Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail do Chícharo proporciona múltiplas experiências

Decorreu no passado sábado, 10 de junho, a primeira edição do Trail do Chícharo, prova integrada no 15.° Festival Gastronómico Alvaiázere Capital Do Chícharo e que levou muitos participantes à descoberta das bonitas paisagens e trilhos locais.

Trail do Chícharo

A primeira edição do Trail do Chícharo sob organização conjunta da Câmara Municipal de Alvaiázere e a Exper Tree, foi composta por duas provas de cariz competitivo com os atletas a poderem optar por duas distâncias cronometradas, Trail logo de 30Km com aproximadamente 950m desnível positivo, Trail curto de 12Km com aproximadamente 500m desnível positivo e ainda uma caminhada de 10Km.

O Estádio Municipal de Alvaiázere foi o palco escolhido pela organização para a realização do evento, recepção aos cerca de 300 participantes inscritos e local com excelentes condições para a prática de diversos desportos.

Trail Longo

O trail longo contou com a participação de 51 atletas à partida, concluíram a prova 48 atletas, e o vencedor foi Virgílio Gomes da equipa U. F. Comércio Indústria com o tempo de 2:34:59, Pedro VeríssimoARSM – Associação Recreativa S. Miguel – 2:47;27 e Fernando Silva – individual – 2:47;27 obtiveram respectivamente o 2º e 3º lugar.

Em femininos a vencedora foi Luísa Santo – UF Comércio Indústria – 3:45;31, Cacau Medeiros – individual – 3:54;54 em 2º lugar com o 3º lugar a pertencer a Maria SáCaracol Trail Team – 4:01;53.

OPraticante.pt esteve representado nesta distância por Zita Fernandes, 47ª geral – 4ª F40 – 5:20;27 e por Nuno Fernandes que por motivos físicos teve de desistir.

Nuno Fernandes e Zita Fernandes da equipa OPraticante.pt

Trail Curto

O trail curto contou com a participação de 145 atletas à partida, concluíram a prova 144 atletas e o vencedor foi Fernando Marques da equipa DCI/CCDRPedrulha Mealhada com o tempo de 1:11:57, o lugar imediato foi para Vasco PereiraEscola de Atletismo de Coimbra / Jpaiva – 1:17;08, com o Nuno DomingosFormobike BTT Trail Running – 1:17;26 a obter o ultimo lugar do pódio

A vencedora feminina foi Susana Gomes – Dá-lhes Gás Team – 1:47;55, com Karina Mendes – Individual – 1:53;51, e Carla Silva – Dá-lhes Gás Team – 1:55;16, a obterem os lugares seguintes no pódio.

De salientar que devido às condições climatéricas previstas e confirmadas com temperaturas a rondar os 30 graus, houve a preocupação por parte organização de acrescentar aos três abastecimentos de sólidos e líquidos mencionados no regulamento, mais dois intermédios de líquidos para salvaguarda das condições físicas dos atletas.

GR 26 – Grande Rota Terras de Sicó

O trajeto da prova percorreu uma parte do GR26, uma iniciativa da Associação Terras de Sicó que envolve os Concelhos de Ansião, Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure e os une entre si.

A GR26 está implantada no maciço calcário de Sicó desde 2005 e integra 8 etapas de percurso pedestre (entre os 15 e os 30 km cada) que estão ligadas entre si, formando no seu todo a GR 26 – Grande Rota Terras de Sicó.

Após uma parte inicial bastante rolante percorrida em alcatrão, os percursos foram traçados em diferentes ambientes e terrenos, proporcionando múltiplas experiências aos participantes, que com certeza não irão esquecer a fantástica vista do alto da serra de Alvaiázere.

Por fim, só uma breve referência á escolha dos percursos, soberbos, e a marcação dos mesmos, irrepreensível.

Nesta primeira edição do Trail do Chícharo – Alvaiázere o objetivo de afirmar o concelho como promotor do turismo de natureza e atrair visitantes para a prática de trail running pelos belos trilhos que fazem parte da cordilheira de Sicó, foi plenamente alcançado e com certeza que a próxima edição promete ser ainda melhor.

Resultados completos aqui.

Podem ser visualizadas Fotos em:

Álbum I
Álbum II

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Joaquim Santos

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta