Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Terras do nosso Algarve – Alte

A 19º Maratona BTT 2017 Alte Inspira e apoia a Taça do Algarve XCM #2 – Federação Portuguesa de Ciclismo.

Entrincheirada em plena Serra do Caldeirão, a 30km de Loulé, e bem próxima de Salir, a Aldeia de Alte é considerada por muitos como a aldeia mais típica do Algarve.
A Ribeira de Alte percorre a localidade com a sua água fresca que se faz ouvir por toda a povoação, conferindo um ar fresco e puro à Aldeia de Alte. De facto, a água é ponto importante nesta Aldeia, onde ainda hoje nos deparamos com as Fontes Pequena e Grande, nascentes que durante séculos foram local de encontro das mulheres da aldeia que aí se deslocavam para encherem os cântaros de água e lavarem a roupa. Hoje é um local aprazível convidando a um bom piquenique e a umas horas de descanso em plena Serra algarvia, a 40km da solicitada Costa Algarvia.

Alte situa-se na parte sul da região do Caldeirão e é delimitada a norte por S. Barnabé, a leste por Salir e Benafim, a sul pelo concelho de Albufeira e por S. Bartolomeu de Messines a oeste.

A freguesia é atravessada de oeste para este pela EN 124 que liga Silves a Alcoutim. A 25 Km, aproximadamente, de Loulé, por estrada nova e construída a preceito, chega-se lá em poucos minutos. Até Albufeira os 30 Km levam mais tempo a percorrer.

O BTT ALTE associa-se novamente à campanha Social “Separar para Alimentar”, que nasceu de um protocolo celebrado entre a Algar e o Banco Alimentar do Algarve – Para contribuir deite as embalagens de plástico para os sacos amarelos da Algar disponíveis nas ZAs e em Alte – a venda dessas embalagens reverte a 100% para a compra de bens alimentares para crianças até os 3 anos apoiadas pelo Banco Alimentar do Algarve. Tenha uma atitude ambientalmente responsável e ajude quem mais precisa.

Alte Inspira

Foi reforçada a estrutura organizativa com uma parceria entre a Escola Profissional de Alte, o Grupo Desportivo Serrano, o Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte, o Clube BTT Terra de Loulé e a Delegação do Algarve da FPC.

Nesta edição da maratona de Alte para além das normais distancias a organização reforçou aposta no Trail Running e na marcha passeio.

Maratona / Passeio – 4 níveis
Níveis Lazer em BTT
Nível 1 – Passeio Família – 14 Km
Nível 2 – Clássico Passeio – 26 Km
Nível 3 – Meia Maratona – 48 Km
Nível 4 – Maratona – 75 Km

Trail / Corrida / Marcha
Percurso independente 12 Km

Passeio Pedestre
Percurso guiado 10 Km

Classe Competitiva
Taça do Algarve XCM – 75 Km

O tradicional almoço convívio é para manter no espaço de lazer da Fonte Grande.

Veja e encante-se com as maravilhosas paisagens e Singles que existe nesta sublime Aldeia de Alte.

Param além das vertentes de lazer e competição nesta edição do Btt Alte, existe a Taça “Onebike”, é uma competição para atletas “amadores” que queiram disputar em modo de competição na Meia maratona 48km.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta