Giro do horizonte é um termo militar, e também um Trail

Giro do Horizonte

Dia 25 de novembro, a V Edição do Trail Aldeias do Mondego apresenta o Trail Giro do Horizonte, com novos trilhos unindo as Terras de Azurara da Beira e Tavares.

Giro do horizonte é um termo militar

“Giro do horizonte” é um termo militar, mas que o atleta gosta de experienciar quando chega a um ponto elevado e vislumbra em seu redor as mais belas paisagens do Planalto Beirão.

Trail Giro do Horizonte

Numa aposta clara no desporto e num estilo de vida saudável, a União de Freguesias de Tavares, a União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães e a Freguesia de Quintela de Azurara uniram-se para dar a todos participantes o prazer de desfrutarem dos mais belos trilhos do concelho de Mangualde.

As provas iniciam em Chãs de Tavares (antiga sede daquele território) e têm no seu 1º km a ascensão ao ponto mais alto do concelho de Mangualde (765 m no Monte do Bom Sucesso), seguindo apoiado nas margens e no coração da Ribeira de Ludares.

Levam depois o atleta até ao casco antigo de Quintela de Azurara que nos oferece o Coval para desfrute individual e se despede com a sua bela Ponte Medieval, passando depois para a freguesia de Santiago de Cassurrães, terra de passagem dos peregrinos que rumam até Santiago de Compostela onde está sepultado o apóstolo.

Temos a Capela de Nossa Senhora de Cervães como testemunho das magníficas construções da Idade Média, que abraça visualmente todo o esplendor da Serra da Estrela.

Merecido destaque se dá, pela beleza do trabalho artístico, à imagem de Nª Senhora de Cervães, estofada, de calcário branco, oriunda das oficinas de Coimbra, e que data do século XV, e que se resguarda no camarim do retábulo do altar-mor. As imagens de Santa Apolónia e de Santa Bárbara, do século XVII, que a ladeiam, completam o conjunto.

No final será servido um maravilhoso repasto com um Rancho à Moda da Beira.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Evento no facebook.

Parceiros