Proença-a-Nova conquistar o titulo e lugar na selecção

Proença

Foto: Fotos do Zé

Realizou-se no passado dia 10 de março de 18 a taça de Portugal em Proença a Nova, nas distancias de 51 km D+2200 e 28 km D+1200.

Trail Proença-a-Nova

Prova organizada pela Horizontes Turismo Desportivo, e pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), contando também com a colaboração da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Os vencedores desta prova, na distancia ultra,  iriam assim conquistar o seu lugar na Seleção Nacional para o Mundial de Trail em 2019.

.

Foto: Paulo Nunes – Photography

Rui Pinho, presidente da ATRP, antes da realização do evento, declarou: “É uma oportunidade de conquistar um título”.

O secretariado estava instalado no parque urbano de Proença-a-Nova, onde seria também o local de chegada.

Foto: Paulo Nunes – Photography

Pelas 8:15 deu-se a partida de alguns autocarros cedidos pela organização que iriam transportar os atletas até ao local de partida que seria em Montes da Senhora.

A partida do trail longo foi dada por volta das 9:10 e 15 minutos depois seria dada a partida do trail curto.

Foto: Paulo Nunes – Photography

A parte inicial da prova seria percorrida dentro da localidade e pouco tempo depois entrámos na zona na mata, ao longo do percurso tivemos de tudo um pouco estradão, alcatrão, subidas dignas desse nome e boas descidas para massacrar os músculos.

Trilhos com boas marcações e alguma chuva não tanto como se previa o que foi bom para os atletas.

Foto: Fotos do Zé

A subida às eólicas no Trail de Proença-a-Nova seria o ponto mais alto da prova e a tarefa para lá chegar não foi fácil, pois seria entre 2 a 3 km sempre a subir e com direito a alguma chuva, frio e vento, que dificultou,e muito, a vida aos atletas.

A partir daqui seriam vários km a descer com alguns trilhos técnicos, nos quais tivemos o privilégio de ver vários ribeiros e cascatas ao longo percurso, tendo o prazer, o gosto de ver já muita vegetação verde, visto que esta zona do pais foi muito fustigada pelos incêndios no ano passado.

Foto: Fotos do Zé

No geral em relação a prova achei muito boa e com uma organização excelente, com marcações perfeitas e bem visíveis, abastecimentos muito bons e com excelente apoio durante a prova.

A Horizontes Turismo Desportivo organiza vários eventos a nível nacional durante todo o ano e têm sido alvo de vários elogios, este foi mais um de sucesso.

Eu, Artur Basílio , participei nos 26 kms tendo obtido o 75º da geral e 19º no escalão com 3:25:53 em representação da equipa de Opraticante.pt.

Artur Basílio – OPraticante.pt – Foto: Paulo Nunes – Photography

51km

Luís Semedo supera Romeu Gouveia e vence em masculinos

Luís SemedoAC Portalegre/ UTSM foi o vencedor percorrendo a distância em 4:26:29, Romeu GouveiaSalomon Suunto Portugal – 4:28:49 obteve o 2º lugar e Bruno Coelho – Trail Team Bifase – 4:31:06 completou o pódio

Luís Semedo com Romeu Gouveia junto a Rui Pinho – Foto: Paulo Nunes – Photography

Sara Brito vence em femininos

Venceu Sara BritoCA Barreira – 5:37:04, com Mary VieiraDr.Merino/4moove – 5:41:40 e Paula BarbosaOralklass – Amigos do Trail – 6:01:10 a completarem o pódio

Sara Brito – Foto: Paulo Nunes – Photography

26 km

Aite Tamang vence em masculinos, A.D.Amarante Trail Running faz dobradinha

O vencedor foi Aite TamangAMCF – Arrábida Trail Team – 2:13:43, com a equipa da A.D.Amarante Trail Running a conseguir uma dobradinha Vítor Costa – 2:16:31 foi o 2º e Paulo Costa – 2:16:33 o 3º classificado.

Foto da página do facebook da AMCF

Caracol Trail Team dobradinha em femininos

Tetyana VakulyukCaracol Trail Team, necessitou de 2:52:24 para percorrer a distância e vencer, nos lugares imediatos ficaram Ana Vintém – ACPortalegre/UTSM – 2:58:46 e Joana Alves – Caracol Trail Team – 2:58:49.

Foto da página do facebook do Caracol Trail Team

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Artur Basilio
Fotos: Paulo Nunes – Photography / Fotos do Zé

Parceiros