Mil no Porto City Race

Sob a égide do Grupo Desportivo Quatro Caminhos, Federação Portuguesa de Orientação e Porto Lazer, disputou-se este fim de semana o Porto City Race.

Porto City Race
Santiago Riestra APA Liceo

Porto City Race – 1ª Etapa

A primeira etapa, da quinta edição, do Porto City Race, evento internacional de Orientação Pedestre, teve inicio na sexta feira, ao início da noite, na zona das Fontainhas, e chamou à cidade invicta quase um milhar de participantes, oriundos de 15 países.

Com a particularidade de ser uma prova nocturna, que aconselha os concorrentes a munirem-se de lanterna frontal, proporciona um toque fantasmagórico à sua passagem, esta etapa fica marcada pela enorme presença de grupos de todas as idades, que é um dos aspectos peculiares desta modalidade e que a torna tão popular.

Porto City Race
Filipa Rodrigues do ADFA/Évora

No que à verdadeira competição diz respeito, a vitória em Seniores Masculinos foi para Ricardo Esteves, do ADFA/Évora. Na vertente feminina, o lugar mais alto do pódio sorriu a Filipa Rodrigues do ADFA/Évora.

Porto City Race Romântico

O Bis de Ricardo Esteves e Filipa Rodrigues da ADFA/Évora na 2ª etapa

Cerca de seis centenas de Orientistas provenientes de quinze países, disputaram no sábado, na zona do Campus do Campo Alegre, a segunda etapa do Porto City Race, prova de Orientação Pedestre, denominada “Porto City Race Romântico”.

Porto City Race
André Henriques do Ori Estarreja

Com percursos bastante interessantes, que entravam em terrenos com variados pisos, que obrigaram os participantes a percorrerem as diversas faculdades deste pólo universitário e zonas adjacentes, com partida e chegada no Estádio Universitário do Porto.

Em termos classificativos, o destaque vai para Ricardo Esteves do ADFA/Évora, que venceu o escalão principal masculino, na distância de 7.500 metros, no tempo de 28:51, tendo o sector feminino sido liderado por Filipa Rodrigues do ADFA/Évora, que gastou 38:47 para percorrer os 7.200 metros do seu percurso, ambos a repetirem a vitória do dia anterior.

Campus Universitário da Asprela, a terceira etapa

O cenário escolhido pelo Grupo Desportivo Quatro Caminhos, para a terceira jornada do Porto City Race, em Orientação Pedestre, prova pontuável para o Circuito Urbano Europeu, foi o
mapa novo do Campus Universitário da Asprela, onde os cerca de quinhentos participantes, se confrontaram novamente, com algumas opções de carácter técnico.

Porto City Race
Goncalo Pirrolas ADFA

As visitas às diversas faculdades que integram este pólo universitário, na procura dos pontos de controlo que eram exigidos, não se revelou tarefa das mais fáceis, mas que proporcionou desafios constantes, na escolha das melhores opções, que é afinal o objectivo essencial de qualquer percurso desta modalidade.

No aspecto classificativo, há a realçar a vitória em Seniores Masculinos do jovem Ricardo Esteves do ADFA/Évora (18 anos), que conseguiu o feito notável de se sagrar vencedor nas
três etapas do evento. No sector feminino a liderança pertenceu há experiente Tânia Covas Costa em representação do .COM/Braga.

Ricardo Esteves do ADFA/Évora
Ricardo Esteves do ADFA/Évora

Resultados completos aqui.
[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Fernando Costa
Fotos: João Alves / Joaquim Margarido

Parceiros