Um passo, uma ajuda na Mamamaratona de Portimão

Mamamaratona

Foi debaixo de um calor atípico para a época visto já nos encontrarmos no Outono, que decorreu a 18ª Edição da Meia Mamamaratona, evento integrado pela 1ª vez como uma das etapas do circuito de running “Portugal a Correr em Portimão” e já considerado o maior evento de solidariedade do Sul do Tejo, organizado pela GlobalSport em parceria com as câmaras municipais de cada uma das etapas, neste caso concreto a Câmara Municipal de Portimão e igual parceria com AOA- Associação Oncológica do Algarve.

Meia Mamamaratona de Portimão

O evento que ajuda a angariar fundos para a Associação Oncológica do Algarve tem cada vez mais espelhado o grande trabalho de divulgação desta associação e tenta incentivar a população geral para a pratica do desporto e a adotar um espirito de vida ativo e saudável, e assim uma vez mais alertar a comunidade para o flagelo do cancro da mama.

Para apoiar a iniciativa existiram por parte dos parceiros locais iniciativas de rastreios de saúde e aulas de fitness, abertos a todos no local do evento.

Outubro Rosa

Foi forte a adesão a este evento solidário, ultrapassando em 5000 os participantes entre a meia maratona, mini maratona e marcha, esta ultima integrada no movimento internacional “Outubro Rosa”, movimento iniciado em 1997, nos Estados Unidos e que incentiva á luta contra o câncer da mama e se tem propagado um pouco por todo o mundo, alertando para a importância do diagnóstico precoce da doença.

O movimento é simbolizado pelos já famosos laços cor-de-rosa e em algumas cidades onde os monumentos públicos são iluminados com luz rosa como forma de apoio á luta das mulheres neste grave problema de saúde.

Vera Fernandes a vencedora feminina

Solidariedade á parte, e visto tratar-se de uma meia e mini maratonas, o 1º lugar feminino foi conquistado por Vera Fernandes (AABV Lagoa Algarve),  que necessitou de 01:21:56h para vencer a prova de 21km, seguida de Patrícia Marques (Beja Atlético Clube), com o tempo de 01:23:31h, e por fim no ultimo lugar do pódio esteve Liliana Veríssimo (Clube Desportivo Areias de S.João)  e o tempo de 01:31:25h.

Em masculinos vence Carlos Papacinza

O pódio masculino dos 21km foi ocupado por Carlos Papacinza (Beja Atlético Clube), e o tempo de 01:09:41h, a superar o 2º classificado Mussa Djau (AABV Lagoa Algarve), com o tempo de 01:12:33h. O 3º posto foi ocupado por Paulo Soares (Clube Desportivo Areias de S.João), e com o tempo de 01:13:32h.

Ana Cabecinha vence Mini MamaMaratona

Na mini MamaMaratona, saiu vitoriosa, Ana Cabecinha, com o tempo de 00:40:19, à frente de Carla Silvano, e com o tempo de 00:41:22h seguida de Isabel Gonçalves, com o tempo de 00:43:05h.

Vitória discutida ao sprint entre os três primeiros

Na vertente masculina, o despique foi total entre os 3 primeiros, classificados com diferença de 15s entre primeiro e terceiro classificado. Jorge Varela dorsal 1150, Celso Graciano dorsal 4063 e Ricardo Silva dorsal 4186, ocuparam os 3 primeiros lugares com os tempos de 00:34:03h, 00:34:16h e 00:34:18h, respetivamente.

De destacar que os lugares de ambos os pódios da mini mamamaratona foram totalmente ocupados por atletas “Individuais”.

Francisco Heitor – OPraticante.pt

OPraticante.pt marca presença

A representar OPraticante.pt esteve presente Francisco Heitor, com o tempo de 00:52:12h, na mini mamamaratona, que decorreu num circuito urbano de alcatrão e empedrado, com o circuito com excelentes marcações e pontos de abastecimento bem distribuídos, onde os atletas tiveram oportunidade de cruzar no retorno com os inúmeros participantes da marcha que pelo caminho incentivavam os atletas, esta é mais uma das provas que apesar do cariz solidário se aconselha a incluir no calendário de 2019.

Visualize mais fotos efectuadas por Alberto Cortez, 1ª parte e 2ª parte.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Francisco Heitor
Fotos: Cedidas por Alberto Cortez e da Organização

Parceiros