Portugal na final do Europeu de Sub-20

A Selecção Nacional de Sub-20 alcançou nesta quarta-feira o apuramento para a final do Campeonato Europeu de Rugby após alcançar uma excelente vitória frente à Roménia, em Bucareste, por 21-16. Num jogo onde João Fezas Vital e Manuel Cardoso Pinto marcaram os ensaios de Portugal, os portugueses estiveram intransponíveis na defesa, alcançado de forma inteiramente merecida o lugar no jogo decisivo. O adversário de Portugal na final, que será disputada no próximo sábado, às 15h00, será a Espanha.

No Estádio Arcul de Triumf, em Bucareste, a Selecção Nacional revelou muita personalidade e um enorme coração nos minutos finais. A Roménia chegou ao final dos primeiros 15 minutos a vencer por 6-3, mas Portugal colocou-se pela primeira vez à vantagem aos 20 minutos. Após uma excelente acção defensiva no meio-campo romeno, os portugueses recuperaram a bola, circularam bem à mão e João Fezas Vital fez o primeiro ensaio do jogo, colocando a formação comandada por Luís Pissarra a ganhar, por 10-6.

Porém, seis minutos depois, após uma formação-ordenada favorável à Roménia a cinco metros da linha de ensaios, um dos raros erros defensivos de Portugal permitiu que o capitão e médio-abertura romeno alcançasse o único ensaio da equipa da casa no jogo.

A perder por 10-13, Portugal surgiu muito bem em campo após o intervalo. Apesar de alguns erros no jogo à mão, a Selecção Nacional mostrava ter mais qualidade e, aos 46 minutos, Manuel Cardoso Pinto deixou toda a gente para trás e, com um slalom imparável, marcou um ensaio fantástico, colocando Portugal novamente na frente, por 15-13.

A Roménia ainda reagiu e, três minutos depois, voltou a passar para a frente (15-16), mas duas penalidades bem convertidas por Jorge Abecassis deram nova vantagem aos portugueses  a 10 minutos do fim (21-16).

A jogar em casa e em desvantagem, os romenos deram tudo por tudo nos últimos minutos e beneficiaram de uma mão cheia de formações-ordenadas a cinco metros da linha de ensaio, mas com uma grande atitude, os jogadores portugueses foram gigantes a defender e seguraram a merecida vitória.

A final será um duelo Ibérico. Portugal e Espanha vão lutar por um lugar no World Rugby U20 Trophy, que vai realizar-se no Uruguai entre 25 de Agosto e 10 de Setembro. Nas meias-finais, os espanhóis mostraram ter uma equipa de grande qualidade e venceram, com alguma facilidade, a Rússia, por 37-19.

Portugal: 1 – João Melo; 2 – Nuno Mascarenhas; 3 – Afonso Carreira; 4 – Fezas Vital (5); 5 – Manuel Picão; 6 – João Granate; 7 – David Wallis; 8 – Duarte Campos; 9 – Duarte Azevedo; 10 – Jorge Abecassis (3+3+3+2); 11 – António Vidinha; 12 – José Luís Cabral; 13 – Vasco Ribeiro; 14 – Castelo Branco; 15 – Cardoso Pinto (5).

Suplentes: José Sarmento, Sousa Nardi, José Pimentel, Rebelo de Andrade, Manuel Peleteiro, Martim Cardoso, Pedro Silva, Rodrigo Freudenthal, Francisco Campos, Gonçalo Santos e José Sarmento.

Resultados

Quartos-de-final
Espanha-Suíça: 36-13
Portugal-Holanda: 42-5
Rússia-Alemanha: 47-10
Roménia-Bélgica: 28-22

Meias-finais
Espanha-Rússia, 37-19
Roménia-Portugal, 16-21

Final
Portugal-Espanha: sábado, às 15h00

Parceiros