Taça de Portugal – Jogos Santa Casa termina no Dão

José Borges Silva, Delmino Pereira, Ana Paula Tomás (presidente Associação Ciclismo de Viseu), Almeida Henriques, Francisco Carvalho, Guilherme Almeida (vereador Desporto CM Viseu)

A Taça de Portugal de Elite e Sub-23, que termina no próximo fim de semana, com a disputa do Grande Prémio do Dão, assume a designação de Taça de Portugal – Jogos Santa Casa, na sequência da afirmação dos Jogos Santa Casa como Patrocinador Oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo. O acordo contempla também o “naming” da Taça de Portugal de Paraciclismo e da Taça de Portugal Feminina de Elite, assim como o apoio às Seleções Nacionais de Ciclismo e de Paraciclismo.

A cerimónia de apresentação do Grande Prémio do Dão, ontem realizada no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, foi o momento escolhido para apresentar a nova designação da Taça de Portugal, assim como a camisola que será entregue aos vencedores e os troféus que premiarão os melhores.

 

Duas instituições que fazem parte do imaginário nacional

É com grande satisfação que encaro o início desta parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e os Jogos Santa Casa. Começamos agora uma união que, estou certo, será longa e frutuosa para ambas as instituições. A ligação entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e os Jogos Santa Casa é, na minha opinião, natural, uma vez que junta duas instituições que fazem parte do imaginário nacional. Nós somos a federação portuguesa há mais tempo em atividade, representando o desporto popular por excelência, aquele que vai à porta das pessoas sem cobrar bilhete. Os Jogos Santa Casa são uma referência no patrocínio ao desporto, especialmente às federações desportivas”, considera o presidente da Federação, Delmino Pereira.

José Borges Silva, Delmino Pereira, Ana Paula Tomás (presidente Associação Ciclismo de Viseu), Almeida Henriques, Francisco Carvalho, Guilherme Almeida (vereador Desporto CM Viseu)

Os Jogos Santa Casa têm, ao longo dos últimos anos, apoiado a promoção da prática desportiva e eventos de excelência em várias modalidades. Desde 2013, a política de patrocínios está centrada na promoção de talentos individuais e coletivos no âmbito do desporto, através do apoio aos Comités Olímpico e Paralímpico, Federações Desportivas e atletas nacionais, à valorização do esforço e do mérito desportivo, bem como, à promoção do desporto enquanto motor de coesão social e de estilos de vida saudáveis. É com orgulho que afirmamos e constatamos que, atualmente, os Jogos Santa Casa são a marca que mais apoia o desporto em Portugal. É a marca que está mais próxima das principais modalidades olímpicas, não só por via do apoio direto às Federações, como também pelos patrocínios concedidos aos Comité Olímpico e Paralímpico”, frisa a diretora de Comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria João Matos.

Grande Prémio do Dão

A edição de 2017 da Taça de Portugal – Jogos Santa Casa de Elite tem a sua final, o Grande Prémio do Dão, nos dias 13 e 14 de maio. As classificações estão ainda em aberto, esperando-se uma competição acesa entre todas as equipas profissionais e de clube portuguesas, oferecendo um espectáculo de excelência ao público do Dão e aos adeptos da modalidade em geral. Vão ainda participar três formações estrangeiras, a continental Equipo Bolivia e as equipas de clube CC Cambre/Renault Caeiro e Team Guerciotti Redondela.

O desfecho da Taça de Portugal – Jogos Santa Casa está, pois, dependente do desempenho dos corredores nas duas etapas que compõem o Grande Prémio do Dão. A primeira é um contrarrelógio individual de 19,5 quilómetros, com partida e chegada em Nelas. A segunda é uma tirada em linha, que começa em Penalva do Castelo e termina em Viseu, depois de percorridos 152,4 quilómetros.

O exercício individual, pela sua extensão, é, teoricamente, a etapa mais decisiva. No entanto, o terreno de sobe e desce da região é propício a surpresas, que podem ser materializadas na segunda etapa.

António Angulo

Antonio Angulo no comando da Taça de Portugal

O espanhol Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) chega ao Grande Prémio do Dão no comando da Taça de Portugal – Jogos Santa Casa na categoria de elite, depois de realizadas as duas primeiras provas pontuáveis, a Volta à Bairrada e o Grande Prémio de Mortágua.

Antonio Angulo precisa, no entanto, de estender o desempenho de alto nível até ao Dão, uma vez que a vantagem conquistada ainda não lhe garante a Taça. Os rivais mais diretos são Daniel Mestre (Efapel), a 23 pontos do espanhol, e Domingos Gonçalves (RP-Boavista), com menos 47 pontos.

Xuban Errazquin

 

Xuban Errazquin na frente Sub23

A classificação geral de sub-23 também é passível de mudança no Grande Prémio do Dão. O basco Xuban Errazquin (RP-Boavista) foi o melhor jovem na Bairrada e em Mortágua, estando na frente com uma margem confortável de 47 pontos sobre David Ribeiro e de 50 sobre Venceslau Fernandes, ambos da Liberty Seguros/Carglass.

Tal como em elite, a escala de pontuação prevê 100 pontos para o vencedor do Grande Prémio Dão. Isto significa que os sete primeiros do ranking têm na matemática uma esperança de conquistarem o troféu.

A W52-FC Porto chega ao Dão na frente da geral coletiva de elite, enquanto a Liberty Seguros/Carglass está na dianteira da geral das equipas de clube.

 

Parceiros