luz

Chegando cedo a Barcelos para se proceder ao levantamento do dorsal já se notava a azáfama que tomava conta do largo do antigo quartel dos bombeiros de Barcelinhos. A música já se fazia sentir e já se montavam as estruturas para auxiliar o evento. Por este altura, ainda não se previa o cenário de beleza que mais tarde ia tomar conta do espaço.

O levantamento do dorsal aconteceu na sede dos Amigos da Montanha e num espaço diferenciado para levantamento e novas inscrições, a espera foi reduzida e logo se levantou o dorsal e chip que vinha dentro de um saco plástico juntamente com uma t-shirt técnica cor de laranja alusiva ao evento, um pequeno sinalizador luminoso, voucher promocional e ainda senhas para o levantamento no final da prova de uma bebida e de uma bifana. Para um preço de inscrição médio de dez euros o que foi entregue aos atletas está a um nível aceitável.

À medida que a noite caía sobre a cidade, os presentes davam conta do fantástico ambiente que se criou para a prova. As margens do rio estavam iluminadas com centenas de círios e o local de partida cheio de efeitos visuais e de som e com a presença de alguns figurantes trajados a rigor.

Não só nesse local, havia iluminação, no castelo em frente à ponte medieval, a iluminação estava a um nível altíssimo e com a presença no topo de um palco para os instrutores de zumba que a partir das 21:30 horas deram uma mega aula aos presentes.

Mega Aula de Zumba

A aula proporcionada aos presentes encheu o largo de animação. Mesmo com algumas dificuldades inerentes à localização distante dos instrutores, muitos aderiram à aula e foi bonito ver o local todo a dançar quase todo em simultâneo, pois nem todos levam jeito para a dança. Para quem não queria dançar, ia ao stand das pinturas faciais para se pintar a rigor para o certame.

À medida que as 22 horas iam se aproximando, o local de partida ficou apinhado de gente e de tal forma que alguns dos participantes da corrida cuja partida acontecia já no interior da ponte tiveram alguma dificuldade para conseguirem entrar no local.

Muitos mais eram os participantes na caminhada do que na corrida e foi bonito ver famílias munidas com os seus tubos brilhantes a dar cor às ruas de Barcelos.

Um dos grandes destaques desta prova é o seu inicio que é um grande espectáculo de luz e som e com os atletas a percorrem os primeiros metros de prova com música ambiente e ainda com fogo-de-artifício. Palavras para quê vejam com os vossos olhos.

Doroteia Peixoto vencedora feminina

Percurso com alguns pontos a serem melhorados

Anteriormente já mencionamos a forma como se desenvolveu o percurso da prova. Um percurso deveras interessante mas com alguns pontos que sendo uma prova noturna poderiam ser relativamente perigosos. Os primeiros metros da prova são em subida e depois entrasse em algumas ruas estreias para se descer novamente, ou seja é difícil escoar os atletas logo de inicio na prova.

Nestas ruas estreitas verificou-se ainda a presença no chão de cones sinalizadores e de círios a arder numa zona bem iluminada, foi totalmente desnecessário e que originou algumas criticas dos presentes. De notar ainda que há atletas que tem gosto em derrubar os cones sinalizadores só porque sim e fica bonito arranjar acidentes aos atletas mais atrasados.

Em algumas ruas anexas ao campo da feira, a iluminação era inexistente e as ruas eram em empedrado o que podia originar quedas. A principal falha a apontar ao percurso é relativa ao segmento em terra batida em paralelo ao rio. O segmento era quase todo no escuro pois tirando umas luzes fracas de presença não havia luz e aí todo o cuidado era pouco.

Acredito que algumas pessoas da caminhada tiveram alguma dificuldade neste segmento. A recomendação a ser feita e para evitar contratempos nos locais mencionados em cima é simples, é a organização no regulamento de prova mencionar o uso obrigatório de frontal.

Prova com abastecimentos e animação originais

Um dos principais aspectos da Galo Night Run que a organização apresentou foi os abastecimentos e respectiva animação que estavam colocados em diversos locais temáticos ao longo do percurso. Assim sendo, de dois em dois quilómetros de prova os presentes tiveram música com concertinas, o Grupo de Folclore de Carapeços, a Tuna do IPCA e o fadista Mário Bruno.

Para acompanhar havia o licor da YUME – Sushi Lounge, cubas do Brisa Do Cavado e espumante da Troipët Espumante. Em todos, havia ainda pedaços de barras enérgicas para acompanhar a bebida. Para quem não quisesse entrar nestas aventuras podia simplesmente pegar numa garrafinha de água ao quilómetro cinco e seguir caminho.

Público de Barcelos aderiu à prova

Para além da grande adesão de presentes no evento tanto para correr como para caminhar, a prova ficou ainda marcada pelo grande número de pessoas que estiveram presentes nas ruas de Barcelos a apoiarem os atletas. Deu gosto ver, principalmente as ruas junto ao campo da feira cheias de pessoas a aplaudirem os atletas aquando da sua passagem. Quando as provas decorrem nestas condições, melhor se corre e tudo fica mais fácil.

Galo Night Run, uma prova com excelente ambiente que já conquistou Barcelos

A Galo Night Run que este ano celebrou a sua quinta edição é uma prova que fica marcada pelo excelente ambiente criado a quem nela vai participar.

Os detalhes de som e luz colocados na prova são de alto nível e os presentes são desde cedo convidados a entrar na festa. Sim, porque este evento é uma grande festa. Aliás, o conselho que se dá a quem vai participar na Galo Night Run é que ponha o seu carácter competitivo de lado e entre nela com o espírito de desfrutar de um percurso desafiante.

Olhando aos números, a prova já tem o seu público cativo. A edição deste ano teve 462 atletas na linha de meta, um número no seguimento do que foi verificado o ano passado. Mas o que mais impressiona nesta prova é o grande número de pessoas que nela participam para caminhar. São famílias completas a fazerem a festa! E de facto a Galo Night Run é isso mesmo, uma autêntica festa numa noite de Verão!

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Amigos da Montanha

Parceiros