Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Serra de Portel “Onde a Serra Finda e a Planicie Recomeça”

Teve lugar no passado dia 07 de outubro, onde a Serra finda e a planície recomeça a segunda edição do Trail Serra de Portel, que contou com um total de 479 inscritos, adianta a organização.

A prova foi disputada em duas distância competitivas, Trail longo de 25 km e Trail curto 15 km, a organização contou também com uma caminhada de 8 km e um Trail Kids que decorreu nas principais artérias da vila.

Portel, embora esteja apenas no seu segundo ano, é uma prova a ter em conta na região e no país, tendo um aumento de participantes face a primeira edição bastante significativo.

Pela Serra De Portel

A prova decorre na zona envolvente a vila de Portel, por um percurso desafiante, “com bastantes subidas e descidas bastante técnicas”, e na sua grande maioria percorrido em “singletrack“, não existe nem 1 km seguido de terreno, QUASE PLANO, ali, ou sobes ou desces, os locais de menor desnível fazem o favor de te esmigalhar os tornozelos todos num serpentear brutal por entre árvores.

Com o passar dos kms, a prova não fica mais fácil, antes pelo contrário, os últimos 5 kms de prova são demolidores, construídos e desenhados por alguém com empenho, que nos coloca numa zona extrema da serra de onde podemos avistar ao longe o Castelo de Portel e desfrutar de toda a envolvência da serra, num carrossel de sobe desce brutal, ah, para fechar em beleza, a 3 km da meta têm guardada uma descida brutal para por a prova qualquer um que chegue ali sem forças, eu gosto de descer, de descer de verdade e ali vi a coisa complicada!

Numa chegada a Vila pelo ataque ao Castelo de Portel, conseguimos sentir-nos absorvidos por uma vila que está a espera de nos receber, numa arena super bem organizada temos as caras conhecidas a espera e a aplaudir, Portel concluído com sucesso e muito prazer.

A nossa preocupação quando desenhamos os percursos das provas, é de que os atletas sintam que demos o nosso melhor para ter um percurso fantástico para os receber“, adianta a organização.

 

 

Face as temperaturas que se fizeram sentir e ao grau de dificuldade apresentado pelo percurso, a organização não quis expor os atletas a desgastes desnecessários, contemplando na distância grande abastecimentos de 5 em 5 km, iniciativa que foi muito bem recebida por parte dos atletas que se deslocaram até Portel.

 

Vertente Solidária

A organização do II Trail Serra de Portel, canalizou parte dos lucros da prova para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, “sentimos que em assegurando toda a logistica do evento a nível monetário, podemos perfeitamente canalizar parte das nossas receitas a favor da comunidade, porque correr também é isto”, adianta.

Nos 25 kms assistiu-se ao domínio da equipa da ATR Algarve Trail Running

Na prova de 25 km, sagrou-se vencedor Ezequiel Lobo – Clube de Atletismo de Viana do Alentejo, o padrinho da prova, com o tempo de 02h12m21s, seguido por Paulo Morais – G.D.R. São Francisco da Serra, com o tempo de 02:13;13 e por último José Pica – individual com 02:18;27h.

No sector feminino e na mesma distância, a primeira classificada foi, Cristina Seleiro – Barrancos FC / Biogado com o tempo de 03h22m29s, seguida por Felisbela de Sousa, com o tempo de 03:24;02, e por último, Natália santos com o tempo de 03:27;55, ambas a representar a equipa da ATR Algarve Trail Running.

 

Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz domina nos 15 kms

Na prova de 15 km e no sector masculino, o vencedor foi João Cruz – Beja Atlético Clube, com tempo de 01h11m00s, seguido de João Baioa – 01:11;00, e de Luis Campaniço – 1:11;03, ambos a representar a Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz.

Andreia Faisca – A.T.R Cabras Doidas – Beja – 01h43m04 foi a vencedora, seguida de Ana Gonçalves – Évora Night Runners – 01:44;27 e de Isaura Rocha – Infiltrados – 01:49;53.

Evento no facebook.

Texto: João Artur Tómaz
Fotos: Cedidas pela Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta