Portugueses no primeiro dia dos Jogos Olímpicos

Alexis Santos

Alexis Santos

O primeiro dia de competição dos Jogos Olímpicos Rio 2016 colocou vários portugueses em ação, com grande destaque para o recorde nacional alcançado por Alexis Santos, o 10.º lugar de Rui Costa no Ciclismo de estrada e a vitória histórica de Gastão Elias na primeira ronda do torneio de Ténis.

Alexis Santos bate o recorde nacional

No primeiro dia de competição, na Natação, Alexis Santos bateu o recorde nacional nos 400m estilos ao fazer no Rio 2016 04:15.84 na segunda de quatro séries das eliminatórias no Estádio Aquático. Com esta marca, Alexis registou a segunda melhor participação portuguesa de sempre em Jogos Olímpicos, que ainda pertence a Alexandre Yokochi. Ainda assim, apesar de ter batido o seu próprio recorde (que era de 04:16.30), o atleta do Sporting atingiu o 14.º lugar entre todos os participantes e ficou fora da Final.

Visualize aqui o artigo

alexis-santos

Victoria Kaminskaya 28ª nos 400m estilos femininos

Menos feliz foi Victoria Kaminskaya, que também entrou à tarde em prova nas eliminatórias dos 400m estilos femininos. A jovem nadadora portuguesa tinha estabelecido como objetivo bater o seu recorde nacional fixado em 4.42,53, o que não conseguiu apesar de ter alcançado a sua terceira melhor marca de sempre com o tempo de 04:46:03, conquistando a terceira posição da segunda série das eliminatórias e a 28ª posição na classificação final.

victoria-kaminskaya

João Costa fora da final

No Tiro, João Costa ficou no 11.º lugar na qualificação da prova de Tiro com Pistola de Ar Comprimido a 10 metros. O atirador português somou 578 pontos e ficou fora da Final. O português, que está nos seus quintos Jogos Olímpicos e que esteve nas finais desta prova em Sydney2000 e Londres2012, ainda vai competir na pistola a 50 metros, na quarta-feira.

joão-costa

Rui Costa melhora prestação de Londres 2012

No Ciclismo, Rui Costa foi o melhor português na prova de estrada, conquistando um 10.º lugar, a pouco mais de 2 minutos do vencedor, melhorando a prestação de Londres 2012, onde foi 13.º. A prova ficou marcada pelos muitos acidentes e avarias. Um percurso muito duro, que acabou por vitimar Nélson Oliveira, que no derradeiro terço da prova caiu e abandonou. André Cardoso ficou no 36.º lugar, a 12.18 minutos do vencedor, e José Mendes classificou-se em 53.º, a 20 minutos de Van Avermaet.

Visualize aqui o artigo

rui-costa

Gastão Elias faz história

Ao final da tarde em Lisboa, Gastão Elias bateu o australiano Kokkinakis por 2-0 (7/6, 7/6) e fez história no ténis português, ao tornar-se o primeiro tenista a conquistar uma vitória individual nuns Jogos Olímpicos. Com este resultado, o tenista segue para a segunda ronda do torneio olímpico, onde vai defrontar o vencedor do embate entre Darian King, dos Barbados, e o norte-americano Steve Johnson.

gastao-elias

Shao Jieni é eliminada

A fechar o dia português no Rio de Janeiro, Shao Jieni acabou eliminada ao perder por 4-0 (parciais 11/4, 11/9, 11/9, 11/6) frente à americana Lily Zhang. A portuguesa, que se estreou em Jogos Olímpicos, nunca se adaptou bem ao jogo da sua adversária e deu assim por terminada a sua experiência olímpica no Rio de Janeiro.

shaojieni

Parceiros