Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

I Trail Iberlince + Ico Bossa = Sucesso

No passado sábado, 18 de novembro realizou-se o I trail Iberlince em Barrancos, prova integrada na Lacatoni Taça de Portugal de Trail na distância dos 40km.

O evento levou a Barrancos mais de 500 participantes, os quais temos a certeza que saíram de lá com uma enorme vontade de voltar.

Como se costuma dizer devemos voltar sempre aos lugares que nos fazem felizes, e temos a certeza que no Sábado os mais de 500 atletas que se deslocaram a Barrancos foram felizes!

Trail Iberlince

O Trail Iberlince foi organizado pelo Barrancos Futebol Clube e contou com o apoio da Associação Iberlinx, Associação de defesa e protecção dos linces, espécie que felizmente já não se encontra em vias de extinção.

A prova era constituída por 3 distâncias: 11kms, 21kms e 40kms.

Em qualquer das distâncias era previsível alguma dificuldade, bastava olhar à nossa volta e perceber o quanto teríamos que subir dentro da serra, sabemos que quem sobe tem que descer… mas seria isso suficiente para tranquilizar quem estava já na meta com os nervos à flor da pele e pronto para partir?

E se a tudo isso juntarmos o calor que se fazia sentir à hora da partida, temos reunidas as condições necessárias para uma prova bastante complicada.

No entanto temos também reunidas as condições para a existência de deslumbramentos e visões extraordinárias sobre as magnificas paisagens que envolvem a bonita vila de Barrancos.

Dada a partida para a distância dos 21kms percorremos um estradão e um single track que rapidamente nos levou a uma subida… Mas que subida… 1km de prova e já andávamos de gatas a ler placas com piadas impressas e que foram sem dúvida uma boa companhia ao longo dos 21kms, era impossível não soltar uma gargalhada perante as mesmas.

Perigo e beleza foram as palavras de ordem dos primeiros 9kms nas margens da Ribeira da Murtega, percurso muito técnico, onde correr foi quase uma aventura, pois a existência de rochas e pedras soltas poderiam ditar uma queda.

Ideias originais de Ico Bossa

De realçar todo o cuidado da organização que garantiu sempre a presença de voluntários ao longo do percurso que alertavam rapidamente para os perigos existentes em determinado local e ofereciam prontamente a sua ajuda e também das placas sinalizadoras, neste caso Pedras Sinalizadoras, mais uma ideia original da organização que nada deixou ao acaso!

Ico Bossa

Foram sem dúvida 21kms muito técnicos e de subidas alucinantes e descidas vertiginosas. Com passagem por locais característicos da Vila, como a fonte e o moinho da Pipa localizado na Ribeira da Múrtega entre a vila de Barrancos e o Castelo de Noudar, e é a partir daqui que as paisagens começam a deslumbrar ainda mais, quando chegamos a um dos pontos mais altos da prova e com vistas sobre o rio e montes a perder de vista.

Quase a terminar a prova surge a “floresta encantada”, onde o Ico e a sua organização brindaram todos os participantes com um dos trilhos que certamente marcou e mais impacto teve nos participantes desta magnifica prova.

Analice Silva e Manuela Adrega Fonseca homenageadas

O Trilho da Saudade, onde foram homenageadas duas grandes mulheres e atletas, Analice Silva e Manuela Adrega Fonseca, e no fundo todos aqueles que “por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando”.

Neste trilho onde a parte física e emocional já vêm completamente no limite era impossível não sofrer o impacto desta homenagem, e não deixar a emoção apoderar-se de nós, impossível não ficar com os olhos cheios de lágrimas e com as pernas a tremer… Porque ali onde a exaustão quase te vence és recordada que mesmo quem não está fisicamente contigo, te acompanha sempre e essa lembrança só pode ter um efeito em ti: motivação e ânimo para chegar ao fim e concluir o último km da prova.

Parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho. Postos de abastecimento nos sítios certos percursos muito bem marcados, voluntários simpáticos e sempre disponíveis.

Prémios finishers, uma pedra pintada pelas crianças

Destaque também para os prémios finishers do trail Iberlince, mais uma vez a originalidade esteve presente: uma pedra pintada pelas crianças da Escola de Barrancos.

Mas uma prova organizada por alguém que tem um lado humano como o Ico só podia ter como resultado o sucesso!

As classificações do trail Iberlince

11 kms

Quanto a resultados, a prova dos 11kms foi dominada no sector masculino pelo Luís Capaniço do Atlético Beja Clube, 2º lugar para José Gregório Maltez Siva – Vale da Rosa Bike Trail e o 3º lugar foi para Estevão Rafael Janeiro – Atlético Beja Clube.

No sector Feminino o 1º lugar foi para a jovem atleta do Monsanto Running Team Patricia Pardal, seguida da Mara Silva dos Correr em Évora e o 3º lugar foi conquistado pela atleta Isabel Granja da equipa “Mexe-te Mó”

A felicidade dos atletas no evento patente nesta foto

21 kms

Na distância dos 21kms os três primeiros lugares masculinos foram conquistados pelos atletas Tiago Manuel Gomes Godinho da equipa Caracol Trail Team, seguido do Jesus Barraca, individual e na terceira posição o atleta Hugo Neves da equipa Caracol Trail Team.

Em femininos o 1º lugar foi para a Inês Jordão da equipa Monsanto Running Team, 2º lugar Filomena Sabino do ATR-Algarve Trail Running, 3º Lugar conquistado pela Vitorina Mourato do ACPortalegre/UTSN

OPraticante.pt / Núcleo SCP de Portel

A equipa de OPraticante.pt numa parceria com o Núcleo SCP de Portel, esteve muito bem representada por três lindas senhoras Sónia Serra 87ª geral / 5ª Sénior, 97ª G / 6ª sénior – Alexandra Quintaneiro e Maria Teles 118ª G / 8ª sénior.

Três lindas senhoras representaram o OPraticante.pt / Nucleo SCP de Portel

40 kms

Nos 40kms os vencedores masculinos a equipa AMCF- Arrábida Trail Team conquistou os três primeiros lugares pelos atletas Marcolino Verissimo, Luis Martins e Nelson Fernandes Diogo.

AMCF- Arrábida Trail Team conquistou os três primeiros lugares

No sector feminino o 1º lugar foi para a Atleta do Monsanto Running Trail Emilia Silveira, seguida da Atleta Rita Alexandra Afonso da equipa Jobrinde – Montes Saloios e o 3º lugar foi conquistado pela Helena Silva – Individual.

Mais artigos sobre o evento.

Classificações.

Homenagens

A todos os nossos parabéns!

Texto: Sónia Serra
Fotos: Bernardete Morita Photography

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta