Trail Serra do Branco “2016 foi o início, 2017 a confirmação!”

A Serra do Branco recebeu cerca de 500 atletas no passado domingo, dia 19 de fevereiro. Este trail conta já com a segunda edição, e isto só foi possível graças ao apoio da Junta de Freguesia de Colmeias e Memória. A organização deste evento foi feita por um grupo de amigos/atletas da região formado quase exclusivamente por habitantes da freguesia.

 

2016 foi o início, 2017 foi a confirmação!

Há um ano atrás surgiu a ideia, alguns elementos juntaram-se e começaram a pensar na prova. Havia alguns trilhos que estes elementos da organização já conheciam e julgavam ter qualidade suficiente para fazer um trail. Começaram do zero até chegar a esta segunda edição. Além do trabalho invisível que foi feito meses antes, este ano a organização quis melhorar e inovar e por isso colocou a meta dentro do Pavilhão Gimnodesportivo das Colmeias! Este foi o local onde, além de ser o culminar do trail, também serviu e muito bem para levantamento de dorsais, refeições e entrega de prémios. Todas estas áreas estavam bem distintas e bem definidas. Em 2016 a organização ambicionava dar continuidade a este evento, confessava Rui Neto (um dos organizadores) numa pequena entrevista que lhe fizemos. Este ano confirmaram-no com o evento que apresentaram com mais capacidade, mais empenho e qualidade! Parabéns!

Patrícia Carreira volta a ser a madrinha do evento

Uma vez mais a madrinha deste evento foi a atleta da terra: Patrícia Marto Carreira, representante do clube Juventude Vidigalense, que participou nos 27 quilómetros.

Desde as 7:30 da manhã que a organização estava pronta a receber todos os atletas que decidiram vir conhecer a Serra do Branco. Não houve por isso muitas filas nem confusões nesta parte inicial. De salientar também que havia um serviço disponível no pavilhão para os atletas que quisessem tomar o pequeno-almoço. Um pormenor importante para todos aqueles que vieram de longe e saíram de casa de barriga vazia. No final da prova, a organização também marcou a diferença ao presentear todos os finishers com um pastel de nata.

As partidas das diferentes distâncias começaram dentro dos horários previstos e a organização fez uma pequena explicação para cada distância. Desta vez o sol fez questão de acompanhar todo o evento. Um cenário bem mais atrativo do que o do ano anterior, onde não faltou chuva, lama, frio e granizo. Mas como é natural nesta modalidade, as condições meteorológicas pouco influenciam a vontade dos atletas em desafiarem os trilhos e percursos.

Trail com duas distâncias competitivas

A distância K18 foi a mais concorrida tendo participado 234 atletas dos quais 56 eram do sexo feminino. Nesta vertente mais curta do trail os atletas percorreram os lugares de Lameiria, Farraposa, Serra do Branco e Chumbaria.

Os atletas da distância K18 partiram junto ao pavilhão Gimnodesportivo, logo a seguir aos atletas que fizeram a distância mais longa, os 27 quilómetros. A partida no ponto alto deu a visibilidade merecida ao evento e, além de estar bem organizada, era uma partida larga, ideal para muitos atletas partirem ao mesmo tempo sem confusões! Como tem sido habitual em muitos trails. A partida foi feita em contagem decrescente pelos próprios atletas. É fantástico o espirito de amizade e cooperação que existe entre nós corredores de trail. Partida dada, descemos junto ao pavilhão e entrámos logo para a mata por um single track. Depois disso tivemos bons trilhos, boas e duras subidas e não faltou sempre staff distribuído por vários locais ao longo de toda a prova.

No K27 inscreveram-se 71 corajosos atletas que passaram pelos lugares de Farraposa, Picoto, Cabeças de Lagares, Regueira do Freixo, Lourais e Chumbaria.

Grande adesão na caminhada

Na caminhada, vertente não competitiva, inscreveram-se 165 caminheiros que percorreram 10 quilómetros. Tem-se verificado uma adesão crescente nesta opção, não só para quem não pode/consegue correr distâncias mais longas, mas para o público em geral, desde crianças a famílias inteiras que optam por passar o domingo de manhã em contato com a natureza!

Os grandes vencedores

A organização premiou os escalões de séniores até veteranos III, tanto no setor masculino como no feminino e em ambas as distâncias.

18K

O primeiro a cortar a meta foi António Silvino (A.C.S.M. – Atlético Clube S. Mamede) em 1:42:42, seguido de José Figueira (CCDR Burinhosa) com 01:42:51 a escassos nove segundos da vitória. A fechar o pódio ficou Bruno Filipe (individual) com 01:43:39.

No setor feminino a mulher mais rápida a cruzar a meta foi a Maria Areias (OPraticante/ORALKLASS-Amigos do Trail) em 01:52:42 sendo a 13º atleta a cruzar a meta na classificação geral. No segundo lugar do pódio ficou Anabela Remédios (A.C.S.M. – Atlético Clube S. Mamede) em 01:59:47 e no terceiro lugar foi a Diana Carreira (Clube Veteranos do Lis) com 02:04:44.

27K

Carlos Barbara (CCDR Burinhosa) foi o primeiro a cortar a meta em 02:37:58, seguido do veterano Germano Capela (CA Barreira) que cruzou a meta em 02:45:36. Para fechar o pódio chegou o Tiago Cruz (GAU Bajouca) com apenas onze segundos de diferença sobre o segundo.

A primeira mulher a passar a meta após concluir os 27 quilómetros foi a Carina Matias (CA Barreira) em 03:12:05. A segunda classificada foi a veterana Gloria Serrazina (CRP Ribafria) com 03:17:19 e a fechar o pódio chegou a madrinha da prova, Patrícia Carreira (Juventude Vidigalense) com 03:27:55.

A organização premiou ainda a equipa com mais atletas inscritos com um leitão. A equipa vencedora que levou para casa o leitão foi o CCDR Burinhosa.

Representantes de OPraticante.pt.

A equipa de OPraticante/ORALKLASS-Amigos do Trail teve em Maria Areias a sua melhor representação ao ficar no lugar mais alto do pódio na distância K18. Na mesma distância participaram ainda o Miguel Silva que terminou a prova em 84º do seu escalão Sénior com a marca 03:06:59 e o David Silva (M50) que ficou em 21º no seu escalão com o tempo 3:07:02.

Miguel Silva, Maria Areias e David Silva os respresentes da equipa de OPraticante.pt/Oralklass-Amigos do Trail

[divide icon=”circle”]

Texto: Maria Areias
Fotos: Gil Photos

Parceiros