Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ori-BTT, tu decides o trilho e pedalas

Já sabes que na Orientação dão-te um mapa com pontos de passagem obrigatórios, mas tu é que decides o trilho do teu desafio. No Ori-BTT, a única diferença é que precisas de uma Bicicleta para te deslocares e efectuares a tua prova.

Não precisas de sair de caminhos – mas também podes. A ideia é tu conseguires escolher a melhor opção entre os pontos e depois montar e pedalar, se conseguires claro!

Se tomares a decisão errada, podes ter que carregar a bicicleta às costas ou, então optas por escolher outro caminho.

 

Cascais BTT Challenge – IX Troféu Ori-BTT do CPOC

A Serra de Sintra recebeu nos dias 10 e 11 de março a primeira prova da Taça de Portugal de Orientação em BTT de 2018, o Cascais BTT Challenge – IX Troféu Ori-BTT do CPOC. Uma organização do Clube Português de Orientação e Corrida em colaboração com a Federação Portuguesa de Orientação e a Câmara Municipal de Cascais.

Os amantes do BTT foram convidados a redescobrir os trilhos da Serra de Sintra e planalto do Pisão, com a ajuda de um mapa entregue na partida e onde estavam assinalados os pontos de controlo que os atletas tinham de visitar.

A escolha do itinerário foi feita exclusivamente pelos participantes com o auxílio do mapa em papel, que era entregue após a linha de partida!

O registo de passagem nos pontos de controlo foi feito através um sistema eletrónico fornecido pela organização, onde nem era preciso parar! Basta passar a menos de um metro de distância e a menos de 40 km/h! Ou seja, nem nas “picagens” se perde tempo!

A Prova

O Centro do Evento estava localizado no Pavilhão Desportivo de Murches, e a prova contou com escalões abertos com diferentes níveis de dificuldade física e técnica!

A partida foi dada a cerca de 1.5kms do Pavilhão, no Parque Urbano Penhas do Marmeleiro!

Apesar de estarmos numa época de rigoroso inverno, a manhã apresentou-se com alguns raios de sol, interrompidos com alguns aguaceiros rápidos e fortes!!

À partida encontravam-se vários elementos da organização da Prova, a dar os apoios necessários e a efetuarem alguns briefings a participantes menos experientes!

Bruno Coutinho – OPraticante.pt

Durante a prova, nos vários trilhos da Serra de Sintra, era um corrupio de atletas a cruzarem-se entre si! Cada um a seu ritmo, cada um com a escolha do seu trajeto! A escolha do itinerário entre cada Ponto de Controlo é uma opção do próprio praticante! Nem sempre o trajeto mais curto é o trajeto mais fácil!

Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio! Devido à intempérie forte dos últimos dias que assolou o nosso território, os trilhos escolhidos pareciam autênticos riachos! Tornando algumas escolhas, mais difíceis do que pareciam!

A velocidade de movimento em cima da bicicleta, tem de ser muito bem coordenada com a velocidade de raciocínio de leitura de mapa e a interpretação de terreno, e, claro, ponderar a opção de itinerário!

Alguns Pontos de Controlo / Baliza estavam acessivelmente bem localizados, outros nem tanto, estando localizados em Trilhos de dificuldade técnica elevada! Ponto alto para a organização que escolheu bem e distribuiu igualmente a dificuldade da localização das balizas!

A Meta do evento estava localizada mesmo junto ao Pavilhão Desportivo de Murches! De realçar que o Pavilhão dispõe de todas as comunidades para a organização de um evento desta categoria! Desde o Secretariado, ao local de dormida em chão duro, balneários, parque de estacionamento, lavagem de bicicletas, mais uma nota máxima para a organização!

Rui Bstos – OPraticante.pt

Resultados

Os resultados de Sábado podem ser consultados.

Os resultados de Domingo podem ser consultados.

Os resultados globais podem ser consultados.

OPraticante.pt / SFOA Cycle Team

A equipa do OPraticante.pt / SFOA Cycle Team, esteve presente, em estreia em Ori-BTT, com dois atletas, na categoria Open Longo, que obtiveram 7º Lugar – Bruno Coutinho – 1:39:55 e 8º Lugar – Rui Bastos – 1:39:58

Texto: Bruno Coutinho
Fotos: Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta