Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

2ª Edição do STE recebe o campeonato nacional de trail

Decorreu no passado dia 8 de julho a segunda edição do STE – Montepio Sintra X’treme que deu a oportunidade aos trailistas de conhecerem os trilhos de inegável beleza da Serra de Sintra.

STE – Montepio Sintra Trail X’treme

A organização do evento foi da responsabilidade da empresa Declive Sublime Lda e contou com a Associação Mutualista Montepio como main sponsor e ainda com os apoios da Berg e Goldnutrition, da Câmara Municipal de Sintra, do Parque Natural Sintra Cascais, dos Parques de Sintra Monte da Lua, do Estabelecimento Prisional de Sintra e dos Ginásios SPALD.

Teve como padrinho o grande impulsionador do trail running em Portugal, Carlos Sá e como madrinha do evento, a internacional atleta Cristina Couceiro.

Este evento incluiu 5 competições distintas:

– STE X’TREME campeonato nacional de trail 31km
– STE X’TREME 31K prova aberta
– STE Campeonato nacional juniores 22K
– STE Campeonato nacional Juvenis 12K
– STE X’PERIENCE 12k prova aberta
– Caminhada 8km

Inscrições esgotaram no STE

Com as variadas distâncias e devido a toda a envolvência da prova, as inscrições para a mesma esgotaram. A organização contabilizou um total de 1049 inscritos, sendo que cerca de 30% dos inscritos eram atletas do sexo feminino.

STE recebe os melhores atletas de trail running em Portugal

De norte a sul do país, rumaram mais de 1000 atletas para correr e conhecer a mágica Serra de Sintra. Muitos dos quais trabalharam toda uma época para se apurarem para a prova onde se decidia o campeão e a campeã nacional que, por sua vez, terão acesso ao campeonato do mundo do próximo ano.

Momentos de animação antes da partida

Bem cedo começaram a chegar muitos trailistas à zona da partida junto ao estabelecimento prisional de Sintra. Vários parques de estacionamento facilitaram o acesso ao local bem visível com dois pórticos, um pódio, música e animação a cargo do speaker Hugo Água.

A moldura humana na meta

Junto na meta já se aglomeravam muitos atletas e familiares que se quiseram juntar a esta grande festa do trail. Várias equipas aproveitavam estes momentos antes da partida para registar o momento com fotos de grupo e selfies. Outros apenas confraternizavam e reviam os amigos que de norte a sul do país vão fazendo no mundo do trail.

Pelas 8 horas da manhã foi dada a primeira partida da prova do campeonato nacional que iria percorrer 31km com um desnível positivo acumulado de 1650 metros ao longo do coração da Serra de Sintra. Meia hora depois partiu a prova aberta de 31km. O campeonato de juvenis e juniores iniciou-se às 9 horas e a caminhada começou pelas 9h30.

STE X’treme campeonato nacional de trail 31km

Momentos antes da partida, uma última música que te inspira, respiras fundo, desejas boa sorte aos que vestem a mesma cor que tu e aqueles que vão querer ganhar-te, porque o trail é assim… é este o espírito do trail. Depois só resta a contagem decrescente e o clic do relógio!

Partida do CN 31km

Três, dois, um e começa o sonho de muitos!!!

São cerca de 200 atletas que conseguiram a qualificação para ali estar a disputar o campeonato nacional. Ao sair da partida percorremos uma longa reta que termina com uma curva à esquerda. Daí para a frente começamos logo a subir pelo serpenteado da estrada que banha São Pedro de Sintra.

Rapidamente chegamos aos estradões que nos vão mostrar os singles tracks cada vez mais interessantes e desafiantes. Aqui já o coração reclama da altimetria. Será sempre uma constante, porque esta é a prova das provas e ninguém quer perder um lugar na classificação final.

A prova das provas!

Já o relógio marcava 10km quando chegamos a um single track num dos pontos mais altos do percurso que nos cinge de nevoeiro refrescando e aliviando toda a tensão da subida que acabamos de vencer. Todo o percurso foi assim, recortado com boas subidas e aliviado com descidas onde conseguíamos imprimir bastante ritmo à prova. O que na parte inicial da prova fizemos em ritmo e cadência baixa, foi um alívio na parte final até chegar à meta.

Últimos quilómetros até à meta

Após o último abastecimento, foram cerca de 4km a descer onde por vezes já se sentia o som e as vibrações da meta. Os atletas já não tinham mais nada para deixar no trilho, as pernas já não respondiam aos comandos, apenas o coração batia com vontade de cruzar a meta.

Na zona da meta estava o pórtico e um caloroso público a aplaudir e a receber os grandes campeões que terminavam mais este desafio.

Últimos momentos antes da meta

Ouves o bip final e sentes-te um herói que termina mais uma batalha. À tua frente tens o último abastecimento onde és recebido com uma bandeja de morangos, hidratação e alimentação à descrição.

A contemplação da meta

Alguns atletas apenas prosseguem a caminhar, uns abraçam-se, há quem chore, outros riem-se, alguns ficam de joelhos, mas todos os atletas, cada um ao seu jeito, festejam mais este feito.

Momentos depois de cortar a meta

Logística e organização do STE

O objetivo da organização foi superado com êxito. Apenas sentiram algumas dificuldades na montagem da linha da meta devido ao vento que se fez sentir no dia anterior. Os abastecimentos poderiam estar distribuídos de melhor forma pela percurso, no entanto em todos eles tínhamos elementos da organização prontos a ajudar a repor líquidos.

