A pirâmide e os labirintos no Trail de Porto Moniz

Porto Moniz

A beleza de Porto Moniz nos percursos do Trail Porto Moniz.

Teve lugar no passado dia 10 de fevereiro o Trail Porto Moniz organizado pela associação Clube de Montanha do Funchal, a mesma que realiza a internacional prova do MIUT!

Trail Porto Moniz

Este evento já se realiza desde 2013 e uma vez mais serviu para mostrar a beleza natural bem como a dureza de correr na ilha da Madeira.

Os diferentes percursos percorreram sempre pelos trilhos do Município do Porto Moniz onde os participantes desfrutaram de um percurso bonito e duro, sob condições atmosféricas adversas.

Este Trail apresentou quatro provas: Trail Ultra (47km), Trail Longo (25km), Trail Curto (16km) de formato circular e Trail Jovem (5km) de formato linear. Pelas 6h da manhã iniciou-se a distância ultra de 47 km.

Partida da ultra às 6h00

Já era dia quando a prova longa dos 25 km partiu. Uma hora depois, pelas 9 horas locais partiu a última distância competitiva, o Trail curto de 16km.

No total a organização contabilizou 428 atletas na partida das diferentes distâncias, dos quais 98 eram atletas do sexo feminino.

Prova integrante do Prozis Campeonato Nacional de Trail e Ultra-Trail® 2018

Este evento integra o Prozis Campeonato Nacional de Trail e Ultra-Trail® 2018 da ATRP e o Circuito Regional Trail Madeira 2017/2018 da AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.

Com a inclusão desta prova no campeonato nacional apresentaram-se na linha da partida vários atletas de nível nacional e algumas equipas do continente para assim pontuarem para o respetivo campeonato.

Participação de atletas internacionais de elite

Devido às excecionais caraterísticas da ilha para a prática do trail running também estiveram presentes alguns atletas internacionais, nomeadamente o Tom Owens que representa a equipa SALOMON, acabando por ser o grande vencedor do trail longo.

A internacional Holly Page que já está convocada para os Campeonatos do Mundo de Trail, também esteve presente na distância ultra, acabando por ser a grande vencedora.

Outra presença assinalável foi o “nosso” ultra Armando Teixeira que se encontrava em estágio na ilha e aproveitou para fazer um treino mais rápido nos 25 km.

A organização está satisfeita com o sucesso do evento uma vez que a promoção do Município do Porto Moniz e da Madeira para a prática do Trail Running foi conseguido dado à grande procura neste evento a nível de atletas internacionais de elite e de atletas nacionais que se deslocaram de propósito para realizar o mesmo.

Crónica do TLPM 25km

Partida às oito da manhã junto ao Centro de Ciência Viva de Porto Moniz com algum frio e muito vento… o mesmo vento que tinha cancelado alguns voos para a ilha da Madeira.

Antes, uma verificação rápida do ship por parte da organização. Não há confusão na partida. As piscinas naturais de Porto Moniz são o pano de fundo sobre a pirâmide que estamos prestes a trepar…

Partida do TLPM

A pirâmide de Porto Moniz

O gráfico da altimetria é uma verdadeira pirâmide. Os 25km contam com 1720 de desnível positivo.

Partimos com a certeza da dificuldade que será alcançar a besta que ampara o mar naquele ponto da ilha. Sabemos que metade da prova vai ser sempre a subir. Vêem-se alguns atletas com bastões. Serão preciosos.

Partida e logo uma interminável subida

Mal saímos do centro do concelho de Porto Moniz começamos a subir estrada acima e depois pelas infindáveis escadas. Em zig-zag e sempre a subir poucos atletas ainda aguentam o trote. É inevitável meter passo.

A primeira de muitas subidas

A povoação encoraja-nos. Sabe o que ainda nos espera. Percorridos cinco quilómetros conseguimos descer um pouco e impor algum ritmo de corrida. Mas é por pouco tempo. Voltamos a subir… Primeiro em estrada, depois escadas e finalmente pelo monte a saborear a natureza. Aqui os bastões são uma preciosa ajuda. Já subimos bastante.

A segunda subida

O forte vento empurra-nos umas vezes, atrasa-nos outras

Já sentimos o vento, ouvimo-lo assobiar, ele empurra-nos umas vezes, atrasa-nos outras. Um nevoeiro intenso mal nos deixa ver as fitas sinalizadoras. Chegamos ao segundo abastecimento, no Fanal, a companhia mantêm-se: muito vento, muito frio e nevoeiro. O corpo vem gelado de tanto caminhar. A partir daqui já é possível correr e começamos a inverter a pirâmide.

João Barbosa e Carlos Barbosa

A inversão da pirâmide

Sabemos que vamos descer tudo o que subimos. O terreno está cheio de água e a descida é um misto entre planaltos rolantes e singles tracks que mais parecem um labirinto. São labirintos sinuosos, escorregadios e desafiantes. A sua beleza nem sempre é apreciada como merecia, porque a nossa atenção foca-se nos apoios.

Maria Areias no single track

Tentamos não cair, o que se revela uma tarefa árdua com tantas curvas apertadas. Acabamos a prova a descer pela aldeia que subimos e atravessamos dois dos muitos túneis que a Madeira apresenta. Na meta encontramos o último abastecimento, a medalha finisher e mais à frente, a zona de banhos e o restaurante Gaivota que nos serve a refeição.

Teresa Ornelas a chegar a meta

Organização exemplar!

A organização esteve muito bem, sempre presente nos locais de cruzamento com estradas e nas zonas de mudança de direção.

Junto aos abastecimentos tiveram sempre elementos a fazer o controlo do ship. Foi um total de 91 voluntários que antes, durante e depois do evento estiveram sempre presentes e disponíveis.

A sinalização estava clara e não induziu em erro.

A inscrição incluía a refeição que facilmente obtivemos no restaurante aderente.

A entrega de prémios foi realizada conforme o programa – 18horas locais. Aqui a organização poderia repensar os horários uma vez que assim os participantes tiveram de esperar o dia todo para receber os prémios.

Os melhores em Porto Moniz

Trail Curto (16km)

Na distância mais curta o internacional francês Pierre Emmanuel foi o grande vencedor ao cruzar a meta em apenas 01:28. Seguiu-se o atleta Élton Martins (Clube de Atletismo do Funchal) e o veterano Emanuel FreitasAssociação Porto Da Cruz Trail Team fechou o pódio.

Coletivamente, no setor masculino, ganhou a Associação Porto Da Cruz Trail Team.

No sector feminino a grande vencedora foi a russa Ekaterina Mityaeva da equipa Adidas que acabou em quinto lugar da geral! No segundo lugar ficou a belga Crommelinck Sophie e no terceiro lugar do pódio ficou a madeirense Telma Alves (ADRAP).

A melhor equipa feminina foi o Clube Karate Caniço.

Trail Longo (25km)

O trail longo foi ganho pelo internacional Tom Owens da SALOMON em 02:18. Na perseguição chegou o atleta russo Dmitry Mityaev. Com apenas 24 segundos de diferença chegou o atleta Flávio Remesso (ADRAP) para fechar o pódio.

A melhor equipa masculina foi a AMCF – Arrábida Trail Team.

Pódio TLPM das atletas da Oralklass – Amigos do Trail

Nas mulheres a mais rápida foi a atleta Maria Areias da Oralklass – Amigos do Trail. Em segundo lugar ficou a veterana Lúcia Franco (Associação Desportiva Galomar). A fechar o pódio classificou-se a Maria Gonçalves, outra atleta da Oralklass – Amigos do Trail.

A Associação Desportiva Galomar foi a equipa vencedora na distância longa de 25km.

Trail Ultra (47km)

Na distância ultra o homem mais rápido foi o Tiago Aires (Clube De Montanha Do Funchal) deixando para trás dois atletas da ACD Jardim Da Serra, Francisco Freitas que chegaria em segundo lugar e o Virgílio Ornelas em terceiro lugar.

Coletivamente a ACD Jardim da Serra foi a grande vencedora no sector masculino.

A grande vencedora na distância maior foi a internacional Holly Page que está convocada para os Campeonatos do Mundo de Trail e terminou a prova em apenas 6:39 classificando-se em quinto lugar da geral. Fantástico! O segundo lugar do pódio foi para a portuguesa Olívia Sousa (Clube Escola do Estreito). Inês Jordão (Monsanto Running Team) fechou o pódio em 08:05.

Representação da Oralklass – Amigos do Trail

Nesta prova a equipa fez-se representar por apenas seis atletas. A sua prestação foi notável e apesar de poucos atletas ainda trouxeram medalhas para o continente.

Toda a comitiva apresentou-se na linha da partida dos 25 km uma vez que a distância integrava o Prozis Campeonato Nacional de Trail 2018 da ATRP, campeonato que a equipa está a disputar novamente esta época.

No setor masculino alcançaram um excelente terceiro lugar por equipas tendo pontuado para este grande resultado o Nuno Alves 12º classificado, o Nuno Pereira 13º classificado, Filipe Carneiro em 22º lugar e o José Costa 41º classificado a fechar a equipa.

A representação feminina não se ficou atrás ocupando as duas atletas, dois lugares do pódio. Maria Areias foi a grande vencedora da prova e a Maria Gonçalves na perseguição alcançou um brilhante terceiro lugar.

Todos os atletas estão de parabéns, a equipa segue para mais um fim-de-semana de campeonato.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Maria Areias
Fotos: Bruno Abreu / Leonel Camacho

Parceiros