Portugal alcança lugar inédito no Europeu

Equipa portuguesa que obteve o quarto lugar

A Republica Checa tem sido palco dos Campeonatos da Europa de Orientação (EOC2016) Pedestre e De Orientação de Precisão (ETOC2016) desde 21 de maio, terminando no próximo sábado, dia 28 de maio.

Portugal com grandes resultados

Na sua primeira prova, Portugal conseguiu apuramento para a final, com o 15º lugar de Tiago Romão (Gafanhori), que terminou a final em 41º lugar. Os títulos de Campeões da Europa de Sprint foram para a suíça, no feminino para Judith Wyder e, no masculino para Matthias Kyburz.

Já na distância longa, Pedro Nogueira (ADFA) foi o melhor português na qualificatória, classificando-se em 27º lugar, na serie C. Ontem, 24 de maio, disputaram-se os títulos de Campeões da Europa em distância longa, onde os nº1 do ranking mundial foram os vencedores. Daniel Hubmann (Suiça) revalidou o seu título de Campeão da Europa em distância longa, que conquistara em Portugal no EOC2014, juntando assim a 3º medalha de ouro deste título e Tove Alexandersson (Suécia) arrecadou a sua 1ª medalha de ouro num Campeonato da Europa. Na final B, Tiago Romão classificou-se em 5º lugar e Pedro Nogueira em 16º.

Para os atletas da Orientação de Precisão, os resultados têm sido bastante positivos. Ontem, na prova de estafetas, Portugal obteve pela primeira vez um 4º lugar, pela equipa de Inês Domingues (COC), Grigas Piteira (Gafanhori) e Edgar Domingues (COC), para além deste enorme feito obteve tambem um 10º lugar pela equipa de Nuno Pires (Ori-Estarreja), João Pedro Valente (CPOC) e Luís Gonçalves (CPOC). O Técnico e também atleta Nuno Pires afirma que os excelentes resultados, aos 3os elementos de cada uma das equipas, Edgar Domingues e Luís Gonçalves, pelas suas excelentes prestações na estação extra de TempO subindo as classificações das equipas de 7º para 4º e de 17º para 10º lugar.

Equipa portuguesa que obteve o quarto lugar
Equipa portuguesa que obteve o quarto lugar

Hoje, pela manhã realizou-se a qualificatória de TempO, onde Portugal conseguiu apurar 3 atletas para a final, Inês Domingues, João Pedro Valente e Luís Gonçalves, em 12º, 14º e 16º respetivamente. Na final de TempO, que se realizou à tarde, Inês Domingues obteve a melhor posição lusa, 11ª posição , Luís Gonçalves ficou em 20º ligar e João Pedro Valente em 33º

As medalhas foram atribuídas à CZE, NOR e SVK
1º Pavel Kurfürst (Open)
2º Martin Jullum (Open)
3º Ján Furucz (Open)

Amanhã, dia 26, será a qualificatória em Distância média para a Orientação Pedestre e a final no dia seguinte. Também no dia 27 se irá realizar a primeira etapa de PreO. O último dia do evento, 28 de maio, será finalizado com a prova coletiva de Orientação Pedestre, a Estafeta, e a última etapa de PreO, onde serão apurados os os vencedores pelo somatório das duas etapas de PreO.

Parceiros