Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Grande passeio do CCL – Clube Campismo de Lisboa

Três centenas a pedalar no grande passeio de cicloturismo inserido nas comemorações dos 75 anos do CCL – Clube Campismo de Lisboa.

Grande Passeio do CCL

Semanalmente vão para a estrada muitos passeios de cicloturismo, muitas vezes me pergunto, o que leva tantos amantes da modalidade a irem participar todos os domingos, deixando família em casa, trocando um belo dia de praia pela bicicleta, fazendo muitos quilómetros até às concentrações, entre outras coisas.

Depois, nos eventos pedalam, convivem, praticam desporto, e quase arrisco dizer que, a bicicleta é o sonho que muitos tiveram, em ter sido um dia, um ciclista profissional, sendo a maravilhosa máquina de duas rodas sem motor para eles considerada um Deus.

E foi em mais um passeio de bicicleta que estivemos este domingo 26 de junho, desta vez na Costa da Caparica, no Grande Passeio do CCL – Clube de Campismo de Lisboa, um evento do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que este ano assinalou os 75 anos do CCL, comemorando assim as bodas de diamante.

No parque do CCL, bem cedo começaram a chegar os cicloturistas, cumprimentos, conversas, inscrições, e a preparação das bicicletas, pelas 9,15 tudo a postos, sendo dada a partida a toda a caravana, com cerca de três centenas de participantes, para fazerem um trajeto com cerca de 60 quilómetros, passando por; Trafaria, Funchalinho, Lazarim, Sobreda, Vale Figueira, Corroios, Vale Milhaços, Marisol, Belverde, Coina, Casal do Marco, Fogueteiro, Paivas, Cruz de Pau, Sobreda, Lazarim, Capuchos, e Costa da Caparica, com a chegada a acontecer cerca das 12,45.

Grande Passeio
Equipa organizadora

Um olhar pelo passeio:

Com o trajeto de média dificuldade, uma velocidade de cicloturismo, foi um passeio muito positivo, com o pelotão a rolar quase sempre compacto, apenas alguns pontos de maior dificuldade estendeu o mesmo, mas com todos a superar o passeio, os locais também bonitos, muitas vezes com o mar em pano de fundo, proporcionou a todos uma excelente manhã de bicicleta, a qual foi trocada por uma boa manhã de praia, com a mesma a pouco metros do local da concentração.

Tivemos um excelente acompanhamento policial, tanto da Brigada de Transito da PSP, como da GNR, e ainda de referenciar o apoio dado pelos Grupos de Motares do Seixal e Costa Nova, o qual deram todas a segurança a todos os participantes.

Rui Geninho foi o responsável pelo evento, no final falava á nossa reportagem bastante satisfeito ao dizer; “Foi um excelente passeio, tivemos mais do que outras edições, o que ficamos satisfeitos com isso, este ano mudamos o trajeto, tentamos ir por outras estradas onde não perturbasse quem queria ir para a praia, o que valorizou ainda mais a iniciativa”.

“Façam exercício físico, muito, e voltem”

Antes de terminar, Rui Geninho comentou algo que não concorda em relação bicicleta, a mesma continua a pagar impostos, não havendo redução no iva, quando muitas vezes existe outros isentivos a automóveis e motos, algo que deveria ser revisto, já que a bicicleta não polui, e é amiga do ambiente. E a Finalizar deixou uma mensagem; “Façam exercício físico, muito, e voltem, cá os esperamos noutras edições”.

E foi mais um grande passeio, bom acolhimento, boa receção aos participantes, um passeio bem organizado, um trajeto bonito, com um domingo com algum calor, mas propício a boas pedaladas, as quais terminaram com um grande almoço de confraternização, nas comemorações dos 75 anos de existência, um Clube pioneiro no campismo nacional, fundador da Federação de Campismo, com mais de 80.000 sócios em 40 países, e sete parque a nível nacional.

Estão assim de parabéns, desejando por muitos anos, e da nossa parte, o podermos estar novamente presentes em 2017, até lá, ficam os votos de bons passeios, boas pedalas.

Texto e fotos. José Morais

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta