Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Manifestação em Defesa da Bicicleta marca inicio ano

Cerca de 600 utilizadores de bicicleta pedalaram em Lisboa em defesa da bicicleta

Defesa da bicicleta e do seu utilizador

Sobe o lema “Inicie o Ano a Pedalar, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), iniciou o ano de 2017, com uma manifestação em defesa da bicicleta.

Neste domingo 8 de janeiro, cerca de 600 utilizadores da mesma, participaram, pedindo assim segurança para pedalar, na sequência de alguma alterações que o PENSE 2020-Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, quer implementar em relação ao utilizador de bicicleta, o qual em nada beneficiará o mesmo.

Sendo a bicicleta um modo suave e alternativo nas deslocações urbanas, a segurança e o respeito por quem pedala terá de ser reforçado, e pensado em promover este meio de transporte não poluente, sendo importante também promove-lo nas escolas, não desencorajando que o utiliza, e não incentivando ao uso do automóvel.

bicicleta cicloturismo

A concentração

A concentração ocorreu no Terreiro do Paço em Lisboa pelas 9 horas, a manhã fria com que a capital acordou, onde em alguns locais marcavam 2 graus os termómetros, não desanimou os participantes, que não ficaram em casa e vieram para a rua pedalar.

Pelas 10 horas, era lido a todos os participantes e refletindo os objetivos da manifestação, depois, evocado Mário Soares, sócio horário da FPCUB, falecido este sábado, ao qual foi feito um minutos de silêncio em sua homenagem, seguindo-se um breve Mannequin Challenge, onde os participantes pararam por momentos, para umas imagens.

Começaram depois a pedaladas, que levaram os utilizadores de bicicleta até à zona do Poço Bispo, fazendo inversão, seguiram até Belém, e regressaram ao ponto de partida, o Terreiro do Paço.

Com uma pedalada certa, e um pelotão compacto, os utilizadores de bicicleta manifestaram-se assim em silêncio, em defesa da mesma, com as pedaladas a terminarem cerca das 12,15.

O balanço por Filipe Beja

Filipe Beja da FPCUB, fazia no final um balanço da iniciativa ao dizer: “Este ano esta iniciativa teve o propósito de nos manifestarmos relativamente á PENSE 2020-Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária, e nos contributos que fizemos na discussão pública que está até hoje aberta ao público para participar. A esta iniciativa juntaram-se mais de 600 utilizadores de bicicleta, e juntamente com a Federação que leu, e todos refletimos com algumas propostas que fizemos nesse âmbito, assim como em seguida fizemos um passeio com muita participação, boa disposição e alegria, com este tempo fabuloso que tivemos hoje aqui em Lisboa, foi um bom momento de reflecção, promove a participação, e será uma forma de darmos os nossos contributos”.

Uma manifestação pacífica, com muito convívio, muitos iniciaram este novo ano a pedalar, num evento diferente das edições anteriores, este ano o passeio foi em defesa da bicicleta e dos seus utilizadores, com adultos e crianças a pedalarem em segurança, num trajeto plano, o qual foi acompanhando pela Divisão de Trânsito da PSP, que fez um excelente trabalho, com a FPCUB, face ao enquadramento com que se confronta, teve assim de adotar posições, reiterando as propostas pelas quais historicamente tem vindo a pugnar ao longos dos anos, na luta pela bicicleta e seu utilizador.

Texto / Foto: José Morais

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta