Pontével mantém tradição dura mas magnifica

Pontével

7 de janeiro todos os caminhos foram dar a Pontével para o XIV Passeio BTT Pontével, organizado pelos Quarentões.

Este ano o S. Pedro voltou a ajudar e fechou a torneira o que fez com que as inscrições crescessem a olhos vistos, tendo também ajudado o “chamariz” com as presenças do Vitor Gamito e Marco Chagas.

Tais factores proporcionaram o que cerca de 600 atletas marcassem presença entre as duas vertentes, maratona e meia maratona, que contaram respetivamente com 30 e 60 kms de extensão.

XIV Passeio BTT Pontével

Para primeira prova do ano, foi uma reunião de muitos amantes das bicicletas e do btt.

Num dia em que a meteorologia mostrava a presença de baixas temperaturas, os amantes desta modalidade não tiveram medo e compareceram, mais de 500 atletas no conjunto das duas distâncias.

Bem cedo começaram a aparecer os primeiros atletas para o levantamento dos seus dorsais, entrega essa que decorreu com rapidez e sem problema.

09h foi dada a partida, com o lançamento do tradicional foguete.

Como é hábito, os primeiros kms dos atletas são feitos pelas ruas da localidade, para que exista uma proximidade entre os habitantes e que os possam aplaudir.

Primeira parte do percurso um pouco rolante até á entrada nos trilhos ao 4 / 5 km, que com as chuvas dos últimos dias estavam muito pesados e cheios de lama, aumentando assim a dificuldade e obrigando os atletas a “puxar” pelo poder físico.

Em termos técnicos um percurso com zonas agradáveis e exigentes para os menos “profissionais” da modalidade, mas muito bons, com um percurso muito bem escolhido, se bem que a organização teve que alterar o percurso e encurtar em 7km a distancia mais longa, devido às chuvas dos últimos dias.

Percurso com sinalização abundante, mas podia estar melhor marcado, havia muita sinalização em locais desnecessários e faltavam em alguns locais.

Vários pontos de abastecimento e pessoal do staff para ajudar e a indicar as direcções em locais diversificados.

A entrega de prémios foi feito logo no local da meta.

A classificação final foi a seguinte:

Maratona 60km

David Marques – Nutrimania/360 Bike-Trail/ RudyProject Portuga – 2.20.20h foi o vencedor, seguido de Pedro Pinheiro – Rodinhas / Santos Silva – 2.23.23h e Luis Cardoso – Individual – 2.23.23h

Meia- Maratona 30km

Venceu Fábio Silva – Roda Livre Cartaxo Team / Findmore Consulting com 1.25.03h, Luis Ferreira – Racing Bikes – 1.25.54h e João Chagas – Roda Livre Cartaxo Team/ Findmore Consulting – 1.27.39h completaram o pódio

OPraticante.pt / SFOA Cycle Team

A equipa de OPraticante.pt / SFOA Cycle Team, esteve representada por 93º Ivo Fernandes – 3.23h – 30º Veterano B e 94º Luís José – 03.23h – 31º Veterano A

No final o Almoço foi servido na Casa do povo de Pontével, muito bem servido e com muita simpatia.

Em geral a entidade organizadora da prova “Quarentões” estão de Parabéns pelo bom trabalho que fizeram e há que continuar com o empenho e dedicação.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Luís José
Fotos: Ivo Fernandes

Parceiros