Mondego maior rio 100% português recebe o Trail

Mondego Ultra Trail

A terceira edição do Mondego Ultra Trail® by Buff®, com uma presença vincada do maior rio 100% português, o Mondego, e na cidade que por excelência o eterniza, Coimbra.

O Mondego maior rio 100% português

É nas suas encostas e nos seus afluentes locais que se encontra uma riqueza ímpar no que aos trilhos e caminhos diz respeito, percorrendo a Freguesia de Torres do Mondego seguramente o maior pólo da cidade para a prática de trail running, e contando com um novo reforço na organização, a Junta de Freguesia de Ceira.

Este reforço permite oferecer uma maior diversidade seja na tipologia de terreno, seja na dificuldade, permitindo assim adaptar-se conforme a experiência de cada um.

 

Pretende-se assim promover os trilhos já transitáveis, e continuar na terceira edição não só a recuperar alguns há muito engolidos pela vegetação fruto do abandono, como também a criar novas ligações entre si.

Pedro Tiago Mendes dos Trilhos do Infante

 

Mondego Ultra Trail

A 16 de Setembro o Mondego Ultra Trail® by Buff®, trará à cidade de Coimbra de forma inédita a Taça de Portugal de Skyrunning, troféu que integra nas variantes Ultra, Sky e Youth, fruto do trabalho desenvolvido junto da entidade que regula os trilhos, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Luiz Mota

 

Luiz Mota, Romeu Gouveia e David Amaral vencedores em 2016 dos 50km, 22km e 10km respetivamente, a que se juntam Nélson Graça e Mário Elson actual Campeão Nacional de Skyrunning em título, são apenas alguns dos atletas referência já confirmados.

Não é a corrida, são os trilhos

Sob o lema “não é a corrida, são os trilhos”, as opções para participar vão desde os 50km com 2900d+, até aos 10km com 450d+, passando pelos muito concorridos 22km com 1300d+, ou mesmo a caminhada, sem esquecer o “Mondego Kids” dedicado aos mais novos e inteiramente grátis.

Há trilhos que se confundem com a própria identidade do MUT, as ribeiras de Misarela, Valbom e Arco, ou até o já icónico Trilho do Ninho do Milhafre, que nos engolem e devolvem ao mundo horas depois com um brilhozinho nos olhos – e esse é o melhor dos remédios para as mazelas de horas de trabalho no terreno quer na prospeção quer na limpeza.” declarou João Almeida – director de prova.

A Praia Fluvial de Palheiros & Zorro, será o palco da ansiedade da partida, e dos “empenos” da chegada num percurso onde o contraste entre sectores mais rolantes e sectores mais técnicos aliado às mudanças bruscas de desnível farão as delícias de quem sente prazer na prática de trail running.

 

Os percursos irão cruzar assim Carvalhosas, Palheiros, Zorro, Minas do Zorro, Serra do Carvalho, Carvalho, Caneiro, foz do Caneiro, Roxo, Dianteiro, Cova do Ouro, Casal do Lobo, Ribeira da Misarela, Casal da Misarela, Vale de Canas, Mata Nacional de Vale de Canas, Serra das Torres e claro está as sedes das freguesias organizadoras Torres do Mondego e Ceira, sempre com o Rio Mondego como referência.

As inscrições encontram-se disponíveis aqui.

Veja aqui o artigo sobre 2016.

Parceiros