Organização quer repetir o êxito deste ano

Ao longo do percurso os atletas tiveram pontos de controlo e à partida foi feita a verificação do material. Nada falhou em relação ao anunciado no regulamento. A organização confidenciou que pretende repetir o evento para o ano e introduzir uma distância intermédia, mas sem ultrapassar o número de participantes deste ano para que haja uma boa fluidez dos atletas.

Os grandes campeões em Sintra foram:

Romeu Gouveia a cruzar a meta

STE X’TREME Campeonato nacional de trail

No setor masculino Romeu Gouveia – Escaravelhos – CMMouronho Trail Running revalidou o título de campeão nacional ao cruzar a meta em 02:37:10, com uma diferença de apenas dois segundos que o segundo classificado Dário Moitoso –  CIAIA – Clube Independente De Atletismo Ilha Azul). António Braziela  – Oralklass-Amigos do Trail acabou no brilhante terceiro lugar do pódio ao fazer 02:43:10.

Pódio Masculino do CN 31km

Coletivamente a equipa vencedora no setor masculino foi a Oralklass-Amigos do Trail, a segunda equipa foi U.F. Comércio E Indústria Atletismo e em terceiro lugar do pódio ficou a equipa A.D.Amarante Trail Running.

A grande campeã nacional foi a Cristina CouceiroARSM – Associação Recreativa De S. Miguel que deixou para trás uma das grandes candidatas ao título a Paula Soares  – A.D.Amarante Trail Running. A fechar o pódio chegou a Mariana MachadoOs Santa Apolónia em 03:24:28.

Cristina Couceiro a cruzar a meta

Coletivamente a equipa vencedora no setor feminino foi a Oralklass-Amigos do Trail, A.D.Amarante Trail Running foi a equipa vice-campeã e a fechar o pódio ficou a equipa ARSM – Associação Recreativa de São Miguel.

STE X’TREME Prova aberta 31km

Masculinos
1. Bruno CastroClube De Praças Da Armada
2. Bruno Silva – Grupo Desportivo Do Estreito
3. Pedro Bastos – OzXtreme/ADCR Pereira Trail Running Team

Femininos
1. Vanda JerónimoTop Gym
2. Mónica RibeiroVikings Trail Runners / CCR Alcabideque
3. Susana RodriguesClube Atletismo Fafe

Jorge Manuel – Montanha Clube Trail Running

STE Campeonato nacional de juniores

O júnior mais rápido a percorrer os 22km foi o Jorge ManuelMontanha Clube Trail Running/Efapel em 01:56:21. O segundo lugar foi alcançado pelo Simão Loureiro – Abutres Trail Running School e o pódio fechou com o seu colega de equipa Jorge Soares.

No setor feminino Ana CarneiroEDL Trail foi a grande vencedora ao terminar a prova em 02:39:26. Na segunda posição terminou a atleta Juliana Oliveira – Abutres Trail Running School em 02:46:06.

STE Campeonato nacional de juvenis

No campeonato dos mais novos o grande vencedor dos 12km foi Diogo Gomes – Abutres Trail Running School em apenas 00:57:23 O segundo lugar foi alcançado pelo seu colega de equipa Dinis Falcão em 01:07:17.

No setor feminino a juvenil Patrícia PardalMonsanto Running Team foi a primeira classificada ao terminar os 12km em 01:19:52.

STE X’Perience 12k prova aberta

Masculinos
1. Gonçalo PrudêncioSpald Ginásios
2. Samuel Guedes – Spald Ginásios
3. Rui Canelas – Spald Ginásios

Femininos
1. Lúcia FrancoAssociação Desportiva Galomar
2. Patrícia RomãoCork Trail Team – CORTT
3. Maria RamosDCI/Pedrulha-Mealhada

Oralklass Amigos do Trail – Equipa masculina e feminina campeã nacional

Oralklass – Amigos do Trail

A equipa do norte rumou até Sintra no passado dia 8 de julho para dar o seu melhor na prova mais importante do calendário, o campeonato nacional de trail. Levava consigo muitas horas de treino e dedicação e o desejo de consagrar-se campeã nacional.
Individualmente teve o atleta António Braziela a subir ao terceiro lugar do pódio e a afirmar-se um dos melhores do trail running nacional.

Mas foi coletivamente que a equipa mais brilhou. Foi a melhor equipa tanto no setor masculino como no setor feminino. Todos juntos fizeram a festa de campeões nacionais em Sintra subindo ao lugar mais alto do pódio. Toda a equipa está de parabéns por este feito que é sinal de muito trabalho, dedicação, empenho e sacrifício de todos os atletas, os seus familiares, patrocinadores e todos que contribuíram para que este título fosse possível.

Classificações Individuais:

Equipa Feminina: 6º Rita Loureiro, 8º Nádia Casteleiro, 9º Paula Barbosa, 19º Maria Areias e 20º Maria Gonçalves.

Equipa Masculina: 3º António Braziela, 9º Nuno Alves, 16º Seninho Ribeiro, 23º João Nogueira, 29º Rafael Cruz, 30º Luís Pedro, 40º Nuno Pereira, 59º Pedro Santos, 69º Filipe Carneiro, 85º Sérgio Suzano, 116º Sérgio Anunciação e 118º Manuel Ferreira.

Na prova aberta 31km participaram o atleta José Costa, Gilberto Pimenta e José Santos.

Concluído o principal objetivo da época, a equipa foca-se agora na organização do seu Trail Santa Justa, que se realizará no próximo dia 29 de Julho.

Escrito por: Maria Areias
Fotos: Bernardete Morita Pfotografy  e Fernando Ramos / Goldnutrition

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta