“Heróis” do BTT no Algarve

No fim-de-semana de 4 e 5 junho de 2016 realizou-se o 24h no Estádio de Faro de puro BTT.

Cidade de Faro é a área lagunar da Ria Formosa atraiu a presença humana desde o Paleolítico até ao final da Pré-História. Nesse espaço, surge uma cidade: Ossonoba, centro urbano importante durante o período de ocupação romana que, de acordo com os estudiosos, foi a origem da actual cidade de Faro.
Sede de bispado a partir do séc. III e durante o período visigótico, Ossonoba mantém com o domínio árabe, iniciado no séc. VIII, a sua posição de mais importante localidade do extremo sudoeste da península.

Organizado pela Altimetria Associação Desportiva que é uma organização sem fins lucrativos que visa a prática do Ciclismo nas vertentes do BTT, Estrada e Cicloturismo.

Esta organização teve vários apoios e juntamente com a Associação Desportiva Altimetria, contou com os apoios Inpokulis; BlocoD; Apoio Institucional; Câmara Municipal de Faro; Parque das Cidades Faro/Loulé.

Pode ser descrito por “UM ÊXITO EM TODA A LINHA”.

algarve-btt02

Um sucesso enorme para além do habitual e já espetacular ambiente de pura festa do BTT, estavam reservadas várias surpresas e muitas novidades.

Uma prova que reuniu cerca de 400 participantes, de vários pontos do país e que consagrou os “heróis” do BTT.

Uma semana antes do início da prova, nos locais próprio para acampar já se sentia o “bichinho” do Btt, vários concorrentes já reservavam o seu lugar.

O trajeto de aproximado 8km com início e términus nas imediações do Estádio Algarve Farto/Loulé. Abertura da prova era às 12h00 do dia 04/06/2016 e fim 12h00 do dia 05/06/2016.Pelas 11h00 já se notava uma verdadeira azafama na partida, tendo sido realizado um briefing pelas 11h30 para questões de segurança e para alertar vários aspectos da prova.

Pelas 12h00 deu-se a partida para uma maratona de 24h de puro BTT com os participantes a concorreram a cada modalidade que se inscreveram.

O troço definido pela organização apresentou um elevado nível de dureza onde não existia períodos de descanso, com o início logo a colocar a prova os vários participantes com a subida e descida das duas torres do Estádio do Algarve para depois uma verdadeira maratona de singles tracks, areia solta, pequenos topos, passagem de tuneis e por último vários trilhos de uma prova de XCO, que punha a prova todos os concorrentes com mais ou menos técnica, Magnífico.

Ao longo do percurso, membros da organização prestavam o apoio necessário aos atletas e contribuíam para o ambiente de festa que durou 24 horas sem qualquer interrupção.

Após 24 horas de intensa competição, a festa concretizou-se com a entrega de prémios aos vencedores, nas categorias de equipas de 6 a FBIKES foi a grande vencedora, equipa de 4 foi Extremesul/hotel Alísios/Cenmais, equipa de 2 BTT Loulé/BPI – RacingCycle – OneBike e solo Rodolfo Dias da Yakima MTB Team.

Já em escalões femininos equipa de 6 a grande vencedora foi Duras de Roer, equipa de 4 OneBike Portimão – As Destemidas do Pedal, equipa de 2 24h Altimetria e a solo Mónica sebastião de GDBSPedro.

A organização também quis surpreender quem acompanhou os participantes e realizou vários eventos, Trail Full Moon no sábado e no domingo outro Trail de 20km e 30km. Durante o dia de sábado realizou-se varias aulas de Pilates, Pound, Zumba, Pipoxing, Jiu-Jitsu.

Foram 24h de competição, amizade, espirito de entreajuda entre adversários, sendo possível notar no final de cada passagem pela meta elevada camaradagem no local e assim só pode cada atleta e organização dar por ganho este fim-de-semana independentemente de ter ganho ou não, sendo que a superação pessoal este acima de tudo.

Horácio Correia
Horácio Correia

O praticante fez se representar por Horácio Correia que competiu a solo ficando em 30º e que observou o verdadeiro espirito do 24h, tendo ficado juntamente com a equipa de 6 da “Só vai quem quer/Iberpower”, “Betetistas” esses que trabalham dia a dia e fazem possíveis e os impossíveis para “rolar em cima da bike” podendo dizer que são as “segundas mulheres”.

algarve-btt

Quando se gosta tanto da modalidade tudo passa ao lado.

Desde já agradecemos a organização para nos fazer desfrutar deste belíssimo fim-de-semana e para o ano á mais.

Parceiros