Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Taça de Portugal Cross Country Olímpico termina na Murtosa

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23 termina no próximo domingo, dia escolhido para a quarta e última prova pontuável, a disputar entre Anadia e a Murtosa. Na mesma data, corre-se em Avis, a quinta e derradeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO).

Taça de Portugal

A última competição da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite e Sub-23 vai levar o pelotão para as estradas da Região de Aveiro que, coincidentemente, receberam a Prova de Abertura da temporada de 2018.

Os corredores terão pela frente uma viagem de 151,6 quilómetros, que se inicia na Câmara Municipal de Anadia, às 11h30 de domingo, terminando cerca das 15h00, no Parque Municipal de Murtosa. Duas contagens de montanha, em Talhadas e em Sever do Vouga, sensivelmente a meio da prova, são os pontos de seleção mais previsíveis, embora a fase final, se o vento estiver de feição, possa também ser aproveitada para ataques que retalhem o pelotão.

Country Olímpico
André Carvalho e David Rodrigues

Na elite 18 corredores em condições de conquistar o troféu

David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista) comanda a Taça de Portugal Jogos Santa Casa na categoria de elite, dispondo de uma vantagem confortável sobre os concorrentes principais. O boavisteiro soma 121 pontos contra os 93 de Marcos Jurado (Efapel) e os 92 de António Barbio (Miranda-Mortágua). Apesar da diferença considerável, matematicamente ainda há 18 corredores em condições de conquistar o troféu, pelo que se espera uma prova animada no próximo domingo.

Contas mais apertadas em Sub23

As contas na categoria de sub-23 são ainda mais apertadas. André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass) e Francisco Campos (Miranda-Mortágua) estão empatados no topo, com 190 pontos. Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) é o terceiro, a 10 pontos dos comandantes.

Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO)

A Taça de Portugal de XCO também encerra contas no domingo, em Avis, com uma prova pontuável para o ranking internacional. A competição arranca às 9h00 com a corrida que agrega cadetes, masters e paraciclistas. Às 11h00 competem as femininas e os juniores masculinos. A prova de elite masculina está agendada para as 14h30.

Só dois lutam pelo titulo

A luta pela Taça de Portugal entre a elite masculina está restrita a dois corredores. Mário Costa (Brújula Bike Racing Team) segue na frente, com 132 pontos, mas tem o campeão nacional, Ricardo Marinheiro (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), apenas a 12 pontos.

Mário Costa e Joana Monteiro

Joana Monteiro (Brújula Bike Racing Team) dispõe de uma confortável vantagem de 30 pontos na geral de elite feminina, mas Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) ainda tem possibilidades matemáticas de conquistar o troféu.

Mais eventos oficiais

15 de setembro: Prémio de Ciclismo de Barroselas, Viana do Castelo
15 de setembro: 7.º Encontro de Escolas de BTT, Granja do Ulmeiro, Soure
16 de setembro: Rota do Presunto em BTT, Chaves
16 de setembro: 4.º DHI Moto Galos, Barcelos
16 de setembro: Rota da Vitela em BTT, Fafe
16 de setembro: Taça Regional de Ciclismo de Estrada do Porto, Maia
16 de setembro: 6.ª Prova do Troféu de Escolas de BTT, Alvalade, Lisboa
16 de setembro: 6.ª Prova do Troféu das 7 Colinas, Lisboa
16 de setembro: VIII Maratona BTT de Castro Verde
16 de setembro: 5.ª Prova do Troféu de CPT do Algarve, Alcoutim
16 de setembro: North Coast Enduro – 4.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, Seixal, Porto Moniz
16 de setembro: 3.ª Prova da Taça de S. Miguel de XCM, Açores

Texto / Fotos: UVP / FPC

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta