Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

O que nos motiva? O que motiva os atletas ?

Para todos os atletas uma questão. O que nos motiva? Foram vários os autores que já se dedicaram ao estudo da motivação dos atletas, no sentido de compreenderem que fatores determinam a motivação extrínseca e que aspetos podem influenciar tudo o que temos cá dentro e transformar energia em motivação intrínseca.

Rúben Almeida

“A razão pela qual os sujeitos escolheram aquele desporto”

Dineia Silva (2009, p. 4), cita Alves, Brito & Serpa (1996) referindo que “a motivação pode ser compreendida pelo conjunto de variáveis que deterninam “a razão pela qual os sujeitos escolheram aquele desporto como pratica desportiva, porque se mantêm nesta atividade ao longo do tempo e porque desenvolveram um determinado nível de empenhamento”, ajudando a compreender que cada um de nós é movido por motivações e ações diferentes, que levam a um determinado objetivo e que é definido por cada um, à semelhança das suas expetativas e do que ambicionam alcançar.

Um outro autor, António Cunha (2013, pp.1225-1226), refere que “quando o organismo humano (…) está próximo de uma vitória, o cérebro e o corpo trabalham em harmonia, contribuindo para o aumento da concentração. Os reflexos e os automatismos tornam-se mais eficazes e a auto-estima mais elevada.

“Com a vitória assegurada, vem a recompensa completa”

O mesmo autor acrescenta ainda que “quando a vitória está assegurada, vem a recompensa completa: a libertação e combinação de substâncias químicas como endorfinas, encefalinas, adrenalinas, testoterona potenciam o bem-estar e combatem a exaustão e a dor”, sendo que cada um de nós, dos atletas encara as vitórias de forma distinta, mediante os obstáculos que queremos superar, os medos que queremos suprimir ou mesmo as barreiras que pretendemos eliminar entre o que somos e o que queremos ser, mas voltemos à questão inicial.

O que nos motiva?

O que nos leva a avançar quando o corpo pede para parar?

O que nos faz seguir em frente quando a força nos quer abandonar?

O que nos leva a não desistir?

São perguntas que faço a mim mesma, sempre que vejo alguém, que vejo um atleta que não luta por um recorde olímpico, a treinar com afinco, com fé e com garra para atingir um objetivo, seja ele físico, psicológico ou social.

Prática do desporto traz aos atletas recompensas diferentes

Pessoas do meu quotidiano, que não têm destaque nas redes sociais, nem nos mídia, conseguindo porém surpreender-me pela força e pela dedicação, pelo foco e pelo empenho numa pequena batalha que travam para se tornarem ainda melhor do que o que são, carregando um tremendo orgulho e criando um conjunto de memórias que vão ajudar a construir pequenos pedaços de história e dos quais se irão lembrar quando o tempo insistir em passar.

A prática do desporto traz assim a cada um dos atletas recompensas diferentes, pelo que este será um espaço dedicado a todos os amantes de desporto, profissionais ou amadores, que ambicionam chegar mais longe ou aos que simplesmente são lutadores incógnitos e que recebem como prémio mais uma superação e a satisfação de terem concluído mais desafio com a alma e o empenho necessário! Aqui o desporto será encarado como a “forma de mostrar o mundo, como forma de dar um mundo melhor, como forma de preparar o futuro” (Cunha, 2003).

Atletas

Vamos ver, daqui em diante, como cada um de nós pode marcar a diferença nas pessoas que nos rodeiam. Vamos descobrir como nos podemos motivar e como podemos motivar os demais, transmitindo essa energia positiva que guardamos dentro de nós e que utilizamos em cada treino e em cada superação.

Fica a pergunta… E a ti o que te motiva?

#praticadesporto
#praticaaamizade
#praticaacooperação

Texto: Patricia Silva

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta