Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Portugal no Campeonato da Europa de Kayak Polo

O Campeonato da Europa de Kayak Polo, a disputar em França na cidade de St. Omer, realiza-se de 23 a 27 de agosto, e Portugal estará presente nesta competição com um total de uma Equipa Sénior e uma Sub21, ambas masculinas.

As Equipas Nacionais de Kayak Polo participarão ainda no Torneio Internacional De Paddel antes da deslocação para o Europeu. Este torneio disputa-se na Bélgica dias 19 e 20 de agosto.

A Equipa Nacional liderada pelo Técnico Nacional Rui Salgado já conhece os seus grupos e adversários para a primeira fase da prova, que em 2019 será disputada em Portugal.

Nos Sub21 Portugal foi colocado no grupo ML, com a Alemanha(vice campeã do Mundo), Reino Unido(Campeões do Mundo), Polónia e Ucrânia. Nos seniores Portugal defrontará a França(vice campeã do Mundo), a Holanda e a Hungria.

Jogos(horas locais)

24/08/2017
10:40 U21 Group ML POL – POR
08:40 Men Group MC FRA – POR
14:00 Men Group MC POR – HUN
17:20 U21 Group ML GBR – POR

25/08/2017
08:40 U21 Group ML POR – UKR
12:00 Men Group MC NED – POR

Mais informações sobre a participação Portuguesa no Campeonato da Europa de Kayak Polo em breve em fpcanoagem.pt

Atletas convocados

Seniores
Vitor Assunção – CFCoimbra
Pedro Assunção – CF Coimbra
Sérgio Bento – CF Coimbra
Fernando Leal – CF Coimbra
Luis Duarte – CKPBarra
Ricardo Assunção – CF Coimbra
Guilherme Rolin – CKPBarra

Sub21
David Silva – CC Setúbal
André branco – CF Coimbra
Guilherme Bispo – CKPBarra
Afonso Ramos – CKPBarra
Ruben Silva – CC Setúbal
Francisco Correia – CF Coimbra
Helder Rodrigues – ALhandraSC
Sandro Cameira – AlhandraSC

O que é Kayak Polo?

O kayak Polo é um jogo desportivo colectivo de contacto que se joga um pouco por todo o mundo há mais de 30 anos. As embarcações utilizadas são kayak curtos e achatados, com extremidades redondas. Em ambas as extremidades, é obrigatório o uso duma esponja protectora contra impactos. É ainda obrigatório o uso de capacete, colete e saiote

Esta especialidade pode ser praticada em qualquer plano de água, rios, lagos ou piscinas desde tenham pelo menos 90 cm de profundidade, e que não existam correntes.  A área de jogo é de 35 por 23m, caso o jogo decorra numa piscina esta deve ter uma altura mínima de 5 metros acima da área de jogo.

O objectivo do jogo, tal como na maioria dos jogos desportivos colectivos, é a marcação de golos na baliza adversária que se encontra suspensa a 2 metros acima da superfície da água.

Os jogos são disputados em 5 contra 5, em duas partes de 10 minutos e são controlados por dois árbitros, um de cada lado da área de jogo. Cada equipa pode ter 3 suplentes, podendo fazer substituições em qualquer momento do jogo.

No início de cada partida cada equipa alinha na sua linha de baliza, o árbitro principal arremessa a bola para o centro do campo e um jogador de cada equipa tenta obter a primeira posse de bola. A partir de então, ambas as equipas tentam marcar golos.

A bola é geralmente passada à mão de jogador para jogador, podendo também ser utilizada a pagaia para bloquear e movimentar a bola. Um jogador que esteja com a posse da bola pode ser empurrado para a água com a mão, sendo também permitido o contacto com as embarcações adversárias. Um jogador não pode transportar a bola em cima do kayak e só pode manter a sua posse por 5 segundos antes de a afastar de si no mínimo 1 metro.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta