Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

São Pedro um Runner no Running Moinhos Saloios

Decorreu no pretérito dia 09 de julho de 2017, o 4º Trail Running Moinhos Saloios, Trail, organizado pela União de Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Galés, com o apoio logístico sempre profissional e competente do Trilho Perdido.

Analice Silva nunca esquecida

Este ano esta prova do Trail Running Moinhos Saloios homenageou, a sempre saudosa para quem anda nesta vida das corridas, Analice Silva, a qual infelizmente nos deixou no principio deste ano, mas que foi recordada e agraciada tal como ela havia de ter gostado, com uma estrondosa salva de palmas.

Visualize aqui o ultimo artigo publicado pelo nosso projecto sobre a vida de Analice em Portugal.

A prova mais uma vez, mas provavelmente a ultima, pois segundo a organização para o ano deve começar e terminar no parque ecológico, teve o seu inicio no estádio municipal da Venda do Pinheiro, local dotado de infraestruturas de apoio, mais do que suficientes a uma prova deste tipo, nomeadamente, bastante espaço para estacionamento, bons balneários e claro a sempre agradável agua quentinha, escassa em muitos eventos deste tipo.

São Pedro, mostrou-se também um Runner, pois e perdoem-nos os banhistas e veraneantes, presenteou este dia, ao contrario do ano passado que esteve muito calor, com um céu nublado, sem chuva, nada de vento e temperatura amena de cerca de 23 graus, condições ideais e propicias ao tipo de esforço que ia ser iniciado,

Uma promessa a todos os santinhos

Relativamente à prova em si, que tal como anunciado, teve o seu inicio pelas 9h00, contou nesta edição com cerca de 200 atletas, que se dividiram pela prova de Trail de uns anunciados 25 Km e pela caminhada de 12 Km.

Assim, eis que se dá o tiro de partida à prova, a qual se estreou com uma primeira subida em alcatrão, que fez logo lembrar aos mais esquecidos, a altimetria de 830 mts desnivel positivo, aconselhando então alguma cautela nos esforços iniciais.

Logo após este ” aperitivo ” iniciaram-se as hostilidades com o verdadeiro Trail, percorrendo diversos trilhos com dispares graus de dificuldade, desde o estradão, passando por alguns single tracks bastante técnicos e acabando com subidas cujo comprimento e inclinação, se mostraram dignas de uma verdadeira promessa a todos os santinhos.

E falando em subidas, a penúltima digna desse nome, onde muitos esqueceram a evolução, deixando para trás a locomoção bípede, não faltou o senhor padre que abençoou, todos os que ali lograram chegar, um apontamento sempre digno de bons momentos e gargalhadas, que fazem esquecer a subida ingreme e como que dá um novo alento para chegar ao fim.

De acordo com a génese da prova, que não obstante a altimetria com um acumulado de cerca de 800 mts, esta talvez devido às condições climatéricas ideais, quase todos os atletas que participaram nos anos transatos, referiram ter conseguido baixar os seus tempos, manifestando também agrado pelo percurso bem marcado com fitas sinalizadoras, acrescentando ainda que os abastecimentos eram fartos nada faltando.

João Ginja e Sofia Roquete os vencedores do Trail Running Moinhos Saloios

Como resultados individuais na geral, temos no setor masculino, em 1º lugar João Ginja da Arrábida Trail Team, com o tempo de 2h00m29s, em 2º lugar Nelson Amaral – Arrábida Trail Team – 2h00m30s e a finalizar o pódio Arsénio Santos – Mundo da Corrida – 2h02m36s.

No sector feminino grande vitória, para Sofia Roquete da Arrábida Trail Team com o tempo de 2h18m18s, seguida de Inês Peixoto – Clube Benfica em forma – 2h50m34s, ficando o 3º lugar para Susana Morais – Clube Stravistas VP – 2h59m25s.

Arrábida Trail Team somou troféus

OPraticante.pt esteve representado

Quanto à prestação dos atletas em representação da equipa de OPraticante.pt, esta culminou um excelente e honroso resultado, respetivamente de Hélio Dias com um 25º lugar da geral e 7º no escalão com o tempo de 2h32m56s; de Vítor Franco com um 26º lugar da geral e 9º no escalão com o tempo de 2h32m57s e de Luís Sousa com um 60º lugar da geral e 21º no escalão com o tempo de 2h58m53s .

Assim mais uma vez, uma grande vénia a todos que participaram neste evento do Trail Running Moinhos Saloios, sejam organizadores, voluntários ou desportistas , pois tudo correu sobre rodas a todos os níveis, provando mais uma vez que nem sempre a quantidade é qualidade.

Ah é verdade, o almoço, no Clube Desportivo da Asseiceira Pequena, mais propriamente, no meu caso o javali com arroz e demais acompanhamentos, estava um espetáculo.

Texto: Miguel Gaspar
Fotos: Raul Simplicio

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta