Melhor corrida de 2018 começa a preparar a próxima edição
A Volta ao Algarve foi a melhor corrida por etapas do circuito Europe Tour em 2018, indicam os dados da plataforma de estatísticas de referência no ciclismo internacional.
Melhor corrida por etapas do circuito Europe Tour em 2018
A corrida portuguesa de classe 2.HC foi a prova por etapas em todo o Mundo com maior qualidade de corredores presentes na época de 2018, sendo apenas superada por alguns eventos do circuito WorldTour, a Liga dos Campeões do Ciclismo.
Os dados estatísticos foram compilados pelo ProCyclingStats e podem ser confirmados na seguinte ligação.
Volta ao Algarve
O sucesso desportivo da Volta ao Algarve deve-se ao interesse das melhores equipas internacionais, às quais a organização agradece por, anualmente, dotarem a corrida portuguesa de algumas das maiores estrelas do pelotão internacional.
Em 2018, a corrida contou com 13 das 18 equipas do WorldTour e com 19 corredores do top 100 mundial, entre os quais Geraint Thomas, que, meses depois, viria a ganhar a Volta a França.
O regozijo pelo sucesso de 2018 motiva-nos para criar um evento ainda melhor em 2019, ano em que a prova mantém a classe 2.HC e vai realizar-se entre 20 e 24 de fevereiro.
Grande novidade
Como grande novidade podemos já adiantar que a Volta ao Algarve irá iniciar-se com uma etapa que parte de Portimão, concelho que já não recebe a competição desde 2012, ano em que ali terminou a última tirada, com vitória de Bradley Wiggins. O regresso de Portimão acontece no ano em que o concelho foi eleito Cidade Europeia do Desporto.
O percurso de 2019 está ainda a ser desenhado, sendo certo que manterá as mesmas caraterísticas dos últimos anos, oferecendo duas etapas com previsível chegada ao sprint, um contrarrelógio individual e duas chegadas em alto.
A Volta ao Algarve é um dos eventos desportivos portugueses com maior impacto mediático. Em 2018 a corrida teve transmissão televisiva em direto para 120 países. Além disso, mereceu um total de 1944 notícias, das quais 1375 publicadas em Portugal. O retorno só em Portugal (Advertising Value Equivalent), segundo dados da Cision, foi de 7,6 milhões de euros.
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Texto / Foto: UVP / FPC