Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Nuno Saraiva, apadrinha torneio distrital

Nuno Saraiva, atleta Olímpico no Rio em 2014 esteve presente no passado dia 20 de outubro no Judo Clube da Marinha Grande.

Nuno Saraiva realizou a sua formação no Judo Clube da Marinha Grande

O clube de judo com cores marinhenses acoheu a prova integrada no circuto distrital de Judo nos escalões de infantis e iniciados. O anfitrião, Nuno Saraiva que realizou todo o seu percurso de formação neste clube, fez a delícia dos jovens judocas, tendo para o efeito partilhado momentos que ficarão inesquecíveis na memória de todos e servirão de inspiração.

Dia Mundial do Judo

A prova iniciou-se com uma aula ministrada pelo Professor João Teixeira, onde se pretendeu evocar o Dia Mundial do Judo, a ter lugar no próximo dia 28 de outubro.

Foram desenvolvidas muitas das atividades em torno da temática deste ano, a AMIZADE, permitindo aos pequenos atletas apropriarem-se do código moral e desportivo deste desporto olímpico considerado pela UNESCO, pilar das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, como o desporto mais completo para os jovens dos 4 aos 21 anos. Pais e atletas vivenciaram momentos de muita diversão, partilha, aprendizagem e sobretudo de amizade.

A iniciativa continuou, cumprindo o calendário competitivo, que para estas idades é sustentado numa perspetiva de cooperação e entreajuda visando sobretudo a segurança, o respeito pelo o outro e a possibilidade de por em prática as aprendizagens e ensinamentos obtidos no Dojo (local do treino). A prova foi totalmente ajuizada pelos jovens árbitros Marinhense, os quais conduziram de um forma pedagógica e com mestria todos os combates.

Grand Slam de Abu Dhabi

No que se refere ao atleta olimpico Nuno Saraiva, foi convocado novamente pela Federação Portuguesa de Judo, a competir no Grand Slam de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos já no próximo dia 28 de Outubro. Esta prova integrada na IJF World Tour permite ao atleta obter pontos para a qualificação olímpica em Tóquio 2020.

No final da iniciativa, Nuno Saraiva descreveu de forma sumária a sua máxima “Olho, escolho e caminho” servindo de inspiração a todos os presentes no alcançar dos objetivos de cada um.

A semana ficou ainda marcada pela excelente participação do atleta do Judo Clube da Marinha Grande, Eric Domingues que participou em Cancún, México no mundial de Veteranos em representação de Portugal, tendo obtido o honroso 7º lugar.

Texto / Fotos: Judo Clube da Marinha Grande

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta