Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail do Míscaro solidário com o ambiente

Inscrições abertas para 5ª edição da corrida e caminhada do Trail do Míscaro que se realiza, no próximo dia 25 de novembro, em Aguiar da Beira, distrito da Guarda, decorrem até dia 18.

Prova coloca em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta

Trail do Míscaro

O Trail do Míscaro 2018 insere-se no VI Certame Gastronómico do Míscaro de Aguiar da Beira e apresenta as corridas de Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km) e uma Caminhada (8 km).

Uma iniciativa que “é muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza”, refere a organização.

Este evento é uma experiência desportiva e recreativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico, abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Além disso, apresenta ainda uma vertente de responsabilidade social com o ambiente. Por cada inscrito será doada uma árvore para a reflorestação do concelho”.

No ano anterior participaram no Trail do Míscaro 300 pessoas, de norte a sul do país e até do estrangeiro, que geraram um igual número de árvores autóctones – carvalhos americanos – plantadas pelos participantes num terreno baldio e desertificado no concelho.

Míscaro

Míscaro amarelo um cogumelo selvagem

Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar de belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza nesse último fim de semana novembro.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o trail running nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio de agentes económicos locais, regionais e internacionais.

As inscrições decorrem até dia 18 de novembro e incluem t-shirt, banho, seguro, reforços, almoço, prémios e sorteio de produtos. Ou, até ao dia da prova (caso não tenha sido atingido até então o limite de participantes – 300), mas sem a garantia da camisola oficial e do almoço. Pode aceder ao formulário de inscrição na página oficial do evento.

Evento no facebook, onde consta o regulamento e todos os pormenores do mesmo.

Inscrições.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta